TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: DO IDEAL AO REAL

Por:   •  25/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  11.029 Palavras (45 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Departamento de Administração

Curso de Graduação em Administração – Modalidade EAD

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: DO IDEAL AO REAL

INÊS KIST

Projeto apresentado como requisito da primeira avaliação da disciplina Trabalho de Conclusão do Curso de Administração – Modalidade EAD - da Universidade Estadual de Maringá.

Orientador: Prof. Nome do(a) Professor(a)

Marechal Cândido Rondon – PR

2016

RESUMO

A proposta apresenta por este trabalho é investigar como os trabalhadores da educação percebem o seu papel de gestores e como a gestão democrática se efetiva na escola, buscando analisar a postura dos envolvidos: professores, funcionários, diretores e alunos frente a sua responsabilidade neste processo de gestão escolar. Verificar com a ação compartilhada e contribuição dos trabalhadores da educação colaboram para a concretização e desenvolvimento da proposta do projeto político-pedagógico como um espaço de gestão democrática, contemplando a realidade apresentada ao educandário.  Este trabalho teve como base inicial, pesquisas bibliográficas, buscando elencar as principais características da gestão democrática, teorizando seus conceitos e princípios. Também, fez parte deste processo de estudo, uma breve analise do perfil do gestor democrático, elencando as competências e habilidades necessárias para o sucesso de sua atuação. Na sequência, buscou-se         investigar através de aplicação de questionários, uma análise da realidade da escola Municipal Osvino Weirich, do Município de Marechal Cândido Rondon, Educação Infantil e Ensino Fundamental Séries Iniciais, com auxilio dos professores, direção, coordenação pedagógica, funcionários e alunos. A pesquisa possibilitou a constatação que é possível desenvolver uma gestão democrática, descentralizando o poder e incentivando a participação de todos que compõem a comunidade escolar e estão engajados no sucesso do processo educativo, enfrentando os desafios e dificuldades encontradas.

1.INTRODUÇÃO

Esta pesquisa terá como enfoque principal verificar como o processo de gestão democrática vem acontecendo na Escola Municipal Osvino Weirich, de Marechal Cândido Rondon, e sua pertinência estarão vincula a compreensão da sua efetivação, suas contradições e possibilidades e como conseqüência o envolvimento da comunidade escolar, assumindo um compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e uma educação de qualidade.

Buscar-se-á analisar questões políticas e pedagógicas que envolvem as relações entre o corpo discente e a equipe gestora da escola municipal em destaque, tendo como principal objetivo compreender de que forma estas relações interferem no processo de gestão e como favorecem, quando bem norteadas, uma gestão democrática e participativa, entendendo esta prática como fundamental para o desenvolvimento dos educandos numa sociedade contemporânea e num mundo globalizado, rodeado de inovações.

        Pretende-se, ainda, refletir sobre como o processo de gestão ocorre na realidade da comunidade que compõe a realidade da escola Municipal Osvino Weirich, buscando verificar in loco, se a gestão aplicada está atendendo ao tipo de gestão oficializada pelo plano municipal, ou seja, se a gestão democrática sonhada para as escolas públicas municipais estão garantindo a participação cidadã nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo e quais os instrumentos facilitadores que estão favorecendo esta participação.

A gestão democrática traz em sua teoria todo um amparo legal e uma fundamentação teórica que demonstra a sua importância e relevância na prática cotidiana das escolas e no processo de gestão educacional, destacando que os seus resultados estarão vinculados a qualidade da educação.

Mas, como este processo de gestão democrática se efetiva no contexto escolar? Qual o grau de entendimento sobre gestão democrática que a comunidade escolar tem? De que forma ela acontece, é conduzida? Qual sua contribuição à educação como um todo?

Realmente são muitas as indagações entre o real, cotidiano escolar, com o ideal, apresentado pelos documentos legais. Assim, esta pesquisa objetiva aprofundar o nível de conhecimento sobre gestão democrática, levando ao entendimento e verificando as possibilidades reais que ela apresenta à prática escolar.

Para embasar teoricamente o trabalho aqui proposto, abordar-se-á a temática gestão escolar, propondo um estudo das novas concepções e práticas; um breve relato oportunizando uma contextualização histórica; a importância da gestão administrativa no âmbito da escola pública; a postura do gestor democrático e a liderança exercida pelo mesmo.

Na sequência, estudar-se-á a figura do gestor democrático e suas atribuições dentro da construção coletiva, elucidando sua forma de atuar para promoção da motivação de todos os envolvidos, incentivando o protagonismo dentro dos processos coletivos.

Portanto, a pesquisa partirá do campo teórico seguindo para a pesquisa de campo, investigando através de questionários e visitas in loco a percepção dos vários segmentos (pais, alunos, professores, gestores, comunidade escolar) da Escola Municipal Osvino Weirich, do município de Marechal Cândido Rondon, buscando verificar a consonância entre a prática efetivada e o que registram os documentos oficiais sobre a gestão democrática.

Os estudos procurarão retratar a importância da gestão democrática para a qualidade do ensino e demonstrar que embora já tenhamos grandes avanços nesta questão, ainda existe a necessidade de aprofundamento teórico para a compreensão real do seu significado, o que resultará na efetivação e aplicação prática da democracia no processo de gestão educacional, pois se percebe nitidamente a necessidade de ampliar os espaços de discussão e unir esforços na luta por sua concretização.

2.DESENVOLVIMENTO

O processo de gestão está presente em qualquer organização, sendo ele fundamental para a sobrevivência da mesma. A gestão escolar, de igual forma, constitui-se numa importante estratégia de indefinida dimensão nos resultados apresentados à educação. A capacidade de gerir uma escola interferirá diretamente no desenvolvimento dos sujeitos que compõem o ambiente escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.9 Kb)   pdf (416.5 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com