TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DELIA LERNER LER E ESCREVER NA ESCOLA: O REAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO

Por:   •  24/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITARIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

NATHALIA TEIXEIRA GONZALES

RA:727597

DELIA LERNER LER E ESCREVER NA ESCOLA: O REAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO

INDICAÇÃO LITERAL  25H

SANTO ANDRÉ

2020

INDICAÇÃO LITERÁL

“Ler é adentrar em outros mundos possíveis. É questionar é a realidade para compreendera-la melhor, é distanciar-se do texto e assumir uma postura crítica frente ao que de fato se diz algo que se quiser dizer, é assumir da cidadania no mundo da cultura escrita”. Essa é umas das sabias palavras descrita por Delia Lerner, Docente Universitária pesquisadora das áreas de Didática da Matemática e da Língua.

Podemos encontrar essa citação no livro, ler e escrever na escola o real o possível eu necessário. Obra muito importante para formação de educandos e educadores.

Neste livro, ela irá trazer a dimensão do trabalho na escola, as práticas de leitura e escrita como objeto de ensino, ou seja a transformação da prática do professor.

A autora defendera ideias extremamente importantes perante a escola, podemos destacar algumas, considerar que todos são capazes de ler e escrever e se transformarem em leitores e escritores, o aprender a ler e escrever transcende a decodificação do código escrito, a importância da escola incorporar todos os alunos a cultura escrita e a de conseguir que todos cheguem a ser leitores e escritores, criar uma micro comunidade de leitores para que eles produzam seus próprios textos.

Além das ideias descritas acima, ela também nos dispõe de quatro nomenclaturas fundamentais para o entendimento da cultura escrita.

Práticas sociais da escrita: são práticas vivas e vitais, onde ler e escrever sejam instrumentos poderosos que permitem repensar o mundo e reorganizar o próprio pensamento, onde interpretar é produzir textos sejam direitos o que é legítimo.

Ou seja, delia Lerner irá também abordar a importância da aprendizagem significativa, aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente. Ressalta também a importância de trabalhar textos que fazem parte do cotidiano das crianças, nada de textos maçantes, ou fora da realidade do que elas vivem.

O contrato didático a interação entre professores e alunos acerca do conteúdo supõe que há um contrato implícito, comportamento esperado de aluno e professor.

Ela pretende nos dizer que partir do momento que entramos na sala, já se estabelece um contrato implícito de ambas as partes entre professor e aluno, esperasse que o professor vá fazer seu papel de incentivar o desenvolvimento de leitores autônomos, e os alunos, a colaboração para esse desenvolvimento.

Transposição didática passagem de saberes sindicalmente produzidos para objetos ou práticas a ensinar.

É necessário que haja uma passagem entre o saber teórico e e a prática, os dois precisam se dialogar, precisam ser correspondentes um com o outro.

A aprendizagem significativa descrita por Delia, é um forma de abandonarmos atividades mecânicas sem sentido, que fazem os alunos aprender a atividade descrita como uma atividade unicamente escolar. A escola precisa proporcionar a formação de pessoas capazes de aprender a literatura de mergulhar no seu mundo de significados formando escritores e não mero copistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (252 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com