TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

TEMA: GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: BUFFET

CAMPINAS

2013

TÍTULO: GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM CLIENTES

OBJETIVO: PROPOR MELHORIAS NA RELAÇÃO DA EMPRESA COM SEUS CLIENTES

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 1º semestre, do curso de Administração de Empresas

CAMPINAS

2013


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. REFERENCIAL TEÓRICO
  3. PERFIL DA EMPRESA
  1.   RAZÃO SOCIAL
  2.   PROPRIETÁRIOS
  3.   LOCALIZAÇÃO
  4.   CLIENTES
  5.   FORNECEDOR
  6.   PROCESSOS, PRODUTOS E SERVIÇOS OFERECIDOS
  1. RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES
  1.   O CLIENTE DA EMPRESA
  2.   CLIENTES ALVO: NECESSIDADE E VALOR PERCEBIDO
  3.   CICLO DE SERVIÇOS
  4.   FERRAMENTAS PARA CONHER O CLIENTE
  5.   MÉTODOS DE OBTENÇÃO DE INFORMAÇÃO
  6.   CAMAIS DISPONIBILIZADO PELA EMPRESA PARA O CLIENTE
  7.   ATENDIMENTO DA EMPRESA
  8.   INDICADORES DE DESEMPENHO EM RELAÇÃO A CLIENTES  
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  3. APÊNDICE

INTRODUÇÃO

No meio acadêmico, a realização de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) nos dá a oportunidade de desenvolvimento, não só teórico, mas também prático, das disciplinas cursadas. Colocamos em prática a teoria e desenvolvemos meios de aplicação do conhecimento recebido e absorvido no cotidiano, como uma forma de aproximação da realidade que nos espera num futuro próximo. Contando com o suporte dos docentes envolvidos nas matérias, ganhamos força e coragem para a realização das atividades.

Muito além de uma disciplina, a APS é um caminho para a chegada ao mercado de trabalho com o mínimo de entendimento e desenvoltura para enfrentarmos a concorrência. Quem está preparado, alcança objetivos maiores, tem mais oportunidades.

Nesta atividade, trataremos da empresa “Eventos Alvorada”, tendo como foco do trabalho a Gestão do relacionamento com clientes, buscando melhorias na comunicação entre empresa-cliente.

Descreveremos sua natureza, forma de trabalho, meios de comunicação, entre outros aspectos pertinentes da atividade.

REFERENCIAL TEÓRICO

O cliente é a alma de qualquer organização. Sem ele, não há motivos para a produção de quaisquer produtos. “Não há como imaginar a existência de qualquer unidade produtora, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, que não tenha clientes.” (SILVA; ZAMBOM, 2012: pg. 2)

Os atributos podem ser intrínsecos e extrínsecos, onde intrínsecos são os atributos do produto em si, sua qualidade, durabilidade, aparência; extrínsecos são os atributos que acompanham não só o produto, mas toda a ação envolvida na aquisição do mesmo, como facilidade de acesso ao produto, cordialidade do vendedor, entre outros. Cada aspecto tem seu valor para o cliente.

Estes atributos levam a um processo de aceitação dos produtos e do serviço prestado pela empresa, criando laços, um encantamento do cliente pela empresa. Esse encantamento é fundamental para a fidelização do cliente com a empresa, e este processo é um dos meios para garantir o sucesso ou o fracasso da mesma. O encantamento é um sentimento que é criado no cliente quando todas as suas expectativas são atendidas ou até superadas, dando-lhe a vontade de adquirir novos produtos da mesma empresa.

É claro que cada empresa opta pelo meio de comunicação que mais se encaixa com o perfil da mesma, levando-se em conta a disponibilidade financeira, estrutural e de recursos humanos. É sabido que, nos dias atuais, há muitas formas de contato com o cliente, com custos baixos, especialmente as virtuais. Compor um e-mail para contato não gera custos abusivos, mas é necessário que haja alguém disponível para ler e responder os mesmos. A criação de um web site é também uma forma criativa e de bons resultados para a empresa. 

Estes canais de comunicação servem para a divulgação dos produtos/serviços de uma empresa; recebimento de pedidos, envio de notas fiscais; sugestões, elogios e reclamações; entre outros.

O inverso também gera impressões, porém negativas. Se o cliente se sente lesado de alguma forma, se o seu desejo não foi atendido, se ele considerar que foi mal atendido, ele cria julgamentos negativos com relação ao produto e/ou a empresa, podendo levá-lo a não mais comprar naquela empresa, não indicar a pessoas conhecidas, e assim por diante. Esta situação é conhecida como Dissonância Cognitiva. “(...) a dissonância cognitiva é o oposto do que os profissionais desejam, ou seja, todos os esforços possíveis são empenhados para que ela não aconteça, pois é um elemento/manifestação psicológico que prejudica a recompra do produto, ao gerar na mente do consumidor a nefasta sensação de que ele fez mau negócio. É um sentimento de negação sobre a compra realizada”. (SILVA; ZAMBOM: São Paulo, pg. 311)

A segmentação ajuda a limitar o público alvo, podendo apresentar um produto mais específico e de melhor aceitação, além de reduzir a concorrência. Público-alvo é aquele definido pelo processo de segmentação. É ele que tem o perfil adequado para utilizar o produto/serviço oferecido. clientes. Aí entra a atividade de marketing que, através de pesquisas, de propaganda dos produtos, identifica o segmento do mercado mais específico para aquele produto. “Se o relacionamento que a empresa mantém com seu mercado-alvo passou a ser o grande fator de diferenciação em mercados competitivos, então, ele deve ser entendido como parte da gestão estratégica da empresa.” (ZENONE. 2007, pg. 30)

Toda a construção de uma empresa é laboriosa, porém nada se compara a construção do relacionamento com cliente pois, sem cliente, não há empresa, e com cliente insatisfeito, a chance de desmoronamento da mesma no mercado é imensa. Tendo um bom cliente, tem-se um aliado para o sucesso.

  1. Perfil da Empresa

 2.1 Razão Social:

Nome Fantasia: 

  • Proprietários:
  • CNPJ:
  • Endereço:  
  • E-mail:
  • Telefone:
  • Site: 

2.2 Clientes

  • Noivos, aniversáriantes e empresas.

2.3 Fornecedores

  • Coca – Cola, Atacadão e Ceasa

2.4 Processos, produtos e serviços oferecidos

Venda dos serviços como: buffet, decoração, som, cerimonial, bartender, fotografias e transporte da noiva. Organização do evento e recepção dos clientes conforme contratação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (295.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com