TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO EMPRESARIAL: Case Kopenhaem

Por:   •  24/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO MBA - GESTÃO EMPRESARIAL

GRUPO 4 - Case Kopenhagem

1) O negócio - O que é? Qual o segmento?

Trata-se da tradicional marca de chocolates Kopenhagen, conhecida principalmente pelo marzipã (uma combinação de creme de avelã com castanhas e açúcar tradicional na Europa), criada pelo casal de imigrantes lituanos Anna e David Kopenhagen em São Paulo. Através do marzipã, foram criados bombons de chocolates que caíram no gosto de todas as pessoas, como o famoso Nhá Benta, Lingua de Gato e Chumbinho. Com esse sucesso, a empresa cresceu bastante e em um ritmo acelerado abriu várias lojas, franquias e cafeterias em todo o Brasil. Hoje é uma marca super conceituada e respeitada, líder de sucesso no segmento de chocolates.

2) Empreendedor - desejos, histórias…

        A marca foi criada por um casal de imigrantes lituanos Anna e David Kopenhagen que começaram a produzir o doce em 1928 no bairro Itaim Bibi – São Paulo e logo foi preciso montar uma loja para atender os pedidos dos clientes. Em 1992, a marca aderiu ao sisterna de franchising e em 1996 foi adquirida pelo executivo Celso Ricardo de Moraes que tem sua filha Renata Vicchi como vice presidente. De lá para cá a empresa cresceu em um ritmo mais acelerado, acompanhando o crescimento do segmento de chocolates no Brasil. Em 2006, o setor movimentou R$ 2.7 bilhões, ultrapassando o desempenho do mercado francês. A Kopenhagen produz 2 mil toneladas de chocolate por ano e, nos últirnos seis anos, teve um aumento de 237% no faturamento. A rede tem 220 lojas bem distribuídas por 20 estados brasileiros, das quais 30 foram abertas no ano passado, quando o faturamento cresceu 17%.

        Uma das propostas e desejos da marca é dar sempre uma cara nova para a franquia sem perder a tradição de quase 80 anos de história. Um exemplo de renovação foi a introdução da cafeteria, em 2002. A idéia trouxe mais clientes para a loja e, claro, teve a aprovação dos franqueados. Em novembro a rede apresentou mais uma novidade ern formato de loja: o Kopenhagen Gourmet Station, um espaço para bebidas, sobremesas e pratos finos. Cada vez mais os empreendedores tentam se atualizar e desejam sempre trazer novidades para motivar os fraqueados e atrair os consumidores.

3) Diferenciais - Quais os diferenciais da empresa?

Os diferenciais da Kopenhagen são, busca por inovação e implantação de tendências no seu segmento, considerando o cuidado de preservar a tradição da marca. Ou seja, incluir serviços e produtos em suas lojas que vão além da venda de bombons de chocolate, mas que tendem a estimular a comercialização, daqueles que são seus principais produtos.

        

4) Inovação - Como a empresa inova ou inovou?

O Executivo Celso Ricardo de Moraes e sua filha Renata ao adquirirem a Kopenhagem inovaram propondo soluções diferenciadas a uma Empresa já existente, sempre dando uma cara nova, sem perder sua tradição de mais de 80 anos de história.

Tiveram uma visão de futuro ao investir em novos formatos para aumentar o fluxo de clientes em seus pontos de vendas, uma delas foi a introdução de cafeteria em 2002, que trouxe um aumento significativo no fluxo de clientes, exigindo uma melhoria na qualidade do atendimento, proporcionando em alguns casos a duplicação do faturamento de franqueados.

Outra inovação foi introduzir em suas fraqueadas um espaço para sobremesas, bebidas e pratos finos, o “Kopenhagem Gourmet Station”, projeto em que foi investido mais de R$ 500 mil, porque inicialmente eles introduziram a novidade em uma loja e passarão no mínimo seis meses avaliando o mix de produtos, o tíquete médio e a aceitação dos clientes. Somente depois deste estudo que dará a segurança da excelência máxima da “Station” é que a novidade será replicada.

A Marca também sempre vem introduzindo novos produtos no mercado, pois o consumidor conhece a Kopenhagem como uma empresa inovadora e acompanha as tendências, mas não se esquece de sua tradição.

Uma novidade também foi a aceitação pela Empresa que um franqueado introduzisse na rede um produto, o Chocolate Martin, que é uma bebida desenvolvida pela franqueada Joana Arcoverde, de Salvador.

Assim vemos a capacidade empreendedora e de uma forma inovadora da Kopenhagem, propondo soluções diferenciadas, onde o planejamento foi um fator fundamental para o sucesso da Empresa.

5) Crescimento - Como e por quê a empresa cresceu?

A empresa além de ter alguns produtos de sucesso (Nhá Benta, Língua de Gato e Chumbinho), aderiu ao sistema de franchising. Desde então a empresa cresceu em um ritmo acelerado, acompanhando o crescimento do segmento de chocolates no Brasil.

Foram lançados novos produtos para atender praticamente todos os segmentos, ampliação do foco de atuação buscando novos públicos e forte investimento em comunicação para rejuvenescer a marca. A diversificação dos produtos e a inauguração dos cafés nas unidades da rede, foram responsáveis por multiplicar o faturamento da empresa. Os consumidores veem a empresa como uma forte referência em inovações e tendências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com