TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA

Tese: GESTÃO ESTRATÉGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO TÉCNICO – ADMNISTRAÇÃO

GESTÃO ESTRATEGICA

AULA 1: Estrutura Organizacional e Critérios de Departamentalização

ADMINISTRAÇÃO: é o processo de tomar decisões sobre objetivos (o que eu quero), recursos (o que eu tenho) e atividades (o que eu faço).

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance de objetivos e resultados estabelecidos (Djalma, 2002, p. 84).

Estrutura organizacional: Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas (Stoner, 1992, p.230).

Robert Katz  diz que a Administração pode ser vista como uma espécie de arte que exige certas habilidades – 1. Técnicas; 2. Humanas; e 3. Conceituais (compreensão clara da empresa).

NIVEL

ESTRATEGICO Habilidades Conceituais

GERENCIAL / TÁTICO Habilidades Humanas

OPERACIONAL Habilidades Técnicas

A estrutura organizacional é a correta disposição de recursos em uma estrutura, realizando determinadas atividades para atingir certos objetivos.

ELEMENTOS DA ESTRUTURA

 Divisão do trabalho/ responsabilidade +

Divisão de Poder/ autoridade/ hierarquia +Linhas de comunicação

TIPOS DE AUTORIDADE:

a) Autoridade de linha ou linear: é baseada na organização militar e na organização religiosa. Sua idéia principal é que exista uma linha direta de autoridade e responsabilidade entre um chefe e seu subordinado.

b) Autoridade de Staff: = de assessoria: são ligas às autoridades, tem a função de dar auxilio, orientação ao chefe, diretor, presidente / etc. Não é uma subordinação.

c)Autoridade Funcional: correspondente à autoridade estabelecida pela função exercida pelas unidades organizacionais. Ex.: Presidente _diretores de setor (marketing, financeiro, regional e etc.).

CRITÉRIOS DE DEPARTAMENTALIZAÇAO:

a) Funcional: a empresa se divide de acordo com as funções principais.

b) Geográfica: quando uma empresa se divide em função de varias regiões.

c) Por Produto: empresa se divide de acordo com os produtos que ela produz.

d) Por clientes

d) Por projetos/ Estrutura Matricial: tem a idéia de matriz (coluna) – existem rotinas de caráter temporário, este é o caso dos projetos. Um projeto se destina a gerar um determinado produto para uma empresa, ele é finito/ temporário.

Enquanto o projeto está sendo efetuado, há uma interligação de pessoas de determinados departamentos, não deixando de executar suas tarefas do seu departamento. E quando o projeto finalizar aquela pessoa não terá mais incumbência no projeto.

EXERCICIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com