TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO

Por:   •  11/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

                  [pic 1]

MBA GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO

2015

SUMÁRIO

1          IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA                3

2        MOTIVAÇÃO                4

3         CONTEXTUALIZAÇÃO                5

4         OBJETIVO                6

5        SOLUÇÃO PROPOSTA                7

6         CONCLUSÃO                8

  1. Identificação do problema

Um dos grandes empecilhos no momento de implantar um novo projeto dentro de uma organização é o custo que o mesmo necessita para ser executado. Além, dos transtornos que um novo projeto pode causar, pois os usuários (clientes, fornecedores, funcionários, etc) normalmente estão habituados e acomodados com os mesmos procedimentos todos os dias e, mudanças nem sempre são bem vistas por todos.

Outra questão levada em consideração por gestores de grandes organizações, esta no fato de que, por exemplo, a troca de um software de gestão pode parar vários setores da empresa, causando muitas vezes grandes prejuízos para a mesma.

Mas então, o que fazer quando as informações não estão mais auxiliando na tomada de decisões? Relatórios estão divergentes devido a bancos de dados isolados, exigindo conferência, gerando retrabalho, lentidão no sistema, a informação não chega em tempo hábil para os gestores, pois não existe um programa integrado para todos os setores da empresa?

  1. Motivação

Devido aos fatos mencionados acima, podemos ter resistência por parte de alguns gestores no momento da troca de software isolados para um software integrado. Pois isso irá gerar alguns custos a curto prazo, como: Alguns dias de pausa na produção, o que em grandes empresas pode impactar em milhões de reais, treinamento para os funcionários, o custo do próprio software, entre outros.

Solucionar esse problema, pois com a inserção de uma melhor estratégia de TI para a empresa, teremos maior facilidade nos procedimentos internos, consequentemente melhorando a vantagem competitiva na estratégia do negócio.

  1. Contextualização

Na empresa em questão, uma Construtora e incorporadora, que também atua com locação, compra, venda e administração de imóveis comerciais e residenciais urbanos para a classe média, dentro do território nacional, principalmente na cidade de Passo Fundo - RS. Que até a presente data, possui três sócios, dois funcionários, dois estagiários e aproximadamente vinte empresas terceirizadas, que prestam os mais diversos tipos de serviços como, por exemplo, empresa de arquitetura para realização de projetos, empresa de segurança do trabalho, serviços de engenharia, entre outras.

Portanto de pequeno porte, que atua a mais de 30 anos no ramo. Tendo como sua missão construir e entregar empreendimentos de alta qualidade, superando as expectativas dos clientes. E com a visão de tornar-se uma empresa reconhecida na construção civil, garantindo sempre ótima qualidade, confiança e excelência do serviço prestado ao cliente.

O controle dos insumos usados nesse ramo é de extrema importância, tanto para a obtenção do custo preciso do empreendimento, quanto para evitar o desperdício. Um sistema bem integrado com informações precisas, só irá trazer benefícios.

  1. Objetivo

O principal objetivo é demonstrar a importância de uma boa gestão de tecnologia da informação para a gestão dos negócios, para o bom funcionamento interno, consequentemente, gerando agilidade no atendimento aos seus clientes e informações precisas na tomada de decisões.

  1. Solução proposta

Um bom sistema integrado dentro de uma organização é primordial para o bom andamento do negócio. Nas últimas décadas, o resultado dos negócios com o auxílio da tecnologia da informação foi impactante, problemas de comunicação são quase que anulados com essas ferramentas, é muito mais difícil ocorrerem perdas de informações importantes, com a base de dados de um bom sistema. Portanto, a proposta de solução para esse problema está na agilidade que irá gerar nos procedimentos internos, obtendo uma economia com pessoal, pois com procedimentos internos mais ágeis, consequentemente o custo com horas extras estará diminuindo, informações confiáveis e precisas se tornam metas atingidas mais rapidamente, a boa informação evita desperdício de diversos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com