TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICA LABORAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA E MELHOR PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.917 Palavras (48 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 48

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

THAÍS OLIVEIRA GONÇALVES

A GINÁSTICA LABORAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA E MELHOR PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL

CRUZEIRO – SP

2015

THAÍS OLIVEIRA GONÇALVES

        

A GINÁSTICA LABORAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA E MELHOR PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento à exigência parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração, sob orientação do Prof. Esp. David Brandão Gonzaga.

CRUZEIRO – SP

2015

THAÍS OLIVEIRA GONÇALVES

A GINÁSTICA LABORAL NAS EMPRESAS BRASILEIRAS COMO FERRAMENTA NA BUSCA DE QUALIDADE DE VIDA E MELHOR PRODUTIVIDADE EMPRESARIAL

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em 29 de agosto de 2015, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, pelos professores:

Banca Examinadora:

_______________________________________________________

Profª Dra. Danielle Rodrigues de Oliveira

____________________________________________________

Prof° Esp. André Luis Cipryano Sampaio Pinto

____________________________________________________

Prof° Esp. Reginaldo Marcelo Pereira

________________________________________

Orientador: Prof. Esp. David Brandão Gonzaga.

CRUZEIRO – SP

2015

À minha família, pelo carinho, aos meus amigos, pelo companheirismo e a meus mestres, pela paciência e sabedoria. 

AGRADECIMENTOS

A Deus, inteligência suprema e causa primária de todas as coisas.

À meu orientador Prof. Esp. David Brandão Gonzaga, pela dedicação e competência a mim destinadas.

À Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro e à Diretora Profª Patrícia Baptistella, pelas inúmeras oportunidades concedidas, sem as quais eu não chegaria até aqui.

Aos demais professores, pela amizade e conhecimento compartilhados.

Aos meus familiares e a todos aqueles que me auxiliaram sempre que necessitei.

“A necessidade de ‘movimentação’ do homem foi evoluindo de acordo com o desenvolvimento da história, fazendo com que o exercício físico deixasse de ser visto apenas por seu caráter utilitário e deixando de ser sistematizado de forma rudimentar, para então passar a ser compreendido como uma prática saudável que agrega enorme valor qualitativo ao padrão de vida contemporâneo”.

(SOUZA, 2006, p.22)

RESUMO

O tema do trabalho é a ginástica laboral nas empresas brasileiras como ferramenta na busca de qualidade de vida e melhor produtividade empresarial. Dessa forma, o trabalho busca mostrar as origens, definições e conceitos que norteiam a prática da ginástica laboral, assim como os fatos históricos que delinearam o seu uso e domínio na sociedade, apresentando também os seus objetivos. São apresentadas as modalidades da ginástica laboral, de forma a embasar a elaboração de um programa de ginástica laboral. São mostrados também os benefícios e vantagens do uso de um programa de ginástica laboral por uma empresa em seus colaboradores.  O objetivo do trabalho é analisar a importância da prática da Ginástica Laboral como fator para o aumento da produtividade de empresas brasileiras e para a melhoria da qualidade de vida dos seus funcionários. Assim, pretende-se descrever a prática da  ginástica laboral, destacando seus princípios e fundamentos, destacando o aumento da produtividade que pode ser alcançada pelas empresas que aderem ao programa, visando melhores condições de trabalho aos seus funcionários. Como metodologia, adotou-se a pesquisa bibliográfica, por meio da leitura crítica e ao fichamento das obras pertinentes ao enfrentamento do tema e a comprovação das hipóteses. Além da leitura de livros pertinentes ao objeto de pesquisa foram consultados documentos disponíveis online, devidamente consignados nas referências. Portanto, a pesquisa mostra como é importante a implantação da ginástica laboral, diante dos benefícios atribuídos as condições de trabalho dos colaboradores nas empresas.

Palavras-chave: Empresas. Trabalhadores. Ginástica Laboral.

ABSTRACT

The work's theme is the gymnastics in Brazilian companies as a tool in the search for quality of life and improved business productivity. Thus, the job search show the origins, definitions and concepts that guide the practice of gymnastics, as well as the historical facts that outlined its use and dominance in society, while setting your goals. The modalities of gymnastics in order to base the development of a corporate wellness program are presented. They are also shown the benefits and advantages of using a corporate wellness program by a company in its employees. The objective is to analyze the importance of the practice of Gymnastics as a factor for increasing the productivity of Brazilian companies and to improve the quality of life of its employees. Thus, it intends to describe the practice of gymnastics, highlighting its principles and foundations, highlighting the increased productivity that can be achieved by companies that join the program, aimed at better working conditions to their employees. The methodology adopted to literature through the critical reading and the BOOK REPORT of the relevant works to the theme of confrontation and verification of hypotheses. In addition to reading relevant books to the object research were consulted online available documents, duly enshrined in the references. Therefore, the research shows how the implementation of gymnastics, before the benefits attributed the working conditions of employees in companies is important.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.9 Kb)   pdf (348 Kb)   docx (54.4 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com