TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CUSTOS DA QUALIDADE EM EMPRESAS BRASILEIRAS: O CASO DA INDÚSTRIA GOLDEN VITAL

Por:   •  3/9/2022  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Leilane Caroline Hilario RGM: 11191101973

Gestão Avançada de Qualidade

Análise Crítica: CUSTOS DA QUALIDADE EM EMPRESAS BRASILEIRAS: O CASO DA INDÚSTRIA GOLDEN VITAL

        De acordo com o artigo estudado, o custo de qualidade são todos os custos associados à manutenção da falta de qualidade. A concepção sobre o controle dos custos da qualidade é que investir em prevenção é mais barato, traz qualidade aos produtos, e melhora a imagem da empresa perante o mercado, assim acarretando mais vendas. Além disso, o investimento em prevenção traz para a empresa retornos satisfatórios nos custos pós-fabricação. Deste modo, reduzindo as atividades de inspeção e rotina, o resultado é a redução substancial no custo da qualidade e aumento nível da qualidade.

        Com isso, podemos compreender que a qualidade é importante, para atender as expectativas dos clientes, e assim, dando vantagens competitivas para a empresa. E o custo de qualidade pode ser usado com ferramenta, para conseguir a excelência em seus produtos/serviços, de maneira que, a empresa consiga que seus produtos/serviços sejam entregues de modo satisfatórios aos clientes, rendendo lucro para ela.

        A empresa apresentada no artigo, se localiza no Rio de Janeiro, e atua a 11 anos no ramo de produção de pães, possuindo 15 tipos de produtos. Observou-se que a empresa, teve um crescimento repentino, a produção mensal de 20.000 embalagens de uma linha, passou a se produzir aproximadamente 1.600.000 embalagens mensais, agora distribuídas em várias linhas de produto. No momento a empresa ocupa a terceira colocação no mercado de pães no RJ.

        Com a distribuição feita apenas na região do Rio de Janeiro, e tendo como seu principal canal de venda os supermercados. A elaboração de seu produto é feita de domingo a domingo divididos em 3 turnos de 8 horas cada, além de contar 354 funcionários. Porém, a empresa não conta com o certificado ISO, e a curto prazo não pensam em implantar o uso do certificado. Mas, ela possui preocupação continua com a qualidade de seu produto, possuindo um departamento de qualidade há 5 anos, no qual são feitos testes de qualidade para verificar se a produção está conforme a empresa espera.

         Apesar de não possuir o certificado ISO, podemos observar que a empresa presa muito pela qualidade de seus produtos, de modo, que conserve o seu nome e sua credibilidade. A forma que a Golden Vital apura os custos da qualidade, utilizando dados de relatórios informados pelos departamentos de qualidade e produção, contabilidade financeiro e de custos. Assim, a empresa utiliza desses relatórios para analisar seu desempenho quanto sua produção e qualidade.

        Porém, conforme analisado no artigo, a empresa não apura os custos de qualidade corretamente, pois os relatórios são feitos por vários departamentos, e não exclusivamente pelo setor de contabilidade. Os custos de qualidade da empresa apurada pelo artigo, foram analisados somente com dados disponíveis na contabilidade, muitos custos oriundos da falta de qualidade que ocorre na produção como desperdício, não poderiam ser evidenciados nos relatórios dos custos de qualidade. Deste modo, utilizar apenas dados financeiros levantados pela contabilidade, incapacita a empresa a apurar os custos da qualidade, em razão de que as informações de outros departamentos são importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com