TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NA BUSCA E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO DE UMA EMPRESA

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  6.617 Palavras (27 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 27

A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NA BUSCA E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO DE UMA EMPRESA: ESTUDO REALIZADO NA EMPRESA BAHIA PET RECICLAGEM.[1]

Marlos de Castro Almeida[2]

RESUMO

Encarada como uma necessidade na conquista de mercado, a qualidade tornou-se, nos últimos anos, o grande diferencial das organizações que buscam manterem-se competitivas. Para avaliar seu sistema de gestão e alavancar a excelência em seus produtos e serviços, empresas brasileiras estão, cada vez mais, aplicando critérios que visam à organização como um todo. A Bahia Pet Reciclagem, que atua com reciclagem de garrafas PET, é a empresa escolhida como alvo do presente trabalho, que tem como objetivo avaliar seu processo de qualidade e sua logística, especialmente no tocante à exportação/importação. Como objetivos específicos, busca-se compreender o que é qualidade e como funciona, além de sua implantação; e diversos fatores relativos à questões de comércio exterior. O tema-problema encontra-se pautado nos problemas de qualidade no processo produtivo da empresa, diagnosticados através de relatórios de não conformidade. Tendo sido descoberta a causa da contaminação do produto final, e pretendendo fornecer soluções para a questão, assim se justifica a importância desta pesquisa. A metodologia utilizada é revisão bibliográfica e estudo de caso.

Palavras-chave: Qualidade. Importação. Empresa.

1. INTRODUÇÃO

Para avaliar seu sistema de gestão e alavancar a excelência em seus produtos e serviços, empresas brasileiras estão, cada vez mais, aplicando critérios que visam à organização como um todo.

A Bahia PET Reciclagem Ltda., empresa constituída desde 2003, implantou uma tecnologia de reciclagem de polietileno tereftalato (PET) pós-consumo reconhecida por diversos órgãos de vigilância sanitária em muitos países para selecionar, lavar, descontaminar, extrusar e repolimerizar os materiais coletados.

Trata-se da tecnologia de reciclagem conhecida como Bottle to Bottle. Um processo industrial complexo, por que a qualidade final depende da excelência de cada etapa do processo produtivo e do padrão tecnológico adotado. Por isso a Bahia Pet Reciclagem não poupou esforços, investiu em equipamentos de ultima geração e montou sua planta industrial com parceria de empresas mundialmente reconhecidas. Ferrostaal, OHL, Huves, Gneuss, Werner&Pfleiderer e Rieter são algumas das marcas que assinam o projeto, instalado em galpão de 5000 m2, na Via Periférica I nº 3201. Empresa esta, escolhida como alvo do presente trabalho, que tem como objetivo geral avaliar e propor a implantação de uma das ferramentas de qualidade nos processos de logística no tocante a importação.

Como objetivos específicos, busca-se analisar as não conformidades dentro da empresa, verificando a existência ou não de procedimentos padrões para processos de importação. Caso existam analisar o número destas ocorrências, identificando em que momento do processo estes problemas acontecem, procurando entender suas causas e efeitos negativos dentro da organização aqui pesquisada.

O tema-problema encontra-se pautado nos problemas de qualidade no processo produtivo da empresa, diagnosticados através de relatórios de não conformidade. Tendo sido descoberta a causa da contaminação do produto final, e pretendendo assim fornecer soluções tanto para a questão de melhoria nos seus processos de qualidade na sua produção, como na qualidade de sua logística internacional, assim se justifica a importância desta pesquisa.

        

Quanto à metodologia, a pesquisa científica constitui-se num procedimento racional e sistemático, cujo objetivo é proporcionar respostas aos problemas enunciados, por meio do uso adequado de métodos, processos e técnicas. Este trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa teórica, baseada principalmente no levantamento bibliográfico sobre o tema.

A pesquisa será conduzida de maneira a abranger um número de informações suficientes para confirmar ou refutar os pressupostos levantados objetivando uma compreensão completa do tema estudado.

Teorizar a respeito de determinada situação é uma forma de buscar entender a realidade, e para fazê-la de forma eficaz é fundamental levar “[...] em conta as teorias ou explicações rivais, em lugar de ficar comprometido com um ponto de vista fixo e inabalável” (MORGAN, 1996, p. 16).

O conhecimento científico diferencia-se das outras formas de conhecimento em decorrência da busca incessante pela verificação, que para Morin e Le Moigne (2000, p. 147-148), caso não se possa “verificar pela experiência, verifica-se pela multiplicação das observações. A ciência é a aventura da razão humana que tenta dialogar com os dados e os fatos”.

As abordagens qualitativa e quantitativa são duas estratégias diferentes para tratar um problema de pesquisa. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, a qual permite, de forma geral, descrever a complexidade de determinado problema e a interação de certas variáveis, compreender e classificar os processos dinâmicos vividos por grupos sociais, contribuir no processo de mudança de dado grupo e possibilitar, em maior nível de profundidade, o entendimento das particularidades do comportamento dos indivíduos (DIEH; TATIM, 2005).

Trivinos (1995) sustenta que o estudo científico inicia-se com um tipo especial de classificação, tendo em vista dois fatores: o estado de conhecimento do tema sob investigação e o enfoque que o pesquisador pretende dar ao estudo. O autor apresenta uma tipologia delineando quatro classes de investigação: exploratória, descritiva, correlacional e explicativa. Afirma que o desenho da pesquisa, a natureza dos dados coletados e o método de obtenção das informações guardam relação com o tipo de estudo a ser realizado.

Tripodi et al. (1975) apontam que um estudo pode ser caracterizado como exploratório quando tem por objetivo oferecer um quadro de referência para futuras aplicações.

Segundo os autores, os estudos exploratórios podem ser classificados em três tipos básicos: estudos que combinam características de exploração e descrição de um fenômeno, estudos que usam artifícios específicos para a coleta de dados na busca de idéias e estudos que envolvem a manipulação de variáveis independentes na demonstração da viabilidade de técnicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)   pdf (266 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com