TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencia resumo

Por:   •  21/6/2015  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Gerencia é o papel do administrador no nível intermediário das organizações, nos dias de hoje o gerente não só supervisiona, mas sim é quem lidera, comunica e motiva as pessoas para atingirem metas e objetivos dentro das empresas. A motivação, a liderança e a comunicação são os principais meios de dirigir as pessoas e os mais importantes para alcançar a eficiência e a eficácia.

motivação

para se compreender o comportamento humano é fundamental conhecer a motivação humana, o motivo impulsiona a pessoa a agir de uma maneira especifica  e é provocado por um estimulo interno  ou externo. A motivação é guiada pelo conhecimento da pessoa, seus valores, o que elas pensam, acreditam e já vivenciaram. Para explicar o comportamento humano existem três suposições, ele pode ser causado, motivado ou orientado.

O ciclo motivacional é o processo que faz com que as necessidades direcionem o comportamento, pois são forças persistentes que causam desiquilíbrio, o que faz algumas pessoas terem o comportamento ou ações capazes de se livrarem de dele, portanto satisfeita a necessidade o equilíbrio é retomado. Quando uma necessidade não é satisfeita, a tensão representada por via social ou fisiológica é um dos meios indireto de saída, o que chamamos de frustração. E quando uma necessidade não é satisfeita nem insatisfeita ocorre a compensação ou transferência. 

Hierarquia das necessidades

Na teoria de Maslow, as necessidades básicas são organizadas hierarquicamente e representam uma pirâmide, o comportamento é motivado pelas necessidades, quando satisfeitas as necessidades inferiores surgem necessidades mais elevadas.

Fatores higiênicos e motivacionais

A teorias dos dois fatores afirma que os fatores higiênicos são os que rodeiam as pessoas em seus ambientes de trabalho, eles apenas evitam a insatisfação, porém não causam a satisfação. Já os fatores motivacionais estão ligados aos cargos, o que as pessoas executam, controlam as pessoas e são capazes de causar o sentimento de autorealização e crescimento profissional, ou o efeito de desmotivação e desinteresse. Os fatores higiênicos referem-se as necessidades básicas e os fatores motivacionais referem-se as necessidades de estima e realização.

Para Herzberg o enriquecimento de cargo é o fator estimulante e traz o aumento de satisfação e reduz a rotatividade de pessoal.

Abordagens contingenciais da motivação humana 

As pessoas tem diferentes reações em relação as situações em que se encontram, Seguando a teoria de Vroom a motivação determina o nível de produção e depende de três forças básicas de cada pessoa, as expectativas, recompensas e relação entre expectativas e recompensas. Esses três fatores determinam  a motivação das pessoas, e é um processo que orienta comportamentos diferentes, pois os meios conduzem aos fins visados. 

    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com