TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de Estoque Numa Empresa de Moveis

Por:   •  28/5/2019  •  Artigo  •  6.758 Palavras (28 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 28

Gestão logística de uma microempresa do segmento de moveis do interior do estado de São Paulo

(Management of the process logistic microenterprise of the furniture indoor city of the state of São Paulo)

Eder A. Silva Sivieiro1; Samuel Silva2; Luis Carlos M. Schiavon³

1Graduação – Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP  

eder_alexandre@hotmail.com

2Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP
samuel_start9999@hotmail.com

3Docente-Centro Universitário UNIFAFIBE – Bebedouro SP
luis.schiavon@hotmail.com.br

Abstract.The logistics aims at reducing the difficulties between the production of goods and services and the need for consumption, since the resources needed for production and consumers are far away. The purpose of the content was to analyze the activities that showed the main flaws in its processes, and to propose improvements that could bring benefits to the company, customers and suppliers. The research seeks to identify the main factors that lead to logistics being inefficient for the company and the way in which its inventory management is done, applying quality tools to the sector and thus presenting proposals that can better manage its operations logistics. The results presented show the importance of the use of management tools and interaction of information technology.

Keywords. logistics; transport;businesslogistic;furtinitureindustry; information techonoloy.

Resumo.A logística busca minimizar as dificuldades presentes entre a produção de bens e serviços e a necessidade de consumo, uma vez que os recursos necessários para a produção e consumidores se encontram distantes. O conteúdo teve como objetivo analisar as atividades que mostravam as principais falhas em seus processos, e propor melhorias que possam trazer benefícios para a empresa, clientes e fornecedores. A pesquisa busca identificar os principais fatores que levam a logística ser ineficiente para a empresa e o modo com que é feito o seu gerenciamento de estoque, aplicando ferramentas da qualidade para o setor e assim apresenta propostas que possam gerir melhor suas operações logísticas. Os resultados apresentados mostram a importância do uso de ferramentas gerenciais e interação da tecnologia da informação.

Palavras-chave.logística; transporte; logística empresarial; indústria moveleira; tecnologia da informação.

1. INTRODUÇÃO

De acordo com Ballou (2012), a logística existe desde o início da civilização. Nas grandes guerras líderes militares traçavam estratégias logísticas para suprir suas tropas com armamentos, mantimento e carros de guerra com proposito de atacar o inimigo da melhor maneira possível. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, contando com uma tecnologia mais sofisticada, a logística acabou por abranger setores da administração militar e incorporando civis no processo.

Segundo Ballou (2012), a logística abrange todas as atividades importantes paraa disponibilização de bens e serviços aos consumidores, independente de quando e onde os clientes desejarem adquiri-los. A logística abrange todo o planejamento, organização, controle e realização de atividades relacionadas com a armazenagem, transporte edistribuição de produtos e serviços. Ou seja, a logística é o conjunto de tarefas necessárias para que o produto chegue ao cliente com rapidez e em perfeitas condições.

Atecnologia de Informação associada aos setores logísticos, é de grande importância para que todas as empresas alcancem os objetivos.Quanto maior a competitividade, tem que ser criado um diferencial no segmento em que atua. Isto possibilita que haja a melhoria e o aperfeiçoamento no nível de cada serviço, obtendo melhorias nas ofertas ao cliente, melhorando a integração com os fornecedores da cadeia de suprimentos, até que chegue ao cliente final (CHRISTOPHER, 2007).

A globalização entrelaçou o mundo possibilitando variadas informações em rede, proporcionando aos consumidores uma grande gama de fontes de pesquisas para melhor conhecer a natureza dos produtos que almeja comprar. Por isso, as empresas procuram diferenciais competitivos para se sobressair no mercado. No âmbito de logística empresarial as empresas seguem realizando investimentos tecnológicos visando melhorar o fluxo logístico e associar valoresaos produtos para satisfazer os clientes, provendo assim em vantagem competitiva (CHING, 2009).

O setor moveleiro está conquistando cada vez mais espaço no mercado. Isso se deve aos prazos mais longos para pagamentos, as pesquisas de reflorestamento, a qualidade e design dos móveis, bem como aosinvestimentos em tecnologia no setor moveleiro (NAGEL et al., 2012). Outro aspecto para esse setor é a variabilidade da matéria-prima, e do design de móveis, que se alteram de acordo com o período do ano.

Embasado nesse contexto, o objetivo desse trabalho é diagnosticar os pontos que causam atraso nas entregas dos produtos e propor melhorias para aprimorar o desempenho logístico de uma empresa que atua no comércio varejista de móveis residenciais, em uma cidade do interior do estado de São Paulo.

O presente trabalho estáorganizado da seguinte forma, inicialmente efetua-se levantamento de pesquisa bibliográfica, posteriormente entrevistas com os funcionários e clientes, bem como levantamentos de dados na empresa. Para apoiar na análise e diagnóstico, elaborou-se modelagem dos processos da empresa através do software Bizagi.Ao final, são apresentadas recomendações na melhorias nos processos logísticos da empresa.

2. REFRENCIAL TEORICO

A logística empresarial nasce quando há a importância de comprimir os custos logísticos nas empresas. Hoje em diaé demaior importância gerir bem esses recursos nas empresas, para que tenham retornos significativos. Quando os serviços e produtos se tornam iguais, as empresasque conseguiram competir, serão aquelas que mostramser mais eficientes e eficazes que seus concorrentes, antecipando osproblemas que possam vir a causar no futuro. Somado a isso, o mercado está cada vez mais competitivo e a briga pelo diferencial vem aumentando. Com o uso dos diferentes modais de transportes as fronteiras geográficas já nem existem mais, e as empresas estão se preparando parase adaptar com as realidades de um novo desafio (FLEURY, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.5 Kb)   pdf (505.4 Kb)   docx (864.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com