TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA MDM (GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS)

Por:   •  21/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITARIO SENAC

Pós-graduação lato sensu em Segurança da Informação

PAULO SILVA

SISTEMA MDM (GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS)

Brasília – DF

2018

PAULO SILVA

SISTEMA MDM (GERENCIAMENTO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS)

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Senac como requisito parcial para obtenção de título de especialista em segurança da informação.

Professor, Galegale

        

Brasília – DF

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        DESENVOLVIMENTO        3

3.        FUNCIONALIDADES        3

4.        CONCLUSÃO        5

5.        RERERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        6


  1. INTRODUÇÃO

MDM é uma sigla da abreviação em inglês de Mobile Device Management. Uma tecnologia muito importante para segurança de informação nas empresas para administração de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e notebooks.

 No ambiente de trabalho a conexão e interação entre todos os funcionários via dispositivos moveis passou a ser importante para as empresas, esses aparelhos estão constantemente acessando aos serviços da empresa, como servidor de arquivos, e-mail, etc.

Para controlar tudo o trafego de dados com segurança é necessário um software que possui recursos de gerenciamento para os dispositivos moveis particulares. Mais para o uso desse recurso a empresa implementa estratégia de utilização de dispositivos chamada BYOD, acrônimo de Bring Your Own Device ou em português: traga seu próprio dispositivo. A adoção da estratégia BYOD tem como objetivo a criação de oportunidade para profissionais que podem escolher sua própria plataforma de trabalho. Embora os benefícios também há desvantagens com a escalabilidade, os requisitos para políticas de segurança relacionadas a autenticação, autorização e provisionalmente devem ser analisados de modo essencial.

Os acessos são realizados através de redes wireless, sendo necessário controladoras, para gerencia de pontos de acesso sem fio e usa-se um software com recursos de gerenciamento como alternativas de Mobile Device Management (MDM).

  1. DESENVOLVIMENTO

As empresas adotam ferramentas de gerenciamento de dispositivos moveis para garantir a segurança das informações corporativas, que ao mesmo tempo em que traz flexibilidade e velocidade na solução de problemas.

Existem vários softwares que trazem ferramentas de gerenciamento como o Sophos Mobile uma solução de segurança que ajuda as empresas para gerenciar e proteger endpoints tradicionais e móveis. Uma solução MDM bastante eficiente com variedades de controle de dispositivos e flexibilidade para criar políticas de segurança para dispositivos pessoais e corporativos, a Sophos Mobile suporta o gerenciamento de dispositivos Windows 10, macOS, iOS e Android.  

  1. FUNCIONALIDADES

O MDM permite a distribuição de aplicações e configurações para dispositivos móveis, atribuindo diferentes níveis de acesso e bloqueio de uso de determinados recursos, de acordo com a necessidade de cada profissional.

Distribuição de aplicativos: com o uso de um MDM, os usuários baixam para seus dispositivos móveis somente os aplicativos necessários para suas atividades da loja de aplicativos corporativos, garantindo que as ferramentas certas estejam disponíveis para os usuários certos; instalação, remoção e visualização de aplicativos; gerenciamento e configuração de aplicativos do Office 365; controle de aplicativos, lista de permissões / lista negra;

Monitoramento: um celular roubado pode ser uma porta de acesso de criminosos a informações corporativas confidenciais. O MDM pode bloquear o acesso de equipamentos roubados, furtados ou desaparecidos, diminuindo a possibilidade de vazamentos de informações; outra vantagem de um monitoramento de GPS em tempo real e retroativo é para avaliar os trajetos feitos por seus funcionários e otimizar rotas para um gasto menor de gasolina e desgaste de veículos; com o rastreamento essa informação pode ser imprescindível quando se gerencia uma empresa de logística ou quando é preciso encaminhar o técnico mais próximo de um local para a manutenção de um aparelho ou realização de um serviço para seus clientes.

Gestão de senhas: o MDM realiza todo o gerenciamento dos recursos de segurança dos dispositivos móveis, incluindo a gestão das senhas de acesso; utiliza para autenticação e autorização a rede corporativa o protocolo de segurança EAP (extensible authentication protocol, em inglês), padrão IEE 802.1x de autenticação em redes sem fios, conhecida por WAP2 Enterprise; garantia de confidencialidade dos dados trocados e proteção contra replicação de mensagens na rede;

Segurança dos dados: dá aos gestores e suporte de TI controle e proteção antivírus sobre os smartphones e tablets de forma remota, restringindo a autonomia do funcionário evitando riscos como a invasão por ransomwares, malware, filtragem da web e anti-phishing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com