TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento geral da qualidade

Seminário: Gerenciamento geral da qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Seminário  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa2

Passo1

Gestão de qualidade total consiste numa estratégia de administração orientada a criar qualidade em todos os processos organizacionais.

É referida como total, uma vez que o seu objetivo implica em toda organização estendida, ou seja fornecedores, distribuidores e outros parceiros de negócios. É composto por vários estágios, como exemplo o planejamento, a organização, o controle e a liderança.

Na gestão de qualidade total os colaboradores possuem uma visão mais ampla de atribuições, cada um sendo diretamente responsável pela consecução dos objetivos da organização. Assim a comunicação organizacional em qualquer nível se torna a peça chave da dinâmica da organização. Na atualidade é utilizada nas organizações publicas e privada de

qualquer porte, em materiais, produtos, processos ou serviços.

Uma organização que se propõe a implementar uma política de gestão voltada para a qualidade total tem consciência de que sua trajetória deve ser reavaliada periódicamente.

Passo2

Serviços terceirizados:

• Segurança.

• Manutenções específicas: ar condicionado, sistema de aquecimento.

• Fornecimento de pães.

• Garçons, auxiliares de cozinha e camareiras.

• Dedetização.

Segurança: existe legislação específica para área de segurança. A terceirização é mais eficaz, diminui os custos e evita que a empresa tenha que se adequar a todas as exigências legais.

Manutenções: a estrutura da pousada não permite manter em seu quadro de colaboradores um número de técnicos específicos de cada área. Nesse caso, terceirizar esses serviços, diminui o custo operacional. A elaboração de contratos mensais garante prestação do serviço imediata em caso de ocorrências e determina ações preventivas constantes e rotineiras.

Pães: os equipamentos e mão de obra específicos para a produção própria de pães, encarece a operação. Quando se terceiriza esses produtos a empresa terceirizada já tem estrutura para o produção e o repasse desse custo ao terceirizador é menor do que se produzido em nossa própria cozinha.

Garçons: cozinheiros e camareiras: temos um número fixo de colaboradores e contratamos autonômos quando ultrapassamos um limite operacional. São analisados caso a caso e chamados de acordo com a demanda, mediante contrato individual e pagamento ao final. O custo é menor do que manter um quadro "inchado" quando a demanda é pouca.

Dedetização: exigido por lei manter um contrato de dedetização e necessário (mesmo que não fosse por essa exigência), manter controle de pragas e roedores em nossos ambientes.

Passo2

A pousada do bom jesus passou por uma reestruturação a pouco tempo,tornou-se mais técnica e profissional na área de prestação de serviços de hotelaria e alimentação.Essa mudança foi necessária para acompanhar o crescimento de hóspedes. Atualmente terceiriza 5 areas da pousada, diminuindo o custo operacional.

Identificamos duas áreas que podem ser terceirizada nesta empresa são elas a área da limpeza e a lavanderia. Trazendo vantagens para a empresa no caso da limpeza, a empresa contratante fica livre de ter que pagar para treinar o funcionário, não precisa se preocupar com funcionários faltosos, uma possível economia na folha de pagamento, no custo anuais quando se computa 13° salário, diminui o gasto com uniformes e horas extras.

Por outro lado tem as desvantagens por esta forma de contratação, risco de contratação de uma empresa não qualificada, risco de desemprego, conflito com sindicatos, no caso de inobservância das obrigações trabalhistas e previdenciárias, pode sofrer autuação do ministério do trabalho, ações trabalhistas e a constante fiscalização dos serviços prestados para auferir se o contrato de prestação de serviço esta sendo cumprido na sua integra.

Passo3

Benchmarking

Aprender com quem faz melhor, é um trabalho de grande intensidade que requer tempo e muita disciplina, pode ser aplicado em qualquer processo e para qualquer organização. Leva –se em conta que se trata de um instrumento que vai melhorar e contribuir com o desempenho da organização. Ele tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, é um aliado importante para vencer a concorrência, ele analisa as estratégias e possibilita a empresa de crias novas idéias.

Gestão de livro aberto ( Open-Book Managment)

As empresas que ados praticam esse tipo de gestão partilham toda a informação financeira com o seu pessoal. É uma nova forma de gerir negócios e de interagir com recursos humanos.

Os empregados tem que receber maior formação e a devem passar a ver-se eles próprios como homens de negócios, nos quais a organização confia e de quem depende o futuro dessa mesma organização

Reengenharia

Tem como maior característica uma mudança total na empresa, onde processos são substituídos por novos processos. Busca-se fazer mais com menos e é uma maneira nova de administrar. As vantagens em sua aplicação são determinadas por melhor qualidade, aumento de velocidade na produção e redução de custo, possibilitando ter um preço mais competitivo.

Empowerment

Tem como característica o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com