TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Ambiental e Resíduos Galpão para Recolhimento de Resíduos Sólidos

Por:   •  26/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.909 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

Edital para Pequenos Projetos de Desenvolvimento Local

Gestão Ambiental e Resíduos

Galpão para recolhimento de Resíduos sólidos

Curso:  Administração Pública Presencial

Docente: Andrea Kanikadan

Disciplina: Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Discentes:          Aline Maria da Cruz Farias Saraiva

 Jacqueline da Silva Medeiros Sabino

 Thais Xavier da Silva

Resumo

        O presente projeto visa à construção de um espaço para o recolhimento de resíduos sólidos, com o foco de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo das residências dos bairros de Redenção, com a parceria da Prefeitura do município, associações de moradores e os catadores da região. O projeto pretende realizar reuniões mensais com a população, a fim de esclarecer a importância da reciclagem e ensinar como podemos transformar o lixo em arte e materiais utilizáveis, e ainda, como aproveitar as cascas e sobras de alimentos que sempre são descartados.

        No primeiro momento, visamos à procura de parceria com a Prefeitura de Redenção para viabilizarmos um espaço de concretização do projeto. Em seguida, uma convocação aos catadores e associações dos bairros para a apresentação do plano de trabalho e realizar com eles visitas domiciliares, para que seja feito uma demonstração de como será o recolhimento dos materiais a serem reciclados. Dessa forma, destina-los ao galpão para o procedimento de limpeza e seleção. No segundo momento, serão realizados cursos e palestras em prol de ensinar à comunidade a transformar o lixo doméstico e sobre a importância de manter a cidade limpa.

        Essa ação é destinada a melhoria da qualidade de vida da população, consequentemente trazer bem estar á todos, reduzindo a quantidade de lixos jogados em lixões e também mostrar o beneficiamento de um material em uma recicladora, onde com suas características físicas modificadas, resultam na fabricação de um novo produto.

As vantagens pensadas nesse projeto foram: empregar a classe de catadores, a participação de voluntários e uma bonificação (redução em ate 20%) na taxa do IPTU para quem contribuir com a coleta seletiva.          

Objetivos Gerais

        Contribuir com a reciclagem, a redução, a reutilização, a educação e o tratamento de resíduos sólidos na região. Com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e diminuição dos lixos com destino aos lixões.

Objetivos Específicos

  • Analisar o impacto dos lixos nos bairros;
  • Recolher lixos domésticos recicláveis;
  • Contribuir na contratação de catadores;
  • Realizar palestras e cursos voltados para a comunidade;
  • Promover a educação ambiental na região;
  • Realizar reuniões mensais nos bairros;
  • Realizar a divulgação da ação na rádio local;
  • Distribuir os materiais recicláveis transformados para pessoas carentes;
  • Incentivar a participação das pessoas através dos descontos em IPTU;
  • Realizar trocas de resíduos sólidos por reciclagem transformada em algum produto para a casa.

Metodologia

        Para a elaboração do projeto buscou-se conhecer a realidade dos bairros de Redenção, com visitas e observações de como são feitas as coletas locais, analisando os perfis dos bairros que serão implantados as ações. Com isso, foi realizadas pesquisas em artigos e estudos sobre resíduos sólidos para verificar a importância da reciclagem e da educação ambiental e o mal que certos materiais não recicláveis causam ao meio ambiente.

        Realizou-se o método qualitativo, por este oferecer a oportunidade do pesquisador ir á campo captar o fenômeno em estudo, compreender e interpretar o comportamento e o ambiente pesquisado, foi utilizada a técnica de observação pela sua facilidade em extrair informações, visto que esse meio coloca o pesquisador dentro do cenário de forma que este venha a compreender melhor a complexidade do local em si estudado.

        Em um dado momento ocorreu à reunião da equipe do projeto para traçar as metas, objetivos e a criação da ação. Foram realizados estudos do que seria necessário para a realização do mesmo, visitas aos bairros observando o local e como é depositado o lixo nas ruas e um breve estudo do deslocamento do lixo aos lixões da região e quem faz a coleta do mesmo e o descarte. A escolha do local foi essencial visando a melhor forma do recolhimento e por ser um local próximo dos bairros beneficiados com a ação. Está sendo pensado para este mês de abril reuniões com a prefeitura, as associações de moradores e catadores da região para a parceria e a implantação do galpão de resíduos sólidos e como será o procedimento do projeto com a contribuição dos mesmos.

         

Resultados Esperados da Ação

        Para o desenvolvimento sustentável que pretende garantir a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para esta e futuras gerações, é necessário realizar uma proposta de projeto para a harmonização entre a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida para o uso racional dos recursos da natureza como a realização de reciclagem de diversos tipos de materiais, e resíduos sólidos, coleta seletiva do lixo, e o descarte correto de equipamentos eletrônicos.

        Donato, Barbosa e Barbosa (2015) menciona em seu artigo que:

Sendo assim, o desenvolvimento sustentável poderia também ser chamado de desenvolvimento responsável, onde o Estado e a sociedade civil organizada imponham limites sociais às estruturas econômicas, de modo que a evolução extrativista ou transformadora atenda a ética de uma função social do progresso que preserve os recursos naturais para as gerações futuras e diminuam o índice de resíduos inaproveitáveis no ciclo econômico.”

Redenção, município localizado no Estado do Ceará onde segundo o IBGE possui uma população estimada (2018) de 27.633 pessoas. Cidade carente de um local que receba resíduos sólidos, pois muitos são os relatos de lixos ocupando os espaços na região. Recentemente em um dado local do município foi iniciado um projeto para transformar um espaço que era utilizado como despejo de lixo em um lugar de plantio com árvores. E, observando o desempenho de algumas pessoas para manter um ambiente limpo, foi despertada a ideia de criar um projeto que visa realizar a reciclagem local, e busca transformar o lixo em objetos recicláveis á serem utilizados até mesmo pela própria sociedade. Analisamos também a importância de realizar reuniões, palestras e cursos de educação ambiental para a comunidade local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com