TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Contemporânea e Liderança

Por:   •  4/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  20.577 Palavras (83 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 83

TÓPICO 1

1.1 - CONCEITOS

1.1.1 - Gestão por Excelência

É um conjunto de princípios e conceitos, apoiados por ferramentas e procedimentos, oriundos da evolução do pensamento da administração, que envolve todo o pessoal de uma organização e se baseia em métodos analíticos, em valores organizacionais, no desenvolvimento do ser humano e em técnicas de liderança.

1.1.2 - Aspecto Contigencial da GEXCEL

Ampliar o horizonte de possibilidades para a prática administrativa.

Considerar válidos e aplicáveis muitos conceitos de administração, sobretudo, os administradores de recursos financeiros, materiais e humanos de acordo com o ambiente operacional.

As atividades da MB são bastantes complexas, vão da pesquisa à aplicação do Poder Naval, passando por todas as fases da logística, o que implica um gerenciamento de centenas de tarefas de naturezas diferentes.

1.1.3 - Qualidade

 [pic 1]

 

Por qualidade deve-se entender “a totalidade em propriedades e características de um produto ou serviço, que confere sua habilidade para atender às necessidades explícitas ou implícitas do usuário”.

 

Segundo este conceito, torna-se imprescindível que a organização mantenha constantes contatos com os seus usuários, no sentido de extrair destes, e manter atualizados, os requisitos técnicos desejados dos produtos fornecidos e serviços prestados pela organização, com o propósito de maximizar um outro conceito derivado, qual seja a Qualidade Percebida.

 1.1.4 – Qualidade Percebida

É a qualidade que resulta da interseção entre a qualidade oferecida nos produtos/serviços prestados pela organização, sob sua própria ótica, e a qualidade esperada pelos seus usuários. Se esta interseção não é total, como visto na figura 1.1, verifica-se as seguintes situações:

         

  1. quando parte da qualidade oferecida pela organização não é compatível com a esperada por seus usuários, esta transforma-se em desperdício e custo; e
  2. quando parte da qualidade esperada não é atendida pela qualidade oferecida pela organização, esta transforma-se em insatisfação por parte dos usuários.

[pic 2]

FIGURA 1.1 

1.1.5 – Produtividade

 

É a relação entre os insumos (input) utilizados por um processo e os produtos/serviços (output) resultantes desse mesmo processo.

 

 

[pic 3]

 

1.1.6 – Gestão

É o ato de gerir (Planejar, Organizar, Dirigir, Coordenar e Controlar -PODCC), administrar recursos financeiros, materiais e humanos, a fim de atender um determinado propósito.[pic 4]

 

 

 

1.1.7 Conceitos

a) Sistema Administrativo

É um conjunto correlacionado de processos, métodos e  seres humanos.[pic 5]

Os seres humanos são os agentes do processo e formadores da cultura organizacional.

É um fator crítico de sucesso.

Por meio dele a organização revitaliza seu relacionamento com o ambiente externo, renova indivíduos e organização e recria nova visão de futuro.

 

 b) Processos

São todas as interações funcionais, internas e externas, incluindo os procedimentos, as rotinas, o  fluxo de trabalho  no  desenvolvimento  e  na  consecução de um produto/serviço, bem como o relacionamento com os fornecedores e usuários.
Recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica preestabelecida e com agregação de valores, em produtos/serviços para responderem às necessidades dos usuários (vide o processo simplificado de distribuição de material de um Depósito hipotético na figura 1.2).

[pic 6]

FIGURA 1.2 - DEPÓSITO HIPOTÉTICO 

c) Cadeia Usuário (Cliente) – Processo - Fornecedor

  1. Usuário

É todo aquele que recebe um produto/serviço proveniente de um processo ou subprocesso. Pode ser dividido em duas catergorias com suas subdivisões:

Usuário direto:

externo: a pessoa ou organização externa; aquele que, realmente, utiliza o produto/serviço final da organização (vide os "NAVIOS" na figura 1.2); e

interno: responsável por um processo que recebe insumo do processo interno anterior (vide o Setor 13 em relação ao Setor 12 na figura 1.2).

Usuário indireto:

em potencial: a pessoa que nunca utilizou o produto/serviço da organização, mas que tem possibilidades de vir a utilizá-lo no futuro. Por exemplo: uma pessoa que nunca utilizou transporte aéreo e, repentinamente, necessita fazer uma viagem; e

a comunidade: as pessoas em torno da organização que não  são  usuários,  mas que podem ser afetadas, de alguma forma (maléfica ou beneficamente), pelos seus produtos/serviços. Por exemplo: a vizinhança de uma indústria de agrotóxicos que não utiliza os produtos fabricados pela mesma. Caso haja um vazamento de grandes proporções, a população poderá ser afetada pela liberação de produtos tóxicos.

  1. Produto/Serviço

É o resultado de um sistema, processo ou subprocesso, ou seja, toda saída do processo, desejável ou não, que causa impacto no usuário (vide o produto resultante do subprocesso n° 2 na figura 1.2).

O produto/serviço pode ser algo tangível (um bem), algo intangível (uma informação) ou um procedimento (um software).

  1. Fornecedor

Qualquer entidade, pessoa ou processo que introduz insumos no processo em estudo (vide a Divisão Técnica na figura 1.2).

  1. Insumo

Todos os produtos, serviços ou informações que são introduzidos no processo (vide os insumos fornecidos pela Divisão Técnica ao subprocesso n° 1 na figura 1.2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (138.6 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 82 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com