TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Finanças

Por:   •  21/9/2017  •  Resenha  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

 IEC PUC Minas - Pós-Graduação Lato Sensu

MBA em Gestão Estratégica de Finanças

Disciplina: Orçamento Empresarial

Professor: Fábio Antônio de Andrade 
Aluna:
Nayara Christina Ferreira Macieira

Resenha: Activity-based budgeting: uma análise dos aspectos diferenciais

NOGUEIRA, A. et al. Activity-based budgeting: uma análise dos aspectos diferenciais. FUCAPE – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças, Brasil.

Novas mudanças tem ocorrido devido o surgimento de novas tecnologias. Mudanças em sistemas de planejamento e controle, como nas ferramentas e técnicas aplicadas que ajudam de forma concreta aos gestores em sua tomada de decisões, como apoio no estabelecimento de geração e consumo de recursos, bem como na geração de resultados nas empresas levando isto para estarem constantemente repensando suas estratégias; sendo o orçamento um valioso instrumento para garantir a eficácia do controle gerencial das operações da empresa, qualquer que seja seu ramo de atividade, natureza ou porte.

        O artigo Activity-based budgeting: uma análise dos aspectos diferenciais, põe em discussão duas gerações de técnicas orçamentais, representadas pelo orçamento tradicional e a ABB. O objetivo é analisar os métodos utilizados nas previsões empresariais que se estruturam nos sistemas e as significativas mudanças de um método para o outro. Por um lado está o orçamento tradicional que tem uma visão de alcance de objetivos restritos ao controle de custos, mediante a utilização de métodos pouco complexos com limitada capacidade de propiciar análises de desempenho e de baixa contribuição no fornecimento de informações úteis a tomada de decisões. Uma das características dos orçamentos elaborados mediante utilização do método tradicional é o controle, tal controle que pode ser feito com duas diferentes finalidades, uma na intenção de simplesmente direcionar para que as coisas aconteçam conforme planejado e a outra visando a redução de custos e despesas como forma de alcançar melhor desempenho, mas o ponto crítico no orçamento tradicional é a utilização da base de dados do sistema contábil, pois o método tradicional utiliza a base de dados do sistema contábil da empresa para obtenção de informações a serem aproveitadas na elaboração das previsões de valores futuros, e o risco é que caso a contabilidade não seja estruturada mediante utilização de um plano de contas adequado para a sua atividades ou os registros sejam imprecisos e inconsistentes, certamente as informações delas extraídas perderão , de forma significantes, seus valores preditivos.

O método de orçamento tradicional possui disfunções e baseado nelas é que surge a necessidade de promover aperfeiçoamentos em seu processo de elaboração e acompanhamento, ou mesmo, numa postura mais radical, abandoná-lo, por completo. Dentro deste contexto, encontra-se o ABB, uma ferramenta que enfoca as atividades e as relações existentes entre elas na busca do alcance das metas estratégicas e operacionais, estimando o volume dos objetos de custo, atividades e processos de negócio, permitindo identificar os recursos e a aloca-los, como de pessoal, tecnologia, ativos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com