TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira

Por:   •  1/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO ITALO BRASILEIRO

CURSO ADMINISTRAÇÃO

Deivyd Barros da Silva

Elizete Lima de Souza

Fernanda Pires de Lima

Jaqueline Silva de Lima

Jessica Waiteman do Carmo

Simone Cantão de Macedo

Stephanie Nunes do Nascimento

GESTÃO FINANCEIRA – ESTUDO DE CASO EMPRESA CAPÉZIO

São Paulo

2014

RESUMO

Em resumo, todo o artigo, busca compreender formas e conceitos da gestão financeira e toda sua estratégia para formação de preços.

Em sua definição, Gitman (1978, p. 7), afirma que, [...] a função financeira é necessária para que a empresa opere em larga escala. Ela pode ser atribuída á contabilidade ou a um departamento financeiro separado, mas precisa existir, de alguma forma, para fornecer técnicas e habilidades necessárias que possibilitem a empresa maximizar seus retornos, dada a amplitude de suas operações.

Com base na compreensão da gestão financeira, analisamos e compreendemos sua importância dentro da empresa Capezio.

PALAVRAS CHAVES: Gestão, preços, custo.

ABSTRACT

KEYWORDS:

INTRODUÇÃO

Tendo como base estudo de caso da empresa Capezio, identificamos quais os planos de ação na gestão financeira tem surtido mais impacto em relação às vendas, sendo este o ponto crucial para manter a competitividade entre as lojas e até mesmo aumentar os lucros.

        O problema da pesquisa baseou-se na seguinte questão: ‘’Quais estratégias a Capezio utiliza para estabelecer os preços de seus produtos?’’

A preocupação em investir na gestão financeira e mostrar as vantagens de se construir critérios para formação de preços. A partir dos estudos será possível entender os fatores que influenciam no preço de venda. O planejamento e controle financeiro são de extrema importância para formular o preço. Essa é uma poderosa arma capaz de criar vantagens competitivas.

CAPITULO 1 - GESTÃO FINANCEIRA

1.1 DEFINIÇÃO

Gestão financeira é o conjunto de tarefas que procuram garantir o planejamento e o controle financeiro de uma organização, gerenciando a área financeira da instituição e melhorias em relação ao processo de ações e procedimentos administrativos.

Segundo o Professor e Consultor de Empresas Paulo Nunes (diretor executivo da NYB Consulting – Empresa Nacional de Consultoria econômica), gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização a qual cabem às análises, decisões e atuações relacionados com os meios financeiros necessários à atividade da organização. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro, a credibilidade dos recursos nela aplicados. A gestão financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes, planeamento, análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e actividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando as melhores práticas para a condução financeira da empresa.                           (http://www.sebrae.com.br/uf/minas-gerais/tenho-uma-empresa/gestao-financeira>ACESSO 05/03/2014 as 12:35)

Uma correta gestão financeira permite que os administradores visualizem a atual situação da empresa. Sem isso, ela corre o risco de enfrentar uma série de problemas de análise, de planejamento e de controle financeiro das suas atividades. Em uma análise financeira, a liquidez mede a capacidade de uma empresa em honrar os seus compromissos financeiros de curto prazo, isto é, pagar aos seus credores nos prazos estabelecidos.

1.2 OBJETIVOS DA GESTÃO FINANCEIRA

Possui como objetivo manter a área financeira da empresa em equilíbrio, de forma que não a coloque em risco seja no curto ou a longo prazo, são as aplicações de capital efetuadas e as fontes dos mesmos que poderão ser medido esse equilibro.

Gestão financeira é a técnica utilizada para controlar e gerencias as finanças de uma empresa, controlando e analisando os investimentos e rendibilidade da empresa.

Devendo assim, sempre visar o desenvolvimento, evitando gastos e desperdícios desnecessários, essa área visa assegurar a estrutura e investimentos financeiros da empresa, o principal objetivo da gestão financeira é a estabilidade e a melhora dos resultados da instituição e dos recursos nela aplicados melhorando assim os resultados e/ou lucros/prejuízos. 

Gitman (1978, p. 7), afirma que, [...] a função financeira é necessária para que a empresa opere em larga escala. Ela pode ser atribuída á contabilidade ou a um departamento financeiro separado, mas precisa existir, de alguma forma, para fornecer técnicas e habilidades necessárias que possibilitem a empresa maximizar seus retornos, dada a amplitude de suas operações. (http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/gestaofinanceira.htm>ACESSO EM 04/03/2014 AS 12:06)

Diante da citação é possível dizer que uma empresa precisa ter uma visão voltada de uma forma diferenciada para a área de finanças. Pois a falta de controle pode acima de tudo levar a empresa a grandes riscos.

Gitman (2004) relata que, ‘’a área de finanças é vasta e eficaz, e afeta diretamente a vida de todos os indivíduos e as organizações de modo geral. Define finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro. Praticamente todas as pessoas e organizações recebem ou levantam, gastam ou investem dinheiro’’. (http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/gestaofinanceira.htm>ACESSO EM 04/03/2014 AS 12:10)

Diferente do produto que a empresa tenha por foco, a gestão financeira estará sempre à frente, pois a ‘entrada e a saída’ da empresa acabam sendo direcionadas para esse departamento a fim de que tenham estratégia e estrutura para administrar e gerir os valores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (174.3 Kb)   docx (795.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com