TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Financeira Empresarial: Desafios e Dificuldades

Por:   •  11/5/2021  •  Monografia  •  4.277 Palavras (18 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 18

Gestão Financeira Empresarial: Desafios e Dificuldades

Emmanuella Hutemann de Souza[1]

Flávia Vancim Franchone Massa [2]

RESUMO

A gestão financeira empresarial tem sido vista por uma dualidade constante, haja vista, que em meio a esses contextos, sucesso e fracasso estão atrelados. No entanto, vale ressaltar que muitos são os fatores que influenciam direta e indiretamente para que evidenciemos essa dualidade. Assim, toma-se como foco principal os desafios e dificuldades concernentes a gestão financeira empresarial, enfatizando sobre as nuances que permeiam o fracasso de muitas empresas. Tendo em vista as premissas abordadas, este trabalho justifica-se em apresentar o contexto panorâmico na atualidade em relação a esses desafios e dificuldades evidenciados, objetivando identificar os fatores que permeiam esse universo, bem como analisar as consequências de uma má gestão financeira, além de promover e suscitar mais informações sobre a área financeira de uma empresa e a importância de uma boa gestão. Para tanto, como pressupostos metodológicos, usou-se de uma pesquisa de cunho bibliográfica, de natureza qualitativa, com abordagens descritivas, os quais foram embasados sobre as teorias previstas em literaturas já conhecidas no meio acadêmico e fora dele.

Palavras-Chave: Gestão. Desafios. Dificuldades.

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que a gestão financeira é um tema bastante debatido e evidenciado na atualidade, sendo discutido em diversos segmentos. Com base nisso, este trabalho apresenta um contexto sobre tais pressupostos, onde ressalta-se que em meio a um cenário econômico competitivo, muitas empresas acabam passando por diversas dificuldades e desafios.

São muitos os fatores que estão associados ou atrelados ao sucesso e/ou fracasso de uma empresa por exemplo, onde pode-se notar que cada vez mais torna-se importante uma gestão eficaz como aliada insubstituível para o bom andamento e desenvolvimento de uma empresa.

 Um outro ponto a ser destacado, reflete a concorrência entre as organizações, que sem dúvida nenhuma, faz crescer cada vez mais a importância de os gestores manterem-se atualizados para a tomada de decisões rápidas e eficazes.

Em vista disso, este estudo pauta-se em apresentar os desafios e dificuldades concernentes a gestão financeira empresarial, enfatizando sobre as nuances que permeiam o fracasso de muitas empresas, além de identificar fatores que influenciam direta e indiretamente para um “possível” fracasso, bem como promover mais informações sobre a temática baseada em literaturas já existentes.

Para tanto, faz-se necessário justificar este estudo, uma vez que ele surgiu da necessidade em compreender o meio empresarial, destacando o segmento financeiro de uma empresa, onde observou-se que em meio a uma sociedade consumidora ao extremo, muitas empresas de pequeno porte não conseguem passar por dificuldades, seja no início do empreendimento ou na fase que a mesma já se encontra meio estruturada.

Ao suscitar e levantar questões sobre a temática, evidenciava-se que este assunto ainda precisa ser massificado e trabalhado com mais intensidade nas literaturas, uma vez que suas nuances sempre permeiam um universo empresarial para empresas de grande porte, o que faz com que relativamente os estudos se voltem mais para este segmento.

Então, para o embasamento teórico deste trabalho, foi usado materiais advindos de outras literaturas de teóricos renomados, livros, revistas e artigos que puderam dar veracidade e embasamento legal para este estudo, pautando assim, esta pesquisa de cunho bibliográfica, que conforme Silva (2010, p.54) pesquisa bibliográfica é “uma pesquisa que explica e discute um tema ou problema com base em referencias teóricas já publicadas em livros, revistas, periódicos, artigos científicos e etc.” ,de natureza qualitativa e caráter descritiva, com abordagens exploratórias.

Com base nisso, este trabalho segue estruturado de maneira a apresentar um contexto metodológico, onde em seu primeiro tópico faz a apresentação deste estudo; em seguida, apresenta o referencial teórico; depois traz a análise das literaturas em seu resultado e discussões, e por último apresenta as suas conclusões finais e pareceres sobre a temática abordada.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

  1. ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA

Ao contextualizar a administração financeira, é necessário que levemos em conta fatores internos e externos que a envolve. Todavia, é preciso conceituar o que seria a administração financeira na atualidade.

Levando em consideração ao que foi exposto, Gitman (2010) diz que a administração financeira é a área em que se tomam decisões, destinadas a maximizar o valor da empresa.

Ainda para Gitman (2010), a administração financeira desempenha um papel importante através do administrador financeiro, o qual administra todos os tipos de finanças de uma empresa, buscando sempre acompanhar as mudanças no ambiente externo e interno no meio econômico, elevando a sua importância e responsabilidade.

Vale ressaltar ainda, que a administração financeira é vista sob óticas diferentes, e retomam objetivos e papeis segundo alguns teóricos, como o alicerce principal para uma boa gestão.

Assim, para Hoji (2010):

A Administração Financeira tem o objetivo econômico de maximizar a riqueza de seus proprietários, através de um retorno compatível ao risco assumido. A geração de lucros e caixa permite que a empresa reinvista seu lucro em benefício da comunidade, dos seus funcionários e nela própria.(HOJI,2010,p.43).

Já para Maximiano (2009):

A administração é essencial para a organização das empresas, desde a sua inclusão no mercado, em sua permanência e sucesso. Em uma empresa é necessário que todas as decisões passem antes por uma análise financeira que demonstre sua viabilidade, para que se possa alcançar o objetivo geral da organização (MAXIMIANO, 2009,p.21).

Em vista disso, ressalta-se também sobre um fator muito importante para o contexto da administração financeira, a qual está associada a globalização e a tecnologia da informação, que aparecem como nova tendência do século XXI, o que consequentemente traz consigo pontos positivos e negativos a serem estudados, buscando assim aprimoramento e criatividade para enfrentar os desafios de um cenário moderno (BRIGHAM e EHRHARDT, 2010).

No entanto, é necessário ressaltar que esta tecnologia agregada de maneira eficiente, permite a qualquer segmento uma administração financeira mais eficaz, ou seja, uma gestão de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com