TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Por Competências: Um estudo dos impactos gerados na avaliação de desempenho e remuneração

Por:   •  24/4/2020  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Disciplina: Administração de Pessoas II -  Profa. Raissa Dália Paulino

RESENHA DE ARTIGO

Identificação do aluno:

Nome do aluno:

Rafaela Araújo Firmino

 

I - Identificação da Obra:

SILVA, Leila Vaz; LUZ, Talita Ribeiro. Gestão por competências: Um estudo dos impactos gerados na avaliação de desempenho e remuneração. Revista Gestão e Sociedade, v. 4, n. 8, p. 539-561, mai./ago. 2010.

II - Resumo das ideias do Autor

          Segundo a pesquisa das autoras, o estudo da competência ligada a Gestão de Pessoas tem sido um tema frequente no mundo das organizações. Considerando-se a importância dos indivíduos para o bom desempenho das empresas, é imprescindível que a seleção de pessoas seja feita com base na relação do perfil dos candidatos com a função a ser exercida por ele, observando se as suas expectativas são as mesmas da organização.  Assim, surge a abordagem das competências individuais. Por sua vez, as funções exercidas por meio dessas competências devem ser avaliadas e remuneradas. Nesse pressuposto, o estudo buscou descrever e analisar com base na Gestão por competências o papel da avaliação de desempenho e seu impacto na remuneração.

          A fim de atingir o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa exploratório-descritiva, por meio de entrevista em uma empresa mineradora. Foi observado que a implantação do sistema de gestão por competências deu aos colaboradores um melhor entendimento sobre seu papel na organização. Percebeu-se também que a avaliação de desempenho favorece a identificação de oportunidades individuais de desenvolvimento que levam a uma posição diferenciada, mais não interfere diretamente na remuneração, sendo as diferenças salariais definidas pela complexidade do trabalho e não pela posição. Entretanto, o estudo limitou-se devido o curto prazo de implantação do processo de gestão por competências pela empresa pesquisada. Sugere-se assim que em outros estudos sejam analisadas empresas com período maior de implantação do processo.

III - Opinião sobre o Texto Lido

          Em um ambiente de negócios movido por mudanças constantes, abordar o tema de competências na Gestão de Pessoas é de grande importância. É também evidente que o processo de avaliação de desempenho proporciona grandes contribuições para o desenvolvimento pessoal e organizacional. Entretanto, no critério remuneração ainda existe um déficit por parte da maioria das organizações, que se baseiam no cargo ocupado e deixam de lado os resultados alcançados, sendo aqueles que mais contribuíram menos recompensados em função de sua posição organizacional.

          É necessário que as organizações observem a avaliação de desempenho como um instrumento para medir não somente o desenvolvimento dos colaboradores, mas também seja utilizada como critério de recompensa ao analisar as metas, objetivos e resultados alcançados e assim como a organização pesquisada adotem a gestão por competências, definindo suas diferenças salariais pela complexidade dos trabalhos realizados e não meramente pelo cargo ocupado.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com