TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica x Administração Privada

Por:   •  26/11/2019  •  Dissertação  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

DIFERENÇAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA

        Ao analisar as diferenças entre a Gestão Pública e a Administração Privada, verifica-se que um dos pontos de divergência é a finalidade, já que a primeira estaria voltada principalmente aos interesses coletivos e a segunda direcionada a obtenção de lucro. Todavia, quando se coloca em destaque a função social das empresas privadas tal diferença parece se atenuar. Assim, (1) pode-se afirmar que o fato de uma empresa privada cumprir função social faz com que sua estratégia administrativa se aproxime do planejamento de uma gestão pública?. (2) Se sim, ou se não, em que medida e por qual/quais motivo (s)? (3)Haveriam outros pontos de convergência entre a administração privada e a gestão pública?.

Em resposta a essas questões consideramos que:

        (1)(2) Sim. A Empresa Privada em se valendo de uma Estratégia Administrativa implementará de igual forma que na Gestão Pública, um conjunto de diretrizes, opções e valores para alcançar seus objetivos de médio e longo prazo, levando em conta, também, os aspectos atinentes aos compromissos da função social a que se propôs cumprir. Da mesma forma irá estabelecer Objetivos, Programas, Projetos, elaborará Planos de Ação e estabelecerá as Metas, as Estratégias e Táticas necessárias para alcançar os Objetivos colimados. Para isso, empregará a intensidade, a medida necessária de esforço para atingir não só seus objetivos principais, como também o efeito e objetivo social desejado, tendo como elemento motivador o integrar-se ainda mais na sociedade como cumpridora de um papel social relevante que a apresente com simpatia perante sua clientela potencial e que possa traduzir-se em boa vontade e em propensão do público a consumir os seus produtos.

        Por fim, julgo oportuno ressaltar que a Estratégia Administrativa e ate mesmo o Planejamento se desenvolveram por excelência nas esferas privadas em face da intensa competitividade de seu ambiente o que, recomenda, ainda, o uso intensivo dessas ferramentas como um todo.

        (3) Sim, há diversos. Os problemas organizacionais e os desafios são similares tanto na Administração Privada quanto na Gestão Pública. Dessa forma, observa-se a existência de muitos pontos de convergência no que concerne às duas administrações haja vista que processos administrativos como Planejamento, Organização, Direção, Controle e a adoção de modelos de gestão privada são muito utilizados por organizações do setor público que nela vem se inspirando desde longa data. Em ambos os setores questões relacionadas à administração tradicional como Administração de Materiais, Recursos Humanos, Finanças, Contabilidade, Orçamento, Prestação de Serviços, Atendimento ao Público e Tecnologia de Informação, etc. estão igualmente presentes e recebem tratamento similares. Assim, hoje em dia vemos muitas técnicas como a busca da gestão por resultado, uso do "balanced scorecard" no contexto do planejamento estratégico, a adoção de outros sistemas de planejamento, monitoramento e avaliação; e a busca crescente da eficiência. Por outro lado é comum encontrar hoje empresas privadas usando praticas como Tomada de Preços, Licitação etc. Portanto, modelos de administração gerencial similares são aplicados tanto no setor privado quanto no setor publico. Em síntese podemos afirmar que ambas as gestões quer públicas quer privadas, dentre outros pontos de convergência, estabelecem objetivos; estruturam-se para realizar atividades; utilizam-se do planejamento e da gestão estratégica, aderem às novas tecnologias visando a um melhor acesso e mobilizam recursos humanos e materiais na busca da consecução de seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com