TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Milk: A Voz da Igualdade - Esfera Publica e Esfera Privada

Por:   •  12/11/2015  •  Dissertação  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 3

Milk: A Voz da Igualdade

Filme de 2008

O filme conta a história de Harvey Bernard Milk, um matemático dos Estados Unidos, nascido em Woodmere, em 1930. Milk tornou-se o primeiro político assumidamente gay a chegar a um alto cargo nos Estados Unidos. Em 1977 ele virou supervisor na cidade de São Francisco, representando o recém criado 5º Distrito. Foi morto no final de 1978, pelo ex-supervisor, por razões políticas e não diretamente relacionadas com a sua sexualidade.

O filme se parece muito com um documentário não sobre a figura de Milk, mas também sobre a vida cotidiana e as lutas ideológicas nos Estados Unidos dos anos setenta, momento em que as discussões sobre os direitos de gays e lésbicas começam a ganhar grandes proporções.

Citações a esta questão e a outras similares aparecem ao longo do filme, como telefonemas recebidos por Milk de jovens que estão sofrendo homofobia e têm medo de se assumirem publicamente. Ele achava que era de grande importância assumir-se homossexual, pois segundo ele, cidadania só se conquistava com visibilidade. Seus conselhos sempre são no sentido de procurarem um grupo de apoio em cidades maiores, onde a desigualdade possa se expressar e enfrentar menos crueldade. A partir da ideia de Milk, um movimento social organizado de gays e lésbicas é criado.

O filme mostra três cenas bem marcadas sobre a intimidade de Milk, a separação de seu primeiro namorado que não aguentou as campanhas políticas fracassadas, as depressões constantes do último namorado, que o leva a suicidar-se e a gravação das fitas a serem ouvidas depois de sua morte, como um testamento.

A trajetória de Milk nos permite entender sua militância sobre os direitos humanos de maneira mais ampla, particularmente à causa homossexual, mas também podemos observar seu reconhecimento na igualdade de direitos

A tarefa dos militantes era muito intensa, além de enfrentar o discurso heterossexual da época, ainda precisavam construir um discurso de igualdade em termos de direitos.

A homofobia é resultado de emoções, condutas e ideologias que têm um fim comum o desprezo a homossexuais. Esta é uma realidade existente ainda hoje, como na época de Milk. O discurso heterossexual ditava a diferença homossexual, não apenas no mundo nos desejos, mas, sobretudo no mundo da política. Gays e lésbicas são excluídos do mundo dos direitos comuns a todos. As reivindicações pela igualdade conflitam com a tradição moral do ser humano. O que faz parecer que os homossexuais são sujeitos menores, aos quais a cidadania integral não está integrada. A sexualidade do indivíduo é tida como referência para a identidade do mesmo. Um problema, pois, isto não acontece com os heterossexuais.

A luta travada para obter visibilidade, muitas vezes pode ser entendida como uma manifestação mesquinha do ego humano, que sempre deseja estar no centro das atenções. Mas a visibilidade, ou a busca por ela, tem contornos mais dignos, em alguns casos. Ela pode servir como ferramenta para promover uma viabilidade de causas sociais, que podem entrar para a pauta de discussões na esfera pública, graças à repercussão que recebem.

No filme mostra que o movimento iniciado por Harvey Milk, em sua luta pelos direitos dos gays, passa por vários estágios até a sua constituição como causa social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com