TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPRESA PÚBLICA E EMPRESA PRIVADA : SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS E APLICAÇÕES

Dissertações: EMPRESA PÚBLICA E EMPRESA PRIVADA : SUAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS E APLICAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.798 Palavras (12 Páginas)  •  2.481 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O presente trabalho é sobre empresas públicas e empresas privadas, mais concretamente a história das empresas, objetivos, características. É objetivo deste trabalho apresentar as diferenças e aplicações de empresas públicas e empresas privadas. Está organizado em 5 partes. No primeiro capítulo está sendo explicado o que são empresas, como surgiram e suas características , no capítulo 2,3 e 4 o que são empresas públicas e privadas e no 5 o papel do administrador dentro das organizações.

1 - EMPRESAS

Nas últimas décadas o crescimento de empresas está crescendo disparadamente, cada vez mais as pessoas almejam ter seu próprio negocio ou fazer parte de uma grande empresa, mais este processo crescimento foi desenvolvido muito lentamente. Até o século XVIII as empresas eram poucas, foi só a partir da invenção da máquina a vapor, desenvolvida por James Watt, que as empresas evoluíram e começaram a crescer rapidamente, gerando assim varias mudanças nos modos de produção, e em todo o sistema da sociedade.

Surge assim neste período a Chamada Revolução Industrial, que nasceu na Inglaterra e se expandiu para o Mundo inteiro, a principal particularidade dessa revolução foi à substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Foi de extrema importância a Revolução Industrial para toda sociedade, teve-se que criar um novo modelo de administrar as empresas e as comunidades, pelos rápidos avanços produtivos, a revolução tornou os métodos de produção mais eficientes e eficazes, os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, com preços mais baixos e estimulando o consumo.

Em consequência de todas estas mudanças, foi criado um novo conceito de administração de empresas, produção e vida das comunidades, germinando a nova sociedade industrial, criando novas ideologias políticas que geraram novos saltos qualitativos até aos tempos contemporâneos, constituindo a gênese da história do Homem e da sua vivência em comunidade.

Foi de extrema importância a Revolução Industrial para nos administrados , o Mundo almeja cada vez mais pela inovação, tudo mudou a administração também, as empresas não podem mais continuar a resolver seus problemas da maneira tradicional, dessa forma elas não irão alcançar os resultados adequados tanto a que hoje já não mais só as maquinas substituindo os músculos humanos, mas os computadores substituindo o célebro humano. Investimentos em pesquisas e tecnologia são fundados para o avanço e sustentabilidades dentro do atual quadro que as empresa se encontram, concorrência e insegurança de futuro.

1.2DEFINIÇÕES DE EMPRESA

O que é uma empresa:

Uma empresa é uma unidade econômico social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos fatores produtivos como exemplo: trabalho, terra e capital.

Segundo o dicionário Aurélio empresa é: Execução de um projeto; cometimento, empreendimento. /Unidade econômica de produção: existem empresas privadas, públicas e de economia mista. / Negócio, sociedade comercial.

1.3CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS

Empresas são grupos organizados que contam com recursos que são: matérias e humanos, visando o alcance de objetivos.

Empresas Prevêem valores , padrões , modelos e normas.

Empresas são dirigidas por uma pessoa ou por grupos, que se encarregam de organizá-la e se responsabiliza pelo bom andamento.

Objetivos: econômicos, sociais, culturais, assistenciais ou outros.

1.4 ORGANIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Propriedade- Função desempenhada pelos proprietários.

Administração – Funções de planejamento, coordenação, avaliação, controle.

Produção – Funções de execução compreendendo chefia, encarregatura e operariado.

Comercialização - Função de marketing e de vendas.

Recursos Humanos – Especialistas de nível universitários.

Recursos Materiais – Instalações físicas, maquinários.

Recursos Financeiros – Próprios ou captados em banco , mercado.

Recursos Institucionais – Leis e decretos, estatuto.

2- EMPRESAS PRIVADAS E EMPRESAS PÚBLICAS

As empresas são dividas em duas categorias empresa públicas e empresa privada.

2.1 ORGANIZAÇÃO PRIVADA E PÚBLICA

PÚBLICAS PRIVADAS

São Prestadoras de serviço Hábeis na produção

Comportamento burocrático Internamente eficientes

Ineficiente no empreendedorismo Altamente empreendedoras e agressivas

Falta de espírito de aventura Comprometidas na busca do lucro com determinação

A distinção entre os tipos de organização é que, a organização privada tem como medida de eficiência, o lucro e a pública, a eficiência de seus serviços prestados à população. Uma característica distinta entre as organizações está relacionada com os recursos humanos. Na organização pública há os concursos públicos, plano de carreira e cargos de confiança que mudam a cada gestão, já na organização privada, a permanência de funcionários se dá até que os dirigentes decidam se eles ficam ou não, há predominância de competitividade entre as pessoas.

3- EMPRESAS PÚBLICAS

No Brasil as empresas públicas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com