TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão comercial

Por:   •  24/5/2015  •  Abstract  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

A Macroeconomia

Hoje a frota de carros no Brasil, segundo o site g1.globo, é em torno dos 45,4 milhões de carros, o consumo de combustível ano já é muito alto, e ainda havendo um aumento de 5%, não iremos ter demanda suficiente tendo assim que importar, gerando um aumento no valor final do combustível.

Isso trará um impacto enorme na economia do pais, pois aumentando combustíveis aumenta os custos de transportes, assim as empresas tendo que repassar o custo a mais que tem para os seus produtos para poderem equilibrar, assim o produto final acaba saindo mais caro para o consumidor.

E esse aumento não é só no combustível, e sim em todos os setores, pois todos depende dele para se manterem, toda e qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte será afetada.

Vamos pegar o exemplo de uma empresa de polietileno: essa empresa produz matéria prima para produtos plásticos, ela terá um considerável acréscimo no custo de transporte em uma carga de sua matéria prima, para ser viável ela se manter no mercado terá que aumentar o custo do seu produto. Sendo assim aquela média empresa que compra o polietileno pra transforma-lo em embalagem plástica pagará mais caro pela matéria prima do seu produto tendo assim que cobrar mais caro o quilo de sua embalagem pronta. Consequentemente o cliente desta média empresa também cobrará mais caro seu produto, pois pagou mais pela embalagem que utilizou. E esse efeito cascata acaba em nossos lares.

A política macroeconômica refere-se ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo visando afetar agregados econômicos, como: crescimento da economia, inflação, taxa de desemprego, balanço de pagamentos e distribuição de renda. De acordo com esse sistema podemos indicar como exemplo a Petrobrás, já que a gasolina advinda da mesma aumentou seu valor, por uma influência governamental, em função desta influência o preço subiu. Supermercados sobem os preços dos alimentos, pois a taxa mínima do governo já vem em um valor alto, portanto o mercado constitui um lucro em cima deste produto. Uma área que é bem afetada com influências governamentais é a área de transporte, pois ela aumenta o valor do frete para aquele o local onde possui pedágios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com