TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Produção

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DE CASO

1. Introdução

Um dos principais desdobramentos dos avanços tecnológicos nos últimos vinte anos foi o impacto positivo gerado nas organizações industrias ao redor do mundo. O desenvolvimento da TI (tecnologia da informação) e a utilização em larga escala da internet aceleraram o volume produzido das industrias e em paralelo tornaram possível a oferta de produtos de excelente qualidade no mercado. As empresas tem tentado permanentemente se alinhar a este novo cenário investindo cada vez mais em processos produtivos mais eficientes em termos de custos e tempo de processamento. Por outro lado, temos uma demanda cada vez mais complexa com padrões mais rigorosos a respeito do atendimento de suas necessidades. A utilização de sistemas de produção adequados aos diversos tipos de demanda parece ser o grande desafio das organizações do futuro.

2. Objetivo da Atividade

O Objetivo da atividade é, através dos casos propostos identificar qual o melhor sistema de produção se encaixa a luz das informações concedidas no problema. Vale lembrar que devem ser apresentadas uma exposição de motivos para sustentar a adoção do modelo de produção escolhido.

3. Caso – Análise dos Sistema de Produção das empresas Brasil Mar Aberto, Cerâmica Nacional e Sport Car

De acordo com Chiavenato (2005), cada empresa adota um sistema de produção para realizar suas operações e produzir seus produtos e serviços da melhor forma possível, e com isso garantir a eficiência e a eficácia. O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e as matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado conforme a figura abaixo:

[pic 2]

Orientações- Leia atentamente os casos apontados a seguir usando com tese principal da análise os sistemas de produção utilizados em cada organização. Procure utilizar seus conhecimentos a respeito das principais características dos sistemas de produção apresentados no curso.

Caso 1 - A Brasil Mar Aberto é um empresa de capital aberto que foi fundada no Brasil há aproximadamente 30 anos. A organização possui uma frota de nove navios que foram construídos no final dos anos 80. A empresa em questão presta serviços de transporte marítimo para as grandes indústrias exportadoras do mundo. Suas rotas principias são Brasil x Inglaterra e Brasil x Cingapura.  É importante ressaltar que a organização fatura aproximadamente 20 milhões de reais por ano através da movimentação das cargas contratadas. Recentemente a Brasil Mar Aberto venceu uma licitação para prestar serviços logísticos em mais três novas rotas, são elas Brasil x Austrália, Brasil x Estados Unidos e Brasil x Canada.  Esta conquista demandou a aquisição de mais 3 navios.

Caso 2 - A Cerâmica Nacional é uma empresa familiar fundada em 1950 em São José dos Campos e atua no mercado comercializando um portfólio variada de cerâmicas para construção civil. A organização em 1980 foi adquirida por um grupo americano que decidiu em 2005 abril seu capital na bolsa de valores. A empresa fatura cerca de 80 milhões de reais por ano e seus principais concorrentes são grande empreiteiras e empresas de engenharia em geral. Recentemente a direção da Organização informou a seus investidores que irá ampliar sua produção visando atender o recente aquecimento no mercado.

Caso 3 - A Sport Car é uma organização americana, fundada na cidade de Detroit em 1965 que tem como principal atribuição fabricar carros populares. A organização direciona seus esforços para as classes menos favorecidas visando oferecer uma combinação atraente de custo benefício a seus clientes. Com o desenvolvimento tecnológico acelerado nos últimos anos, a empresa conseguiu alavancar a vendas de seus  carros para outros estados americanos. Hoje o principal desafio da empresa é produzir carros visando o suprimento de países emergentes como o Brasil. A exportação seria um grande passo no processo de internacionalização da empresa.

4. Problemas do caso

Perguntas:

  1. Explique com suas palavras qual sistema de produção que melhor se encaixa na organização Brasil Mar Aberto. Justifique sua resposta. (1 ponto)
  2. Você acredita que a Cerâmica Nacional pode ser considerada uma empresa que produz continuamente? Justifique sua resposta. (1 ponto)
  3. Seria correto afirmar que a Sport Car é uma empresa que produz utilizando a metodologia de lotes. justifique sua resposta (1 ponto)?
  4. Em sua opinião qual das organizações apresenta maior risco de mercado, ou seja,  pode sofrer impactos em função de oscilações de demanda x oferta no mercado. Justifique sua resposta (1 ponto)

Desafios:

  1. Identificação do Problema.
  2. Propostas de Solução.
  3. Avaliação das Propostas e Escolha da Solução.
  4. Implantação.

Referências Bibliográficas.

(Abordagem na Resolução de Problemas – Laudon&Laudon)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (141 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com