TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da Qualidade - Gurus da GQT

Por:   •  12/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRARIAS - CCHSA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS - DCSA

DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PROFESSOR: EUFRÁSIO

ALUNO: GLEYDSON SANTOS NASCIMENTO MAT: 41213191

DISSERTAÇÃO: FORMAÇÃO DO CONCEITO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL SEGUNDO KAORU ISHIKAWA

08 DEZEMBRO 2015

BANANEIRAS-PB

FORMAÇÃO DO CONCEITO DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL SEGUNDO KAORU ISHIKAWA

Nos últimos tempos com o advento da globalização, as empresas têm sido pressionadas por acirrada disputa de mercado. Neste contexto, uma organização deve ser compreendida como "unidade social artificialmente criada e estruturada, continuadamente alterada para se manter no tempo, e com a função de atingir metas específicas que satisfaçam as necessidades de seus participantes e da sociedade".

Segundo Garvin (1992, p. 25), neste momento, "pela primeira vez, altos executivos, em nível de presidência e alta diretoria, expressam interesse na qualidade, ligando-a com lucratividade, definindo-a do ponto de vista do cliente e requerendo sua inclusão no processo de planejamento estratégico". Pensa-se agora na qualidade não só dos serviços e produtos mais um modelo de referência para a gestão pela qualidade total adotado seguem em boa parte os princípios praticados por destacadas empresas japonesas, norte-americanas e europeias e expressos nos trabalhos de ISHIKAWA (1993), MERLI (1993) e GALGANO (1993).

Com os novos conceitos surgem os gurus é um termo com origem no sânscrito e significa "professor". No hinduísmo, uma das religiões indianas, o termo é utilizado para designar um guia espiritual. O guru é aquele que possui elevado conhecimento filosófico, nesse caso um guia empresarial. O conceito da gestão da qualidade total refere-se ao conjunto de atividades correlacionadas e imprescindíveis para assegurar que um produto ou serviço tenha a qualidade desejada. Segundo o livro “gestão da qualidade total”  o fato de conceituação da gestão da qualidade total ser conceitua e se modela basicamente nos gostos dos e preferencias dos clientes e consumidores. O guru estudado nessa dissertação se trata de KAORU ISHIKAWA que ficou muito conhecido por ter desenvolvido o diagrama da espinha de peixe. Segundo Ishikawa Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor e está associado principalmente ao “circulo da qualidade”, que são pequenas equipes, geralmente da mesma área de trabalho, que voluntária e regularmente se reúnem para identificar, investigar, analisar e resolver os problemas que surgem no trabalho.

Kaoru Ishikawa (1915-1989), nascido em Tokyo, o mais velho dos oito filhos de Ichiro Ishikawa. Educado em uma família com extensa tradição industrial, graduou-se em Química na Universidade de Tokyo em 1939. De 1939 a 1941 trabalhou no exército como técnico naval, então foi trabalhar na “Nissan Liquid Fuel Company” até 1947. Exerceu também a o ensino na área de Engenharia na mesma Universidade em que se formou. Em 1949, Ishikawa entrou para a União Japonesa de Cientistas e Engenheiros (JUSE), um grupo de pesquisa de controle de qualidade.

Segundo Ishikawa (1993), visando buscar estratégias para lidar com as novas forças de volume e complexidade, os gestores do início do século passado utilizaram-se de duas estratégias de nomes genéricos: a engenharia da qualidade e a engenharia da confiabilidade. A primeira originou-se na década de 1920 e utilizava métodos estatísticos com a finalidade de controlar a qualidade em fabricação. A segunda originou-se na década de 1950, como resposta aos “sistemas complexos”, relacionando-se com a conformação da confiabilidade de fórmulas e de bancos de dados capazes de quantificar a confiabilidade.

Segundo Ishikawa (1993), as empresas da década de 1950, buscando alocar estas duas novas especialidades no quadro organizacional, criaram departamentos denominados controle da qualidade ou garantia da qualidade, liderados por um gestor da qualidade responsável pela inspeção e teste. Ele teve uma grande parcela na contribuição para  GQT (gestão da qualidade total), ele sistematizou os sete instrumentos para o controle da qualidade como: Análise de Pareto, Diagramas causa-efeito, Histogramas, Folhas de controle, Diagramas de escala, Gráficos de controle e Fluxos de controle. Na analise de Kaoru Ishikawa quis mudar a maneira das pessoas pensarem a respeito dos processos de qualidade. Para Ishikawa, “a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”. 

Ishikawa é considerado um pioneiro no controle da qualidade total, e dentro essa visão ampla para o conceito de qualidade, este também pode ser chamado  conforme ele mesmo diz, de ”controle de qualidade integrando”, “controle da qualidade com participação total”, e “controle de qualidade da administração”; o importante e que todos estejam participando. Falando um pouco sobre o seu diagrama mais conhecido o Conhecido popularmente como espinha de peixe, o diagrama de causa e efeito surgiu na década de 40 desenvolvido por Kaoru Ishikawa, como uma ferramenta com objetivo de identificar problemas no processo de produção de um produto. Já muitas décadas depois, a espinha de peixe ainda é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas no mundo todo! Seu uso não se limita, entretanto, apenas às linhas de produção industrial e pode te ajudar a entender seu startup de acordo com a análise dos processos utilizados para alcançar os objetivos desejados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com