TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão SEGURANÇA E SUAS RELAÇÕES

Trabalho acadêmico: Gestão da qualidade, gestão ambiental, gestão SEGURANÇA E SUAS RELAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DA QUALIDADE, GESTÃO AMBIENTAL, GESTÃO DE SEGURANÇA E SUAS RELAÇÕES

RESUMO

O presente trabalho aborda o relacionamento das normas NBR ISO 9001 sobre garantia de qualidade, ISO 14001 sobre gestão ambiental e OHSAS 18001 sobre saúde e segurança no trabalho, quais são os benefícios para a empresa e quais suas exigências, visando sempre à melhoria da organização.

No decorrer deste trabalho podemos observar as dificuldades encontradas para a implantação dos três sistemas de gestão, e também as facilidades e os benefícios que eles trazem as organizações.

Chegamos à conclusão de que hoje em dia para as empresas se manterem competitiva no mercado de trabalho precisam se adequar aos sistemas de gestão, pois se tornou um diferencial de grande valor.

Palavras chave: Qualidade, gestão, ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................01

2 OBJETIVOS......................................................................................02

3 MATERIAIS E MÉTODOS..................................................................03

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES........................................................03

5 CONCLUSÃO....................................................................................13

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS....................................................14

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia em nosso país as empresas são marcadas muitas vezes pela qualidade de seu produto e pelo custo beneficio, a necessidade dessas empresas de adotarem um sistema de gestão integrado vem crescendo de acordo com o aumento das organizações de diferentes categorias e sua acirrada concorrência.

Para ser competitiva a empresa deverá mudar seu conceito produto-cliente para empresa-sociedade, não basta apenas à empresa se preocupar com a qualidade do seu produto ou serviço, agora a necessidade da empresa atuar de uma forma responsável, respeitando o meio ambiente e a saúde de seus colaboradores bem como de seus clientes.

A fiscalização para essas áreas atuantes é muito rigorosa por isso as empresas vêm buscando possuir o sistema de gestão integrado para se manter no mercado de trabalho, afinal qual seria o cliente que compraria um produto ou serviço que sua qualidade fosse duvidosa? Ou que agredissem o meio ambiente podendo afetar até a sua saúde? Pensando assim as empresas que não se dispuserem a buscar a certificação integrada poderá de alguma forma ter uma recaída no mercado de trabalho, pois o mercado exige, a legislação obriga e ainda poderá ser uma grande oportunidade para a organização.

Antes de ser um problema a mais para o já conturbado mundo empresarial, a introdução de práticas que visem à melhoria da qualidade, meio ambiente e saúde e segurança pode representar uma excelente oportunidade para a empresa aumentar a sua competitividade.

Sem dúvida para a organização a implantação do Sistema Integrado de Gestão representa um investimento direto na modernização da gestão da empresa, propicia a redução de custo, aumenta a satisfação dos colaboradores e confiança dos clientes, resultando em melhores resultados para a empresa e a sociedade. A Gestão Integrada conduz a empresa para a excelência empresarial.

2. OBJETIVOS

Abaixo se descreve o objetivo geral e o objetivo especifico deste trabalho, a fim de demonstrar o tema abordado e seus resultados.

2.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo da comparação é demonstrar que ambos os sistemas podem ser utilizados conjuntamente por aquelas organizações que já estejam operando uma dessas normas e desejem operar as outras.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conseguir entender as relações dos sistemas de gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão de segurança, baseadas nas normas ISO 9001, ISO 14001 E OHSAS 18001.

• Mostrar a importância da implementação de um sistema de gestão integrada.

• Discutir a importância e suas inter-relações: ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 em uma organização sejam elas qual for o seu segmento.

• Entender o conceito de cada gestão.

3. MÉTODO DE TRABALHO

Essa é uma pesquisa documental, foi realizada uma investigação, por meio de documentos, com o objetivo de descrever e comparar as relações entre as normas de certificação ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, suas diferenças e outras características.

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 SISTEMA GESTÃO QUALIDADE, MEIO AMBIENTE E SAUDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Sistema, conforme Chiavenato, (Chiavenato, 2000), é um conjunto de elementos interdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma que dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada.

Um sistema de gestão tem como objetivo agregar constantemente valor nos produtos ou serviços fornecidos pela empresa ao cliente, obter a melhoria contínua dos resultados operacionais e satisfazer os funcionários e a sociedade com a contribuição social da empresa e o respeito ao meio ambiente.

A ISO é uma organização não governamental fundada em 1947,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com