TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Operações e Cadeia de Valor

Por:   •  11/3/2016  •  Dissertação  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 3

Curso:

Administração

Módulo:  

Gestão de Operações e Cadeia de Valor

Professor:

Nadia Geosef Bandouk

Título:

Qualidade

Semana:

15/02/2016 à 27/02/2016

Objetivos:

  • Definir qualidade.
  • Conhecer o histórico e evolução da qualidade.
  • Definir as dimensões da qualidade.
  • Definir a função qualidade.
  • Conhecer o papel dos três pilares da qualidade.
  • Definir o que é a gestão da qualidade total nas empresas.

Palavras-chave:

Qualidade; Gestão da Qualidade; Satisfação; Conformidade; Valor.

Aluno (a): Débora de Almeida Castillo  Data:  27/02/2016

Atividade 1: Qualidade

  1. Considerando as afirmações abaixo qual é a alternativa correta? Justifique.

  1. Uma das abordagens para a definição de qualidade é o “enfoque baseado no usuário (do marketing)” e este enfoque apresenta qualidade como excelência; padrões rígidos e alto desempenho, exatidão e cumprimento de prazos. Ex.um tênis de elevada qualidade e estilo.
  2. Dentro da filosofia da Gestão pela Qualidade Total, a qualidade é originária do departamento de Controle de Qualidade e daí vem a importância da integração de todos dentro deste departamento na busca pela qualidade por toda a organização.
  3. O grande avanço na gestão da qualidade nas organizações iniciou-se após a 2ª Guerra Mundial, com o surgimento do enfoque ocidental (americano), que está baseado na motivação, capacitação e conscientização dos recursos humanos.
  4. Podemos dizer que o custo principal com qualidade compreende o gasto de se fazer coisas erradas, sendo estes custos evitáveis e, que se tratados adequadamente podem ser drasticamente reduzidos através de uma política adequada de gestão da qualidade.

Resposta: Alternativa “I” está correta, pois o significado de qualidade baseia-se na ausência de falhas, e atende por completo a necessidade dos clientes. Portanto trata-se de algo padronizado, ”deadlines”, excelência nos serviços em geral para garantir a satisfação do cliente.

  1. O que é TQM - Total Quality Management ou Gestão da Qualidade Total? Indique a alternativa correta e justifique.
  1. A interpretação que os especialistas em qualidade chegaram para equiparar os “CUSTOS DA QUALIDADE" com o CUSTO DA MÁ QUALIDADE.
  2. Quantificar o tamanho do problema em uma linguagem (dinheiro) que tem impacto sobre a administração, identificando as principais oportunidades para redução de custos.
  3. Uma atividade puramente operacional transformada em RESPONSABILIDADE DE TODA A ORGANIZAÇÃO.
  4. Estrutura operacional que integra toda a organização, documentada em procedimentos, tecnicamente e gerencialmente efetivos, para direcionar coordenadamente as ações da força de trabalho, para garantir a satisfação do consumidor a custos reduzidos.

Resposta: Justificativa IV esta correta, a Total Quality Management baseia-se na qualidade do produto,dentro de um processo rigoroso sistemático onde ocorre a integração de todas as áreas da empresa, parte interna e externa de modo que o cliente fique satisfeito.

  1. Leia o caso do hotel “Parkroyal Christchurch - página 98. Considerando a “Roda do GQT” identifique quais as áreas estão envolvidas nos processos do hotel?

Fonte: KRAJEWSKI, L.; RITZMAN, L.; MALHOTRA, M. Administração da produção e operações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 8. ed., 2009. – páginas 98 e 99.

Podemos identificar as áreas envolvidas nos processos do hotel baseiam-se em Benchmarking, ferramentas para solução de problemas, atividades em prol da melhoria continua para satisfação do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (118.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com