TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Patrimonio

Por:   •  19/7/2016  •  Dissertação  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

ALUNO: Luiz Cláudio Santos De Resende

GRUPO: 11

TUTOR: Jeferson Vidal Jacques

TAREFA DO ESTÁGIO DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA GMP

Novas Técnicas de Logística em Combate e suas relações com o modal Just in Time – Logítica na Medida Certa.

   1. Introdução

      A Função de Combate Logística desempenha papel fundamental no sucesso das operações militares. Algumas Operações Militares ocorridas nos últimos anos recorreram a Logística Moderna.  Nesse contexto, as Forças Armadas tem reavaliado o poder de combate da Força Terrestre e desenvolveu um novo Manual de Logística, o Manual de Campanha-EB20-MC-10204- Logística que tem por escopo a mudança de paradigma de uma logística territorial baseada em suas instalações no Território Nacional, para uma calcada na gestão das informações, distribuição, precisão e presteza do ciclo logístico e capacitação continuada do capital humano.

   2. Desenvolvimento

      Os principais parâmetros utilizados para que o Exército implemente novas conceituações na logística, foram o modal de logística empresarial Just in Time e a Logística na Medida Certa, modal bastante utilizado nas operações militares Serval, uma intervenção militar Francesa no Mali, na Operação Arcanjo, no Rio de Janeiro/RJ e na Operação Hiléia Pátria na Amazônia.

      A Operação Serval

      Em 11 de janeiro de 2013, a pedido das autoridades do Mali e da Organização das Nações Unidas, a França lançou a Operação SERVAL em apoio das forças armadas malianas. O seu objetivo era parar rapidamente o movimento das forças rebeldes em direção ao Sul do Mali, garantindo a proteção dos civis, cidadãos estrangeiros e a recuperação da integridade territorial e soberania do país.

      No que concerne à sustentação logística da Operação, o contributo dos EUA, Canadá e de alguns outros estados europeus, levou ao suprimento das necessidades francesas em termos de transporte aéreo tático e estratégico, desde o início da Operação. As distâncias internas entre os principais centros populacionais eram grandes e as vias de comunicação inter-regionais eram de estradas não pavimentadas. O calor teve impacto direto sobre o desempenho de equipamentos e materiais. Este fator representou um desafio constante, quer ao nível dos meios materiais quer humanos, pela necessidade de fornecimento de abastecimentos de vária ordem, fundamentalmente água potável. As aeronaves podiam transportar menos militares e equipamentos do que em condições normais. A força de apoio logístico necessitou assim de mobilizar recursos significativos. As unidades no terreno distavam entre si de grandes distâncias, levando a que todas as classes de abastecimento fossem geridas de forma cautelosa. A operação logística impunha uma multiplicidade de comboios, até sete simultâneos. No que diz respeito à manutenção, a fiabilidade dos meios empenhados, nomeadamente das viaturas blindadas, fora fundamental dadas as grandes distâncias a percorrer. Em termos sanitários, os meios empenhados permitiram uma resposta eficaz. O apoio médico foi integrado ao nível das companhias, permitindo desta forma um tratamento no menor tempo possível.

      A operação desencadeada pela França, não tem precedentes em termos de rapidez, efetivos militares e distâncias envolvidas. Esta operação impôs a necessidade de uma logística eficiente mostrando claramente a determinação e destreza das tropas francesas, que foram obrigadas a combater e viver em condições austeras.

      A Operação Arcanjo

      A operação do Complexo do Alemão denominada “Operação Arcanjo” se deu em 26 de novembro de 2010, após o governador do Rio de Janeiro solicitar ao presidente da República o emprego das tropas militares. A ocupação da localidade teve por missão “colaborar com a manutenção da ordem pública do estado do Rio, pacificar a região compreendida pelas comunidades dos Complexos da Penha e do Alemão, conduzindo operações tipo polícia, operações psicológicas e atividades de inteligência e comunicação social”.

      Durante a operação o emprego da logística foi realizado por um destacamento logístico em apoio operacional customizado às tropas.

      A Operação Arcanjo terminou em julho de 2012 e reestabeleceu a Ordem Pública com a substituição das tropas do Exército pela Polícia Militar e possibilitou ao governo do Rio de Janeiro a Implantação de 08(oito) UPP (Unidades de Polícia Pacificadora) nos Complexo do Alemão e da Penha

     A operação Hiléia Pátria

     No ano de 2012, para conter o avanço dos focos de desmatamento, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) e o Exército Brasileiro (EB), por intermédio da Força Tarefa Pátria Brasil, tropa constituída por Organizações Militares do Comando Militar do Nordeste, participaram da Operação Hileia Pátria na região noroeste do Maranhão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com