TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas de Antonio Carlos Gil

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese dos capítulos 1 e 2 do livro Gestão de Pessoas de Antonio Carlos Gil

CAPITULO 1: GESTÃO DE PESSOAS

O capítulo começa abordando uma evolução histórica tanto das nomenclaturas destinadas à área de gestão de pessoas quanto da própria administração de recursos humanos. Sendo a gestão de pessoas conceituada como “a função gerencial que visa a cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais”.

O ponto inicial da administração de recursos humanos refere-se à Administração Científica, um movimento que se fundamentava na racionalização do trabalho onde os esforços laborais seriam direcionados totalmente para o aumento do lucro. Seus precursores pregavam que para haver uma diminuição dos custos tinham de implantar um sistema que simplificasse cada atividade dos trabalhadores, desenvolvendo uma produção em massa, propondo ainda uma boa remuneração e uma jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos trabalhadores.

O movimento seguinte da escola de Relações Humanas identificou a necessidade de levar em consideração os fatores psicológicos e sociais na produtividade por meio dos estudos feitos em uma fábrica no distrito de Hawthorn. A partir daí começaram a ser levados em consideração temas como comunicação, motivação e liderança, e um novo conceito de Relações Humanas surgiu: “um processo de integração de indivíduos numa situação de trabalho, de modo a fazer com que os trabalhadores colaborem com a empresa e até encontrem satisfação de suas necessidades sociais e psicológicas”.

Já no movimento de Relações Industriais o aumento do poder dos sindicatos dos trabalhadores, após a Segunda Guerra Mundial fez surgir o departamento de relações industriais, onde as empresas começaram a levar em consideração as condições de trabalho dos empregados e a concessão de benefícios a eles.

A Administração de Recursos Humanos introduziu a Teoria Geral dos Sistemas nas atividades administrativas, identificando a própria organização como um sistema, sendo todas as partes desse sistema, os setores, interdependentes.

E por último a Gestão de Pessoas mostra a importância de valorizar os trabalhadores, uma que estes são peça chave na organização. Além disso, se tratadas como recursos as pessoas tendem a ser consideradas como patrimônio da organização, sendo proposto então que fossem tratadas como parceiras.

Para finalizar o capítulo, Gil identificas as principais atividades relacionadas a Gestão de Pessoas: recrutamento de pessoal, descrição de cargos, treinamento de desenvolvimento, avaliação de desempenho, motivação, negociação, planejamento e alocação interna, entre outras.

CAPITULO 2: DESAFIOS PARA A GESTÃO DE PESSOAS

Os diversos desafios que a Administração como um todo vem enfrentando demonstra uma transição turbulenta para o mundo contemporâneo. Além disso, a nova ordem econômica tem como principal recurso o conhecimento, trazendo um desafio ainda maior para a Gestão de Pessoas. Assim, são descritos três desafios ligados à administração.

Os desafios ambientais referem-se a forças externas que agem sobre as organizações, influenciando seu desempenho e que estão fora do seu controle. Entre eles está a revolução da informação e da comunicação, e a globalização, que torna o mundo cada vez menor e transforma as empresas em globais, exigindo dos gestores conhecimentos técnicos, cognitivos e interculturais. Há ainda a participação do estado nas relações de trabalho, a ampliação do setor de serviços com o aumento do nível de exigência quanto à qualidade, a diversificação da força de trabalho, e a alteração da jornada de trabalho por meio da introdução de tecnologias. E por último a ampliação do nível de exigência do mercado e a responsabilidade social também exigida pelos consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com