TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DOS CAPITULOS 3 E 4 DO LIVRO GEOGRAFIA -PEQUENA HISTORIA CRITICA- DE ANTONIO CARLOS ROBERTO DE MORAES...

Artigos Científicos: RESUMO DOS CAPITULOS 3 E 4 DO LIVRO GEOGRAFIA -PEQUENA HISTORIA CRITICA- DE ANTONIO CARLOS ROBERTO DE MORAES.... Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  3.048 Visualizações

Página 1 de 7

Capítulo III

Origem e Pressuposto da Geografia

A rotulação da geografia se deu dês da antiguidade clássica, especificamente ao pensamento grego. No entanto havia uma difusão deste termo, porém o conteúdo referindo era variado. Uma das delimitações do pensamento grego era com Tales e Anaximandro privilegiado o espaço e a discussão do formato da terra. Heródoto preocupava em descrever lugares, com fundamentos regionais. Isto sem falar nas questões tidas como geográficas, sem aparecer com esta designação, as relações entre o homem e o meio.

Dessa maneira, há uma dispersão do pensamento geográfico. No entanto tudo que se entende hoje como geografia não era apresentada com esta rotulação, esta situação permanece até o final do século XVIII. Porém existia autores que rotulavam os seus estudos como Cláudio Ptolomeu que escreveu a obra síntese geográfica resgatando o pensamento grego clássico, e também, Bernardo Varenius com a obra geografia generalis

que será um fundamento das teorias de Newton . Analisando estes autores, e seus temas tratados pouco tem em comum, com o que é considerado geografia .

No final de séc.XVIII não é possível padronizar o pensamento geográfico , era considerado geografia , os relatos de viagens , a o conhecimento existente sobre fenômenos naturais . A caracterização do conhecimento geográfico só vai ocorrer no final do séc. XIX . Neste instante a geografia passa ser autônoma e particular com o objetivo de avançar as relações capitalistas de produção .

A primeira questão proposta era a extensão real do planeta , ao conhecimento das formas dos continentes isto era a estrutura da idéia de conjunto terrestre . Essa questão se inicia som a história das navegações . O eurocentrismo é um processo que ocorre uma transição feudal-capitalista está relação faz expandir a ação das sociedades européias a todo globo terrestre. No final do séc. XIX , todos os pontos da superfície terrestre já haviam sido visitado .

Outra caracterização da geografia , era que os dados referentes aos pontos diversos da terra , já haviam sido levantados . Tal processo vem ocorrendo por causa do avanço do mercantilismo e com a formação dos impérios colonialistas . A ocupação dos territórios que eram descobertos , não era um processo simples , precisavam ser conuistados e criar e estabelecer constantes , aproximando-se destas áreas . O processo de exploração das colônias, através das atividades comerciais contribuíram para se fazer um levantamento técnico sobre os fenômenos naturais, o que gerou um interesse das metrópoles que procurou agrupar o material recolhido nos escritórios coloniais e na sociedade geográfica. Basicamente o processo de elaboração desse material era o fundamento da geografia.

O aperfeiçoamento das técnicas cartográficas era outra característica unitária. Esta representação era , necessária para o avanço do comércio e fundamental para as navegações . enfim com o avanço das técnicas de impressão , popularizou as cartas e os Atlas . o processo de expansão do modo de produção capitalista força as condições materiais para o sistema de geografia . Assim foram também no plano filosóficos e cientifico e as transformações ocorridas no plano econômico e político . Estes pressupostos referem-se a formulações, sobre os temas tratados pela geografia.

Com o surgimento das correntes filosóficas do século XVIII, propõe-se uma valorização do território geográfico , buscando compreender fenômenos naturais . A perspectiva de explicar os fenômenos , englobava tratados pela geografia . Todavia, havia discussão filosóficas tratando sobre temas geográficos. alguns autores com Kant ou Sibnez se dedicaram à filosofia do conhecimento , relacionando a questão do espaço . Outros autores como Hegel ou Herder fala sobre a influência do meio sobre as sociedades, estas formulações valorizaram a temáticada geografia.

Outra questão geográfica foi colocada pelos autores pensadores do iluminismo discutindo as formas de poder e a organização do Estado . Rosseau dizia que a democracia só podia existir em áreas menores porque em áreas extensas a forma de governo seria autocrática . Montesquieu em seu livro O Espírito das Leis, dedica um capítulo discutindo o pensamento determinista de que "o meio determina o caráter dos povos". Os trabalhos desenvolvidos pela economia política, atuaram no desenvolvimento dos temas geográficos, e foi responsável pela análise dos fenômenos da vida social, como a produtividade do solo, a diferenciação dos lugares , em termos de recursos minerais ; o aumento populacional entre outros . Essas teorias divulgaram estas questões, que constituiriam o temário clássico da geografia.

Enfim, com o aparecimento das teorias do Evolucionismo o temário geográfico vai ter um reconhecimento pleno. Este conjunto de teorias do destaque a explicação da evolução das espécies, a adaptação ao meio seria um dos processos fundamentais. Haeckel discípulo de Darwin desenvolveu a idéia de ecologia, isto é do estudo da inter – relação de elementos que combinam um determinado espaço.

No início do século X?X , os pressupostos da geografia , já estavam definidos . A Terra estava conhecida. A Europa dominava o comércio mundial. As ciências naturais desenvolveram conceitos e tórias, utilizadas pela geografia. O modo de produção capitalista foram os principais fatores que influenciou a sistematização da geografia. A burguesia pensava no sentido de transformar a ordem social existente. Por outro lado, a geografia estava em pleno domínio capitalista, e a burguesia já estava no domínio dos estados.

A geografia será filha das singularidades ocorridas pelo processo da transição feudal capitalista, onde surgiu o capitalismo. Os autores alemães Humboldt e Ritter são os pais da geografia, toda elaboração geográfica será sediada na Alemanha. E lá que surge as primeiras teorias e as primeiras propostas metodológicas; e também as primeiras correntes deste pensamento. O aparecimento da geografia e o desenvolvimento do capitalismo não é uma relação aleatória. No entanto cabe-nos discuti-la

Capitulo IV

A sistematização da geografia: Humbold e Ritter

A situação histórica da Alemanha, no inicio do século XIX, época em que se dá a eclosão da geografia. Está no processo tardio da penetração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com