TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas do Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Por:   •  15/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.309 Palavras (14 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 14

“Elaboração de um Plano de Ações Estratégicas de Gestão de Pessoas, cujo objetivo estabelecido é aprimorador e visa melhorar e manter o bom condicionamento físico do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco”

RECIFE-PE

JULHO/2017

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade atender atividade proposta pela Professora da disciplina Gestão de Pessoas, Dr.ª Marta Suelene, do Curso Superior Sequencial específico em Administração Pública, realizado pela FCAP/UPE.

Após a formulação de três objetivos organizacionais, sendo um rotineiro, um aprimorador e um inovador, com base na Missão e na Visão Institucional da Organização que os alunos integram, neste caso o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBMPE), foi elaborada uma estratégia na Gestão de Pessoal, visando o alcance de um objetivo aprimorador, por se tratar da melhoria e manutenção do condicionamento físico de todo efetivo do CBMPE.

Conforme justificativa do objetivo, apresentada no desenvolvimento do trabalho, verifica-se que o alcance maior se dará através da Construção de Centros de Educação Física e de Desportos no Quartel do Comando Geral e em todos os Grupamentos de Bombeiros do Estado de Pernambuco, constituídos de Salas de Musculação com todo maquinário necessário, Salas Administrativas e Piscinas Semi-olímpicas, sendo tais ações possíveis e implementadas em médio prazo.

Para o alcance do objetivo aprimorador escolhido, inicialmente foi realizada específica cobrança de exames e laudos médicos periciais, e instituída a aplicação padrão de testes de aptidão física de sondagem com todos os militares da Corporação, masculinos e femininos, segundo os parâmetros previamente estabelecidos.

Outros procedimentos administrativos foram paralelamente adotados com a elaboração de Projetos Básicos e Termos de Referência, que visavam às contratações de empresa especializada para a construção dos Centros de Educação Física e de Desportos e das Piscinas, assim como para a aquisição de todo o material necessário ao funcionamento dos CEFDs. Para tanto foi mobilizada a Comissão Permanente de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia, a CPL/OBRAS do CBMPE.

No desenvolver do trabalho, apresentado em tópicos após as informações iniciais, será possível verificar claramente o dimensionamento dos Recursos Humanos, necessário ao bom desenvolvimento antes, durante e após o estabelecimento do objetivo organizacional proposto.

2. INSTITUIÇÃO ESCOLHIDA

Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco – CBMPE

2.1 Histórico do CBMPE:

A Companhia Brantmeesters, criada em 1636, em Recife, durante o governo batavo no Brasil, foi o primeiro serviço de extinção de incêndios das Américas. Foi o Imperador D. Pedro II a primeira pessoa a se preocupar com o grande perigo de incêndios na Capital do Brasil Império e foi na Cidade do Rio de Janeiro, no dia 02 de julho de 1856 que Sua Majestade Imperial, através de Decreto, regulamentou, pela primeira vez, o serviço de extinção de incêndio em todo país, daí ter sido a data escolhida para a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro e Dom Pedro II declarado oficialmente Patrono dos Corpos de Bombeiros do Brasil.

Após a criação do Corpo de Bombeiros provisório da Corte, em 02 de julho de 1856, a ideia foi espalhada a outras Províncias, tanto que, 14 anos depois, em 12 de julho de 1870, o Presidente da Província de Pernambuco, Dr. Pedro Vicente de Azevedo, sancionava a Lei nº 958, criando, na Cidade do Recife, uma Companhia de Bombeiros com efetivo de 81 homens. Porém esta Lei não entrou em execução.

Decorridos mais de 15 anos, ou seja, em 11 de agosto de 1885, ainda por aquele mesmo Presidente da Província, era sancionada a Lei nº 1.860, cujo artigo 13 autorizava a criação da Companhia de Bombeiros através de convênio com as companhias de seguro então existentes. Eram elas a Phoenix Pernambucana, Indenizadora e Amphitrite. Todavia, somente dois anos depois, em 23 de setembro de 1887, o Governo Provincial nomeava o Capitão Joaquim José de Aguiar, Comandante da Companhia de Bombeiros do Recife, tendo tomado posse em 20 de outubro do mesmo ano, ocasião em que foi expedida a primeira "Ordem do Dia" como Comandante, ficando então esta data designada como a data comemorativa de aniversário do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

A busca constante por dias melhores encontrou o apoio do Governo e da sociedade civil e demais autoridades que entenderam que a emancipação do Corpo de Bombeiros era, não só uma realidade, mas uma necessidade nacional que outros Estados da Federação já haviam conquistado.

Não demorou muito para que a Emenda Constitucional nº 04 à Constituição Estadual de 1989, de autoria e iniciativa do Governador do Estado, obtivesse aprovação por unanimidade na Assembléia Legislativa e retornasse para a sanção do próprio Chefe do Poder Executivo, que emancipou o Corpo de Bombeiros da PMPE no dia 22 de julho de 1994, culminando com a Lei 11.199, de 30 de janeiro de 1995, que criou a estrutura da Corporação.

2.2 Negócio do CBMPE:

“Vidas alheias e riquezas salvar”

2.3 Missão do CBMPE:

Promover a preservação da vida, do patrimônio e do meio ambiente, através das ações de defesa civil, de prevenção e extinção de incêndios, resgate, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar no Estado de Pernambuco, visando o bem-estar social (Lei 11.199, de 30 de janeiro de 1995, alterada pela Lei 12.153, de 26 de dezembro de 2001 - Lei de Organização Básica do CBMPE).

2.4 Visão do CBMPE:

Ser reconhecido como referência nacional, até o ano de 2017, pela excelência na prestação de serviços de defesa civil, prevenção e extinção de incêndios, resgate, busca e salvamento e atendimento pré-hospitalar à sociedade pernambucana.

2.5 Valores do CBMPE:

São constituídos como valores do CBMPE: Ética profissional, solidariedade, disciplina, coragem, criatividade, valorização da vida, companheirismo, compromisso e hierarquia.

3. JUSTIFICATIVA DO OBJETIVO ORGANIZACIONAL DO PROJETO

A escolha do objetivo organizacional se dá pela razão do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco ter como missões primordiais as ações de defesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com