TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Pessoas e os Diferentes Tipos de Liderança

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Os perfis de liderança são influenciadores do clima organizacional. Toda organização necessita de colaboradores motivados e comprometidos com seus objetivos e visão.

Assim, o gestor ou líder tem papel fundamental dentro da organização, pois deve influenciar sua equipe positivamente, buscando o comprometimento desta com os objetivos organizacionais, ciando um clima favorável parao crecimento dos funcionários e da organização, melhorando a produtividade e os resultados.

Neste sentido analisaremos os principais perfis de liderança, seus apectos positivos e negativos para a equipe e organização.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

O líder ou gestor ocupa uma posição hierarquizada e representa os interesses da organização, fazendo a gestão dos recursos que lhe são disponibilizados, sendo o mais valioso o recurso humano. Neste sentido, um líder deve ser capaz de influenciar seus liderados a agirem em busca de um objetivo comum, possibilitando o crescimento de todos com os resultados alcançados.

Ao longo do tempo diversos estudos buscaram definir o que seria liderança, que se difere de gerencia. Pois o gerente exerce apenas uma autoridade em função do cargo que exerve, enquanto o líder é capaz de influenciar a equipe por suas qualidades pessoais. Chiavenato (2000, p.107) onde afirma que "liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meios do processo da comunicação humana para a consecução de um determinado objetivo.".

Ao estudar a liderança faz-se necessário a análise de seus estilos e características dos líderes. Diversas teorias buscaram estudar o assunto. A primeira delas é a dos Traços de Personalidade, defendida por Vergara, segundo a qual um líder possui traços específicos, sejam eles físicos, intelectuais, sociais e relacionados com a tarefa.

Para esta teoria a liderança seria inata, focalizando o que o líder é, bastando que possuísse determinadas características para ser um líder. Está teoria passoua ser bastante contestada com o das teorias humanistas da administração, com abordagem comportamental, bem como diante de pesquisas que demonstraram que grandes líderes não possuim tais traços, inclusives líderes de importância histórica.

Diante da descrença desta teoria, estudiosos passara a defender a Teoria dos Estilos de Liderança, proposto por Kurt Lewin, o qual defendia a existência de três formas de liderar uma equipe, quais seja:

• Estilo autocrático – é o líder centralizador, impositivo, define os objetivos de seus liderados, impõe suas ordens, define responsabilidades e mantém controle rígido sobre os processos;

• Estilo participativo – é o líder democrático, conduz e incentiva a participação da equipe, ouve opiniões e sugestões, delega tarefas e dá feedback;

• Estilo liberal (laissez-faire) - o líder delega as decisões aos liderados, sem exercer qualquer controle, deixando acontecer.

Nestas teorias citadas o foco sempre foi o líder, cotudo, em estudos mais recentes demonstraram que em se tratando de lidrança dois quesitos devem ser obervados: a situação e o seguidor. Nasce, então, a Teoria Contingencial ou Situacional, segundo a qual não existe um só tipo de liderança, mas sim o adequado para cada circunstancia. Para esta teoria não devemos nos ater somente ao líder, mas ao conjunto da liderança, incluindo liderados e a situação enfrentada.

No estilo situacional surge a necessidade de o líder adequar seu estilo ao nível de maturidade de seus liderados, tanto profissional quanto psicológica. Assim, para liderados com pouca maturidade o loder deverá ter o estilo mais controlador, opostamente, para liderados com alta maturidade o líder poderá ser mais liberal, delegando mais tarefas.

Aa características do estilos de liderança da teorio situacional são:

• Determinar – quando a maturidade dos lidrados é baixa, com pouca vontade de assumir responsabilidades o líder deverá ser claro e específico em suas determinações, definir o que, onde, como e quando fazer. Há baixa orientação para tarefa e relacionamento.

• Persuadir – para liderados com maturidade entre baiza e média, os liderados são insufucientes em capacidade e habilidades, o líder deverá ser diretivo e mostrar apoio ao liderados. Há alta orientação para as tarefas e relacionamentos.

• Compartilhar – para liderados com maturidade entre média e alta, com capacidade, mas apresentam oposição ao líder. O líder deverá contornar a oposição apoiando os liderados a utilizarem a capacidade que possuem, mostrando-se participativo. Há alta orientação para relacionamento, mas baixa para tarefas.

• Delegar – para liderados com alta maturidade, com capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Há baixa orientação para tarefas e relações.

A teoria situacional é contestada, pois não valoriza a avaliação de desempenho do líder e que este não pode estar sujeito a características dos liderados.

Na prática, na vida organizacional, o líder precisa adaptar-se, seguindo um estilo de comando de acordo com o ambiente e siyuação encontradaos, com flexibilidade e capacidade para utilizar os diversos estilos de liderança, porém, sem abandonar seu estilo principal.

Em suma, listamos os principais estilos de liderança:

1. Coercitivo – modelo parecido com o autocrático, é um líder centralizador e intimidador; utiliza da estratégia da punição como suposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com