TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Políticas Comercias

Por:   •  6/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Questão da Produção Individual

Resuma o capítulo de inteligência emocional do livro de MARKTA WACHOWICZ

Analise o comportamento do funcionário interpretado pelo ator Fábio Porchat

Nas considerações finais, discorra sobre a importância de uma empresa possuir funcionários com elevada inteligência emocional.

Introdução

O ambiente corporativo está em constante processo de mudança. Devido à globalização, o avanço tecnológico e o uso da internet, o mundo dos negócios se tornou mais competitivo, agressivo, e exigente. As informações são disseminadas pelo mundo e entre as pessoas, em uma velocidade surpreendente.  Para uma empresa se estabelecer no mercado com sucesso, é necessário estar preparada para lidar com concorrentes do mundo todo, em busca da satisfação de um cliente em comum.

Neste contexto, o mercado de trabalho exige de seus profissionais mais do que capacidades técnicas e acadêmicas, mas conforme WACHOWICZ (2013) habilidades associadas com seu perfil emocional e sua capacidade de interagir com os demais e resolver problemas sem gerar conflitos desnecessários. Com isso, o conceito de Inteligência Emocional passa a ser desenvolvido, disseminado e valorizado pelas empresas. Pois através de seu capital humano estas buscam obter vantagem competitiva em relação à concorrência.

Desenvolvimento

Ao longo da história e da evolução do ambiente corporativo, o colaborador teve sua participação valorizada e conseguiu conquistar espaço na transformação e desenvolvimentos das empresas. A partir desta realidade, as organizações buscam qualificar, desenvolver e formar times de alto desempenho, com o objetivo de utiliza-los como vantagem competitiva no mercado.

No entanto, conforme citado por WACHOWICZ (2013) muitas empresas ainda não consideram os aspectos humanos, como o universo emocional dos colaboradores, um fator importante em suas ações e decisões corporativas. O que é prejudicial para a evolução da companhia no mercado, e o desenvolvimento das atribuições dos colaboradores, ao longo de sua vida profissional, pois não há como dissociar por muito tempo vida profissional de pessoal.

A Teoria da Inteligência Emocional teve maior destaque quando foi proposta por Daniel Goleman, inspirado na Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. O conceito de Inteligência Emocional é definido por WACHOWICZ (2013), como a arte de estabelecer uma boa convivência com o outro. Ou seja, é a competência emocional adquirida e desenvolvida pelo ser humano, capaz de refletir nas ações, decisões e atitudes que o mesmo terá no ambiente de trabalho e na vida em geral.

Conforme descrito por WACHOWICZ (2013), Goleman indicou a necessidade de desenvolvimento de algumas habilidades, para os profissionais terem um desempenho eficaz no ambiente de trabalho:

-Autopercepção

- Gerenciamento das emoções

- Motivação

- Empatia

- Habilidade Social

É importante ressaltar que não existe um padrão ou um roteiro que deve ser levado como regra, mas para se alcançar sucesso em todas as áreas do desenvolvimento humano, é necessário estabelecer um equilíbrio para o quociente intelectual e emocional. Isso pode ser bem exemplificado pelo vídeo realizado pelo programa Porta dos Fundos, onde o ator Fábio Porchat, interpreta um profissional sem inteligência emocional para lidar com as situações e problemas do cotidiano.

Conclusão

A Inteligência Emocional é de fundamental importância aos profissionais atuantes no mercado. Colaboradores que apresentam dificuldades em estabelecer um equilíbrio entre a inteligência racional e emocional terão dificuldades em diversas áreas de atuação, além de apresentarem instabilidade em suas ações e decisões.

 Desta maneira, as empresas devem valorizar e disseminar a importância não só das habilidades e características técnicas, mas também das emocionais. Pois ao se desenvolver o capital humano, a organização conseguirá atingir mais facilmente seus objetivos e metal, além de alcançar vantagem competitiva em relação à concorrência.

Referências bibliográficas

PORTA DOS FUNDOS. Spoleto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Un4r52t-cuk>. Acessado em: 15/10/2015.


PORTA DOS FUNDOS. Spoleto Parte 2. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=ebe-3s4TLfQ >. Acessado em: 15/10/2015.

WACHOWICZ, Marta Cristina. Conflito e Negociação nas Empresas. Curitiba: Ibpex,

2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com