TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Produção do Leite

Por:   •  21/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.733 Palavras (15 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 15

 Gestão da produção de leite

Antonio Cristo da Silva Junior

Juliana Santos

Willian Cesar Cardoso

Willian Alexandre

Felipe Carrijo

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar o funcionamento de um laticínio, desde a ordenha até à  distribuição ao consumidor final, buscamos conhecer todo o processo da produção de leite e seus derivados, suas tecnologias em maquinas, a capacitação de seus colaboradores, a higienização, a logística e a sustentabilidade para que seu desempenho seja produtivo e satisfatório. Fatores vitais para qualquer empresa, independente de sua área ou segmentação.

Palavras-chave: Laticínios; Ordenha; Produção; Logística..

1. Introdução

          Para se obter um produto de qualidade é necessário que todos os processos de produção, seja qual for o seu segmento, esteja intrinsecamente ligados, principalmente as áreas da tecnologia e da capacitação profissional, isso garante a produtividade, e a qualidade máxima nos produtos.

          O leite é um alimento altamente nutritivo consumido em todo o mundo, porém, por se tratar de um produto perecível exige-se velocidade e qualidade desde a coleta com o produtor rural, a eficiência no transporte, análise de amostras, higienização, armazenamento, produção e estocagem.

          Para se alcançar a demanda desse produto é necessário uma gestão altamente eficiênte, com isso é necessário alto investimento em tecnologias específicas para garantir alto padrão de qualidade e atender as necessidades e exigências do consumidor final.

          O processo de gestão do leite é complexo, e envolve três principais áreas, que são: Ordenha, logística e produção. A ordenha é exige alta capacitação do ordenhador, pois deve agregar conhecimentos de zootecnia, veterinária, informática e aplicação de higiene adequada. A logística é a parte que envolve o planejamento bem estruturado, pois depende de vários fatores externos, como infraestrutura de estradas, devido controle de manutenção dos transportes. A produção é o processo final das três etapas, onde transforma o leite in natura adequando o produto ao consumidor final.

          Baseado em método de pesquisa quantitativa, o artigo foi desenvolvido com base em diversos sites, livros, artigos, vídeos,  que proporcionou o desenvolvimento do trabalho dando um modelo de processo do tema escolhido.

2. Fundamentos de uma ordenha

        

          A ordenha sustentável é definida pelas suas práticas e manejos aplicados no momento da ordenha. O ordenhador deve ser altamente qualificado para este trabalho, deve ter conhecimento do comportamento animal para a realização correta dos processos e a obtenção de leite com qualidade, a qualidade do leite depende muito de como é feito o tratamento das vacas.

2.1 A importância da saúde das vacas

          O ordenhador além de suas habilidades principais ele precisa ter conhecimento veterinários em relação ao comportamento das vacas, pois é de extrema importância que ele detecte variações na saúde dos animais, pois  uma queda na saúde dos animais pode resultar em uma queda na qualidade e produtividade do leite, e uma das doenças mais comuns em vacas leiteiras  é a mastite, causadora de grande prejuízos na atividade leiteira, a mastite se divide em duas classe: contagiosa e ambiental, e é diagnosticada em duas graduações, clinica e subclínica

2.2 Tipos de mastite

a) Mastite contagiosa:causada por microorganismos que estão presentes no úbere e são transmitidos pelas mãos do ordenhador e equipamentos de ordenha.

b) Mastite ambiental:causada por microorganismos presentes no ambiente (solo, camas, material vegetal, pisos dos currais, etc.)

c) Mastite clínica:é mais fácil de ser percebida, geralmente causa diminuição na ingestão de alimentos, a vaca fica com o úbere inflamado (com aumento de volume, avermelhado e quente) e o leite com grumos, pus ou sangue.

d) Mastite subclínica: é mais difícil de ser percebida, pois a vaca não apresenta sintomas claros do problema, a não ser, pequena queda na produção de leite. A mastite subclínica pode ser detectada pelos testes de contagem de células somáticas no leite (CCS) ou com o Califórnia Mastite Teste (CMT).

2.3 As instalações

          O conforto das vacas deve ser o fator principal no projeto do local da ordenha, pois para se obter uma boa coleta de leite as vacas devem estar bem acomodadas e tranquilas, algumas raças de animais sofrem com o calor do nosso país então  é recomendado a instalação de sistemas de resfriamento nas salas de espera e de ordenha como ventiladores e nebulizadores.

2.3.1 A formação da linha de ordenha

           A ordem com que as vacas são ordenhadas é chamada de linha de ordenha. Esta é geralmente definida com base no diagnóstico de mastite, realizando a ordenha na seguinte sequência:

a) Vacas primíparas (de primeira cria), sem mastite.

b) Vacas pluríparas que nunca tiveram mastite.

c) Vacas que já tiveram mastite, mas que foram curadas.

d) Vacas com mastite subclínica.

e)  Vacas com mastite clínica.

2.4 Tipos de ordenha

a)  Ordenha manual: Este é o sistema mais antigo de ordenha, no entanto ainda é muito freqüente, principalmente em pequenos rebanhos. O investimento em equipamentos é baixo, mas exige maior esforço do ordenhador.

b)  Ordenha mecanizada: A ordenha mecanizada possibilita a extração do leite mais rápida do que a ordenha manual.

2.4.1 Tipos de ordenha mecanizada

A ordenha com balde-ao-pé é o tipo mais simples e mais barato de ordenha mecanizada, podendo ser empregada tanto em galpões simples (mais comum) quanto em salas com fosso.

Na sala de ordenha tipo espinha-de-peixe os animais ficam posicionados diagonalmente em relação ao fosso de ordenha,

Na sala de ordenha tipo tandem (fila indiana), as vacas ficam dispostas uma à frente da outra, em posição paralela ao fosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com