TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos: A Administração de Materiais

Por:   •  4/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.011 Palavras (17 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS[pic 1]

Nome:        Marco Antonio do Prado                                RA 4300069493

ATPS – Gestão de Projetos

Desafio:

Relatório com a apresentação e acompanhamento do projeto.

Tutor Presencial: Lucas Rodrigues Corrêa.

Tutor à distância:

CAMPINAS

2015

SUMÁRIO

Introdução                                                                                        3

Desenvolvimento do Relatório                                                                4

Dados da Empresa                                                                                5

Definição Gestão de Projeto e Monitoramento de Projeto                                        6

Como nasce um Projeto                                                                        7

Definições de Escopo e Gestão de Escopo                                                        8

Planejamento do Escopo, A Declaração do Escopo                                                9

Histórico, Objetivo, Benefícios e Descrição do Projeto                                        10

Exclusões, Resumo dos principais Produtos, Critérios de Aceitação, Premissas, Riscos Identificados                                                                                         11

Estimativas Iniciais, Organização Inicial para o Projeto, Marcos Principais                12

Tarefas e Pessoas Envolvidas, Cronograma, Monitoramento do Projeto                        13

Finalização do Projeto, Consideração Final, Conclusão                                        14

Bibliografia                                                                                        15

Introdução

O presente trabalho proporcionou conhecimento, direcionando para um aprendizado profundo, tornando visionário perante uma situação de um problema ou possíveis melhorias, considerando a gestão de projetos uma ciência capaz de grande desenvolvimento, e proporcionou uma visão capaz de contemplar um projeto de implementação de uma loja de materiais, utilizando técnicas e práticas aprendidas durante o estudo. As empresas precisam saber para onde querem ir, o que significa ter um planejamento estratégico. Além disso, não podem se esquecer da qualidade tanto nas operações quantos nos projetos, buscando eficiência e sinergia. Nesta atividade é possível visualizar de forma prática, os motivos de se fazer a Gestão de um Projeto, e quando um projeto é bem estruturado seus desafios tornam-se estimulantes e prazerosos.

Desenvolvimento do Relatório

A Administração de Materiais é a atividade que tem por finalidade prover e assegurar o contínuo abastecimento de artigos próprios, necessários e capazes de atender à função da empresa. Para cumprir esse objetivo, a Administração de Materiais conta com duas funções fundamentais: Estoques e Compras. Estoque pode ser entendido como reserva física. Este estoque é um elemento importante da eficácia operacional, uma vez que é essencial ao contínuo processo da empresa para que opere com o mínimo de preocupações e desníveis. Pouco tempo atrás, o conceito de estoques que se tinha era um galpão enorme, coberto de materiais suficientes para atender as vendas de um ano ou mais. Esse conceito de estoques, entretanto, mudou. Não se concebe mais nos tempos atuais estoques estratosféricos que representam até mais da metade do ativo circulante da empresa. O ideal é o estabelecimento de estoques mínimos, ou seja, quantidades de segurança que irão garantir a empresa no caso de eventualidades.

Compras, por sua vez, é a função que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços. Ela preocupa-se sobremaneira com o estoque. Até recentemente, Compras tinha somente como objetivo definir como comprar a qualidade de material correta, no tempo certo, na quantidade exata, da fonte certa, ao preço adequado. Ou seja, a função de Compras restringia-se a comprar no fornecedor que oferecesse a melhor condição de preços, dentro das especificações exigidas, na quantidade necessária e econômica e que atendesse ao prazo estipulado. Hoje, no entanto, a atividade de Compras é vista como estratégica para a empresa, sendo sua maior concentração voltada ao estabelecimento de parcerias, através de negociação de relacionamentos a prazos mais longos, desenvolvimento de fornecedores e redução do custo total, em vez de fazê-lo em rotinas de pedidos e reposição de estoques. Deixou de simplesmente reagir às necessidades dos usuários para se tornar mais proativa. Dessa forma, Comprar, deixou de ser uma atividade de simples emissão de pedidos aos fornecedores para se tornar uma função estratégica, essencial para alcançar os objetivos estratégicos da Organização, uma vez que é uma atividade com interface com as demais atividades da empresa: financeiro, vendas e etc. No entanto, com o advento da visão mais estratégica do seu papel organizacional e do enxugamento dos estoques, passou a ser primordial que Compras e Estoques funcionem como atividades integradas, ou seja, devem estar de mãos dadas, interligadas e em perfeita harmonia uma com as outras.

Dados da Empresa:

Razão social: Adalberto Correa de Godoy Materiais Elétricos Ltda.

Nome de Fantasia: Casa do Enrolador.

Endereço: Rua São Luís do Paraitinga, 466 - Jd do Trevo - Campinas - SP 13030-105.

Home Page na Internet: www.casadoenrolador.com.br

Histórico: Localizada no interior de São Paulo na cidade de Campinas a “Casa do Enrolador” uma empresa de pequeno porte que atua no ramo de comercialização, representação e distribuição de materiais eletrotécnicos, produtos a citar: isolações, tintas, vernizes, peças e acessórios diversos. E marcas a: SKF rolamentos, JL capacitores, AGC, WEG Química, Inpacom Selos Mecânicos, São Marcos Vernizes e Solventes, entre muitos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com