TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Projetos na administração das empresas

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA 4

GESTÃO DE PROJETOS 4

ESCOPO 4

TAREFAS E PESSOAS ENVOLVIDAS 5

CRONOGRAMA 7

MONITORAMENTO 7

FINALIZAÇÃO DO PROJETO 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Está ATPS tem como objetivo retratar a importância da Gestão de Projetos na administração das empresas, apresentando as necessidades mais evidentes na execução de um projeto, levando em consideração o tempo de execução, estrutura, orçamento, membros envolvidos e cronogramas de execução, observando a forma adequada de apresentar o projeto, detalhando como serão avaliados os resultados e a importância dos mesmos para a melhoria da administração da empresa.

O grupo de aprendizado desenvolveu um trabalho que programa todo o contexto dentro de uma empresa, para seu nível de crescimento. Pois se trata de um gerenciamento aliando a prática e teoria da Gestão de Projetos.

IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

A organização Horizon Call Center, foi escolhida por está situada no município de Manaus sendo que esta empresa presta serviços de terceirização de tele atendimento receptivo e ativo, nos setores de telemarketing e cobrança. Com uma receita bruta de R$ 900 mil – (valores estimados para 2013), a empresa possuí um quadro de 543 colaboradores, e está atuante no município a 3 anos, tem uma infra estrutura com sede própria onde abriga 250 posições de atendimento interligadas em rede de computadores, e movimenta cerca de 5.000 ligações telefônicas por dia além de acesso e movimentação de cadastros confidenciais dos clientes contratantes para prestação de serviço pelos tele atendentes.

GESTÃO DE PROJETOS

Gestão de Projetos, é um empreendimento que será executado em um determinado tempo, para melhorias e soluções de problemas na organização, é ter um foco em um tempo definido e que traga melhores resultados, que não pode ser assimilado com as rotinas da empresa.

Quando ocorre isso podem ocorrer riscos que afetem o projeto, tanto pra melhor como pode entrar em conflito e ocorrer erros no projeto. Escopo seria como tarefas a realizar para chegar ao resultado esperado do projeto. Entregáveis são os documentos que deveram ser entregues assim que o projeto for realizado.

Entre os demais processos que devem ser seguidos está o orçamento, cronograma, tempo de execução, melhores praticas, entre outros. O Projeto deve ser inspecionado, monitorado, controlado, para que seja bem executado, auxiliando nos processos de documentações necessárias, divergências, dúvidas e problemas que podem ocorrer durante o processo do projeto.

ESCOPO

É a partir do escopo que vamos definir quem participara do projeto, cada atividade que cada individuo irá executar qual o objetivo desse projeto. O escopo deve ter uma estrutura totalmente organizada para que o projeto aponte resultados positivos para a empresa.

O projeto a ser desenvolvido será a implantação de uma política de Segurança da Informação na empresa Horizon Call Center, pois a empresa hoje não possui esta política para proteger o alto fluxo de informações ali geradas.

A informação é um ativo de valor que deve ser protegido. Este reconhecimento criou a necessidade de implantação do projeto de Gestão de Segurança da Informação na empresa. Todo projeto gera uma mudança, seja ela um novo produto ou uma nova forma de produzir um produto existente, e neste caso, tem trazido consequências relevantes, sejam elas administrativas, técnicas ou financeiras.

A política de segurança necessita ser divulgada e entendida por todos na empresa. A cultura organizacional deve ser respeitada. O bom entendimento dos requisitos de segurança, a avaliação de risco e seu gerenciamento, além do envolvimento e comprometimento da direção da empresa, são imprescindíveis no estabelecimento de uma política de segurança adequada.

O ciclo de vida para se implantar um Projeto de Gestão de Segurança da Informação, como qualquer outro projeto, é composto por um conjunto de fases: iniciar, planejar, executar, controlar e encerrar. Cada uma destas fases é caracterizada por gerar um produto tangível e verificável.

Foi determinada a especificação do produto – neste caso a política de Segurança da Informação - e foi levantado o histórico relativo a evoluções do negócio e vulnerabilidades técnicas da empresa. Para tal, foi essencial um mapeamento da Segurança.

Nesta fase o planejamento foi definido as atividades a serem realizadas, a elaboração de cronograma, planejamento de custos, e a formação de equipe. Nesta fase também será realizado o planejamento do gerenciamento do risco, constituído da identificação de riscos, análise qualitativa e quantitativa e planejamento de respostas a riscos das Vulnerabilidades de Segurança da Informação identificadas na empresa e os riscos do gerenciamento do projeto propriamente dito.

TAREFAS E PESSOAS ENVOLVIDAS

Nesta etapa, definimos quem serão os profissionais responsáveis para a execução do projeto e quais serão as tarefas e carga horária atribuída a cada profissional responsável.

Para este projeto foi verificado a necessidade de no mínimo seis profissionais exclusivos para o desenvolvimento do projeto sendo:

 (1) Gerente de Projetos: profissional responsável por coordenar/gerenciar toda a equipe de projetos e fazer a interface projetos diretoria, reportando-se diretamente aos executivos da empresa informando e apresentando os resultados do andamento do projeto;

 (1) Líder de Projetos: profissional responsável por coordenar a equipe de projetos, reportando-se diretamente ao gerente projetos, acompanhando e cobrando os resultados e tratando para que o projeto siga o cronograma anteriormente planejado;

 (1) Especialista em Segurança da Informação: profissional responsável por toda a atividade que envolva o projeto de Segurança da Informação, especialista em captar recursos necessários para o desenvolvimento do projeto dentro de sua área

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com