TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATACADÃO: ANÁLISE EM RECURSOS HUMANOS DA GESTÃO INTERNA DA EMPRESA

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.346 Palavras (22 Páginas)  •  1.600 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO TECNOLOGIA E TURISMO DE OLINDA

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

ALEXSANDRA DO NASCIMENTO; JULYANA ANDRADE; JUSSARA FERRAZ; MARCOS AGUIAR; NATALIA KELY; NIELLY LUNA; RAYSA LUZ; THAYANE CASTRO.

ATACADÃO: ANÁLISE EM RECURSOS HUMANOS DA GESTÃO INTERNA DA EMPRESA.

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

OLINDA

2015

ALEXSANDRA DO NASCIMENTO; JULYANA ANDRADE; JUSSARA FERRAZ; MARCOS AGUIAR; NATALIA KELY; NIELLY LUNA; RAYSA LUZ; THAYANE CASTRO.

ATACADÃO: ANÁLISE EM RECURSOS HUMANOS DA GESTÃO INTERNA DA EMPRESA.

Trabalho interdisciplinar entregue como requisito da terceira avaliação de desempenho do primeiro período do curso de Gestão em Recursos Humanos.

Docentes:

Eliete Lima

Eduardo Barros

Daniella Coelho

Cinthia Cardoso

Rilma Batista Leite

OLINDA

2015

LISTA DE FIGURAS

Figura 1. Estrutura organizacional da empresa Atacadão de Olinda-PE. 6

Figura 2. Modelo da Ficha de Avaliação de desempenho da empresa Atacadão de Olinda-PE. 14

LISTA DE TABELAS

Tabela 1. Planilha de cargos, funções e média salarial da empresa Atacadão de Olinda-PE. 5

1. INTRODUÇÃO

O trabalho que apresentaremos a seguir é sobre a empresa Atacadão S/A, que está no mercado há 53 anos. A empresa teve inicio em 1962 na cidade de Maringá, no Paraná. O objetivo desse trabalho é mostrar o funcionamento da empresa. Era um pequeno negocio de venda de produtos por consignação, com alimentos básicos. Com a necessidade de expansão, em 1976, a matriz foi transferida para São Paulo, e o crescimento do negocio se deu por meio da abertura de novas filias, aprimorando da linha de produtos e fortalecimento do relacionamento com clientes e fornecedores. Nos anos 90, expandiu seus horizontes com abertura da Royal Brasil.

Com reconhecimento nacional, o Atacadão conquistou grandes prêmios, ocupando uma posição entre as cinco maiores empresas em seu segmento. O Atacadão, cujo nome representa garra, energia e superação, caminha deixando marcas de vitorias e conquistas, acreditando que o trabalho só é possível quando há equilíbrio na relação entre o colaborador e a empresa, com intuito de atingir a plena satisfação do cliente. Presente no mercado como uma das melhores empresas do país no segmento, o Atacadão comercializa diversos produtos em suas 92 lojas espalhadas por todo o Brasil, como alimentos em geral, bebidas, hortifruti, conservas e enlatados, doces e biscoitos, pet shop, automotivo, limpeza, higiene pessoal, entre outros. Ainda possui 27 centrais de distribuição onde entrega seus mais de 10 mil itens para suas unidades comerciais.

O trabalho foi dividido em cinco Disciplinas. Mostraremos os métodos administrativos utilizados pela organização e como esses métodos ajudam no bom funcionamento e administração do Atacadão. Observaremos qual é o papel do líder dentro da empresa. Descreveremos como o capital humano da empresa é tratado, quais os benefícios oferecidos aos colaborados, como é feito o recrutamento e seleção, e se eles têm oportunidades de crescimento dentro da organização. Apresentaremos a forma de avaliação de desempenho que a empresa utiliza, o modo como os colaboradores são avaliados e por quem é feita essa avaliação. Mostraremos como funcionam os pagamentos, os recebimentos, como é controlado os gastos dos clientes dentro da empresa, enfim todo o processo contábil.

O método utilizado para a realização desse trabalho foram entrevistas e pesquisas realizadas na própria empresa com alguns dos seus gestores e diretores.

2. FERRAMENTAS DE ADMINISTRAÇÃO

A empresa a qual desenvolvemos nosso trabalho é o Atacadão S/A. A Empresa ocupa posição de destaque no cenário nacional e está entre as melhores e maiores empresas do seu segmento no país, com 120 lojas de autosserviço, 27 centros de distribuições, estrategicamente localizados, e mais de 35 mil colaboradores. Atuando em atividades comerciais fundamentais, como o Atacado de Distribuição e Lojas de Autosserviço, a mesma oferece uma infraestrutura moderna e eficiente. Disponibiliza aos seus clientes uma variada gama de produtos que totalizam, aproximadamente, 10.000 itens distribuídos em alimentos em geral, frios e laticínios, hortifrúti, bebidas, conservas e enlatados, doces e biscoitos, higiene pessoal, limpeza, bazar, pet shop, automotivo, entre outros.

Segue abaixo a identificação da empresa:

Empresa: Atacadão S/A

Ramo de Atividade: supermercados atacado-varejista

Bairro: Olinda

Cidade/Estado: Recife/PE

CEP: 53010-210

Telefone: (81) 2122-7444

CNPJ: 753153330050-97

Site: http://www.atacadao.com.br/

E-mail:atacadão@atacadão.com.br

Gerente do RH: Monica Vasconcelos

A loja de Olinda-PE, objeto de estudo, possui 309 funcionários ao todo, com 50 repositores, 150 promotores, 10 funcionários na parte de frios, com 2 lideres, 150 operadores de caixas, 5 funcionários na lanchonete, com 1 líder, 30 conferentes/carregadores/descarregadores, como pode ser verificado na Tabela 1.

Tabela 1. Planilha de cargos, funções e média salarial da empresa Atacadão de Olinda-PE.

Cargos Funções Salários mensais

Repositor São administradores da seção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.3 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (586.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com