TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA A EMPRESA

Por:   •  3/6/2018  •  Artigo  •  6.028 Palavras (25 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 25

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA A EMPRESA

Luana Rodrigues de Melo Borges[1]

Tônia Valéria M. G. Cavalcante[2]

RESUMO

No atual cenário de competitividade as empresas necessitam cada vez mais de mão de obra especializada, e para suprir essa carência de alocação de colaboradores se fazem necessários dois processos: Recrutamento e Seleção de pessoal. O processo recrutamento consistirá na atração de candidatos para o preenchimento da vaga ofertada por meio de técnicas de recrutamento, sendo que, este irá abastecer o processo de seleção, por sua vez, deverá selecionar o candidato, com maior habilidade para exercer e executar as demandas a que for submetido. O artigo versa sobre o processo de recrutamento e seleção como vantagem competitiva para as empresas. O objetivo geral deste estudo foi analisar  as estratégias e técnicas do processo de recrutamento e seleção nas empresas. Para isso, a pesquisa utilizou o método dedutivo, com fundamentos de natureza de quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma empresa que recebeu o nome fictício de “Empresa X”, localizada na cidade de São Luís – MA, com a participação de 08 (oito) colaboradores que equivale à amostra percentual de 100%, divididos entre o nível gerencial e operacional. Como método de coleta dos dados, empregou-se um questionário adaptado pela autora contendo 08 perguntas fechadas (entre estas: gênero, idade, estado civil, tempo de serviço e escolaridade) direcionada aos colaboradores operacionais da empresa e uma entrevista contendo três perguntas com o diretor da empresa. Os resultados foram expostos através de gráficos e tabelas, e neles identifica-se que 75% dos colaboradores operacionais concordaram que o anuncio ao recrutamento interno é abrangente a todos os funcionários; e 62% concordam com a realização de testes psicotécnicos de personalidade e conhecimentos com funcionários selecionados em entrevistas. Conclui-se que a suma importância no momento de buscar novos membros para uma empresa, pelo que exigem um comprometimento alinhado por parte dos responsáveis por tarefas especificas.

Palavras - Chave: Processo. Recrutamento. Seleção.

Abstract
In the current scenario of competitiveness, companies increasingly need skilled labor, and to meet this lack of employee allocation two processes are required: Recruitment and Selection of personnel. The recruitment process will consist of attracting candidates to fill the vacancy offered by means of recruitment techniques, which will supply the selection process, in turn, should select the candidate, with greater ability to exercise and execute the demands to which it is submitted. The article deals with the recruitment and selection process as a competitive advantage for companies. The general objective of this study was to analyze the strategies and techniques of the recruitment and selection process in companies. For this, the research used the deductive method, with bases of quantitative and qualitative nature. The research was carried out in a company that received the fictitious name of "Company X", located in the city of São Luís - MA, with the participation of 08 (eight) employees that corresponds to the 100% percentage sample, divided between the managerial level and operational. As a method of collecting the data, a questionnaire adapted by the author containing 08 closed questions (among them: gender, age, marital status, length of service and schooling) was used for the company's operational employees and an interview containing three questions with the director of the company. The results were shown through charts and tables, and it is identified that 75% of the operational employees agreed that the announcement to internal recruitment is comprehensive to all employees; and 62% agree to perform psychometric tests of personality and knowledge with selected interview staff. It is concluded that the importance in the search of new members for a company, and therefore require a commitment aligned by those responsible for specific tasks.

Keywords: Process. Recruitment. Selection.

  1. INTRODUÇÃO

A partir da década de 1990, as corporações de empreendimento decidiram empregar em suas áreas de Recursos Humanos (RH) outras nomenclaturas e com a facilidade do acesso à informação, tivemos o início da era Gestão de Pessoas, da Gestão de Talentos e da Gestão do Capital Humano e modelo de Gestão por Competências. Amplamente utilizado na atualidade, com a finalidade de mensurar e desenvolver habilidades fundamentais para colaboradores (operacionais ou não) das corporações: exigências de agilidade, diferenciação e inovações contínuas, demanda de aprendizagem e criação de conhecimento para lidar com situações e problemáticas cotidianas do contexto organizacional.

O cenário do mercado de trabalho e do mercado de RH se entrelaça para ofertar vagas e despertar candidatos para o processo de recrutamento e seleção. Nessa perspectiva, o setor de RH atua através da utilização de conhecimentos e habilidades técnicas, com a finalidade de selecionar e gerir os profissionais, na direção dos objetivos e metas da empresa. Os mecanismos de oferta e procuras desses mercados estão cada vez mais exigentes, sendo o processo de recrutamento a forma adotada para atrair candidatos ao processo de seleção para as vagas disponíveis na empresa, com o objetivo de agregar pessoas.

Nesse contexto, o planejamento dos RH consiste na identificação das necessidades da empresa e nas habilidades de candidatos. O processo recrutamento de pessoal com as competências necessárias para a execução das atividades, acrescentando ao interesse e qualidade do funcionário versus empresa, assim impulsionando essa organização a obter cada vez mais excelência em serviços/produtos. Dessa forma, as empresas mensuram vantagens competitivas através de uma administração diferenciada, bem como, em produtos, serviços e profissionais, com vistas a manter-se no mercado altamente competitivo.

Considerando-se a relevância do tema abordado por este trabalho, o presente artigo tem como problema de pesquisa: De que forma o processo recrutamento e seleção gera vantagem competitiva para as empresas? Tal questionamento há de requerer tanto uma revisão bibliográfica quanto a utilização de mecanismos de observação ou coleta de informações capazes de permitirem que, a temática investigada atinja o objetivo geral da pesquisa que é: Analisar o processo de recrutamento e seleção de uma empresa.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Para que o presente artigo atinja seus propósitos, é necessário que se faça uma contextualização acerca das teorias e artigos existentes cujo proposito será o de dar consistência técnica-cientifica a este trabalho. Neste sentido, é requerida uma abordagem aos seguintes temas: Gestão de Pessoas; Recrutamento; Seleção e Processo, compreendendo ser este a abertura para a análise do problema suscitado neste artigo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.7 Kb)   pdf (355 Kb)   docx (140.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com