TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de Uma Unidade Prisional

Por:   •  1/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância Montes Claros / MG

Projeto Integrador II

Curso: Administração

Gestão de Unidades Prisionais em Montes Claros - MG:

Desafios e funções.

Karlla Sandrinny Câmara Silva – RA: 393517

Amanda Isabel Zuba – RA: 381613

Reinaldo Araújo Celestino – RA: 376394

Samaritana Rodrigues Soares – RA: 381623

Mateus Alves Pinto – RA: 376418

MONTES CLAROS / MG

23 de Outubro 2015

[pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância Montes Claros / MG

Projeto Integrador II

Curso - Administração

Gestão de Unidades Prisionais em Montes Claros - MG:

Desafios e funções.

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Integrador II”, sob orientação do professor-tutor presencial MARCO AURÉLIO DA SILVA ANDRADE.

MONTES CLAROS / MG

  1. e Outubro 2015

1) Sumário Executivo

Este plano tem por objetivo entender a gestão do sistema prisional, descrever suas funções a partir da realidade do gestor, suas experiências e contrasta-las com a legislação vigente e as determinações legais para administrar órgãos públicos. Sendo a unidade Prisional escolhida a de Montes Claros-MG.

A partir da vivência com o trabalho no Sistema Prisional foi possível observar a necessidade de apresentar a gestão exercida no para esta área do controle social. Com isso o plano de negócio quer enfatizar os caminhos trilhados na organização do sistema em Montes Claros/MG.

O trabalho social exercido pelo sistema prisional vai desde a contenção ao abrigo/reclusão de infratores sendo um local de ressocialização e reintegração à sociedade. É a partir do sistema prisional que são dirimidos alguns conflitos e embates relacionados aos cidadãos. Esta organização oferece segurança pública e medidas socioeducativas para os detentos.

O mercado potencial gira em torno dos infratores da lei julgados ou não, condenados ou não que precisem estar em processo recluso.  A rentabilidade e o controle financeiro cabe ao estado uma vez que é órgão público, porém é apresentado o crescimento e melhoramento das instalações nos setores para os internos, além de aumento no número de agentes prisionais para atender a demanda apresentada.

A aplicação do plano de negócio em atividade desenvolvida pelo poder público abre um leque de opções de estratégias de aplicação e conceitos e formatos, porém é limitado dentro dos padrões de apresentação de planos de negócios. Deste modo este tem suas limitações por questões burocráticas e teóricas na formação de um plano de negócios.

2) Análise de Mercado

É um desafio grande desenvolver planos de negócios para a esfera pública devido a sua complexidade e para tanto são necessários estudos e pesquisas bibliográficas além do entendimento do que realmente se quer e se pode trabalhar com os recursos disponíveis não sendo intransigente.

Este trabalho contribuirá na para aprofundar o conhecimento sobre o tema gestão de entidades públicas, colocando em pratica o aprendizado da sala de aula e com outras pesquisas durante a graduação.

Por meio dessa pesquisa cremos na contribuição e aprendizado colocando em evidência algumas atuações do profissional administrador que trabalha órgãos públicos, principalmente na esfera prisional. Além disso, será para aprofundar os estudos nesse setor complexo do estado pela sua relação social e legal.

Para o desenvolvimento desse projeto a metodologia escolhida foi a pesquisa documental que dará base para a coleta de dados, categorização de dados e possível conclusão a partir da análise dos dados, sendo desenvolvido um Plano de Negócio.

A cidade escolhida foi Montes Claros-MG, é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Ocupa uma área de 3 582,034 km², sendo que 38,7000  km² estão em perímetro urbano e os 3543,334  km² restantes constituem a zona rural. Em 2010 sua população foi contada pelo IBGE em 361 971 habitantes, sendo então o sexto mais populoso de Minas Gerais e o 62º de todo o país.

Montes Claros foi emancipada no século XIX, tendo, há bastante tempo, a indústria e o comércio como importantes atividades econômicas, sendo considerada um polo industrial regional. Atualmente é formada por dez distritos, sendo que é subdivida ainda em cerca de 200 bairros e povoados.

Em Montes Claros houve um grande processo de industrialização a partir da década de 1970. A atividade industrial, implantada a partir de incentivos fiscais e financeiros do poder público (federal, estadual e municipal) através da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), fez com que a cidade se tornasse foco de um intenso fluxo migratório, o que gerou um crescimento urbano desordenado.

Assim, o rápido processo de urbanização, agravado pela falta de planejamento, resultou numa diferenciação espacial intra-urbana, com várias áreas demarcadas por focos de pobreza. Na década de 1980 alterações importantes ocorreram na malha urbana com a ocupação de vazios urbanos na região sul, reforma de avenidas para permitir um melhor fluxo de veículos, verticalização na área central e suas proximidades, alteração na distribuição espacial de diversas atividades e dispersão da periferia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (379.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com