TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de mudanças

Por:   •  17/11/2016  •  Artigo  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DA MUDANÇA

Discente: Maria Luiza Campos de Almeida

Docente: Leandro de Almeida Fontes

Disciplina: Comportamento Organizacional

Ceará,23 de outubro de 2016.

Em relação ao caso, responda às questões abaixo:

  1. Classifique os tipos de mudança ocorridos no caso.

           Os tipos de mudanças que puderam ser observadas no caso da Natura, foram as seguintes: as mudanças completas, pois as metas estipuladas foram alcançadas e o cronograma foi cumprido; mudanças totais, uma vez que abrange toda a organização com mudanças de estrutura e estratégia; e as mudanças rápidas, que ocorreram em função das pressões do mercado.

  1. Comente o contexto que levaram às mudanças ocorridas.

           As mudanças nas organizações ocorrem a partir de forças desestabilizadoras, as mudanças exibidas no caso ocorreram devido ao fato da Natura ter declinado no crescimento e nos lucros. O executivo da organização com a pressão dos acionistas, criou um plano de ação visando uma redução nos custos operacionais, um aumento das vendas e, consequentemente, aumentar a eficiência da empresa. O número alto de executivos e departamentos; pouco investimento em marketing; modelo de gestão centralizado; traços bem arraizados na cultura organizacional, entre outros fatores, colaboraram para tais mudanças ocorridas.

  1. Identifique resistências às mudanças no âmbito pessoal e organizacional.

Grande parte dos executivos acreditavam que essas mudanças seriam um grave erro, pois poderiam destruir as vantagens da Natura, e acreditavam na possibilidade do modelo de gestão anterior se recuperar. Devido reestruturação intrínseca, vários funcionários ficaram apreensivos e angustiados, que ocasionou em um crescente aumento de estresse no ambiente organizacional.

  1. Se você fosse gestor da empresa, que outras alternativas seriam elencadas para a situação.

As alternativas e os procedimentos que foram utilizadas pelo executivo da Natura foram de extrema importância para que a empresa conseguisse trazer de volta resultados positivos. Entretanto, é necessário ter bastante atenção e ficar alerta a eventuais recaídas que podem acontecer, por isso, é importante evidenciar a necessidade de seguir em frente no processo de definitiva incorporação da mudança. É necessário inserir tais mudanças na organização que só ocorrem por meio da cultura, onde:

  • Exista um treinamento entre os funcionários para que eles estejam preparados para lidar com todas as mudanças que irão ocorrer ou estão ocorrendo;
  • Buscar dar visibilidade e responsabilidade ao indivíduo que apresentar resistências as mudanças propostas;
  • Enfatizar os benefícios provocados pela mudança, fazendo com que as pessoas percebam quais serão as recompensas por mudar e se sintam estimuladas a colaborar;
  • Deve-se ressaltar também a expectativa da organização em relação ao desempenho dos funcionários que estão envolvidos na mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com