TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de pessoal analítico

Tese: Gestão de pessoal analítico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Tese  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Gerenciamento do pessoal analítico

Cultivando o ingrediente raro que faz com que a inteligência analítica funcione.

Quando a maioria das pessoas visualiza a análise de negócios, pensa em computadores, software e relatórios impressos ou telas cheias de números. O que elas deveriam visualizar, entretanto, são seus colegas humanos. São as pessoas que fazem com que a Inteligência analítica funcione e que compõem o ingrediente escasso da liderança analítica.

Lendas urbanas analíticas

Somos contra algumas lendas urbanas analíticas, de modo que as dispensaremos agora. Alguns anos atrás, começamos a ouvir contos extravagantes de aplicativos de computador que eliminavam a necessidade de analistas humanos. A história mais popular envolvia um episódio de data mining envolvendo fraldas e cerveja. A essência da história era que algum varejista havia liberado seu poderoso software de data mining em um banco de dados de vendas e chegara a uma revelação interessante. Os clientes do sexo masculino que iam ao supermercado comprar cerveja no fim de semana também tendiam a lembrar que suas esposas haviam pedido para comprar fraldas (algumas versões da história apresentam variações da intenção primária das compras), de forma que eles colocavam ambos os produtos em seus carrinhos de supermercado. O varejista rapidamente colocou as fraldas ao lado das cervejas (ou vice-versa) e houve uma explosão de vendas.

Rastreamos a origem dessa lenda e a versão mais verossímil da história ocorreu com a Osco, uma cadeia de farmácias. Alguns analistas de dados da empresa lembram-se vagamente de ter visto uma correlação entre as vendas de fraldas e cervejas em suas lojas. Mas os analistas haviam programado o software em relação ao local e ao modo como procurar a relação, não foi como um computador tivesse simplesmente tropeçado nessa correlação. E o mais importante: a descoberta foi considerada uma anomalia e as fraldas e as cervejas nunca foram colocadas em proximidade nas lojas da Osco (nem todas vendem cervejas).

PATI M

Vale a pena analisar a lenda, entretanto, em razão de algumas lições que ela proporciona. Apesar de os aplicativos de data mining serem ferramentas maravilhosas, um ser humano inteligente ainda precisa interpretar os padrões identificados, decidir quais padrões merecem validação ou confirmação subsequente e traduzir as novas revelações em recomendações para a ação. Além disso, outros seres humanos inteligentes têm de executar as recomendações. Quando estudamos mais de trinta empresas com uma forte competência analítica em 2000, descobrimos que uma lata dose de habilidades humanas se fazia presente em cada uma das empresas, e os líderes analíticos que estudamos nos últimos anos sem dúvida possuem vários analistas inteligentes em seu quadro de pessoal.

À outra importante lição de lenda das fraldas e das cervejas é que a inteligência analítica não é suficiente, mesmo quando administrada por um analista humano. Para que a análise seja de alguma utilidade, um tomador de decisões precisa realmente colocar as fraldas e as cervejas juntas. Como os tomadores de decisão podem não ter tempo nem aptidão para conduzir a análise por si próprios, atributos interpessoais como confiança e credibilidade farão com que eles prestem atenção aos fatos. Se o tomador de decisões não confiar no analista ou simplesmente não prestar atenção aos resultados da análise, nada acontecerá e as estatísticas talvez nunca sejam computadas.

Descobrimos outro bom exemplo dessa questão em nosso estudo anterior sobre competência analítica. Conversamos com analistas de um grande banco de Nova York que estavam analisando a lucratividade das agências. Os analistas conduziram um meticuloso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com