TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produção e operações

Tese: Gestão de produção e operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  Tese  •  3.925 Palavras (16 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 16

Centro de Educação a Distância

Administração

ATPS – ATIVIDADESPRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Administração da Produção e Operações

Professor EDA: Luiz Manuel Palmeira

Professora Presencial:

6º Semestre – 2013

INTRODUÇÃO

A necessidade de adotar decisões mais ajustadas com os objetivos de produção, tais como: melhorar produtividade, reduzir desperdícios e ociosidade, minimizar custos, dentre outros – tem propiciado um ambiente fértil para aplicações de metodologias qualitativas e quantitativas de solução de problemas industriais. Particularmente, no que tange a metodologias quantitativas, verifica-se que técnicas matemáticas provenientes da teoria de controle e pesquisa operacional passam a ter um espaço importante como ferramentas gerenciais para solução de problemas da área de produção.

O processo de administração da produção é o elemento mais relevante da produção, visto que engloba todo o conjunto de mudança. As vantagens geradas pelo homem para aprimorar sua qualidade de vida são conferidas por meio de sistemas que alteram materiais em produtos, competências em atividades e conceitos em tecnologia.

A administração da produção encontra-se presente na natureza da existência de uma empresa, pois simboliza a atividade de fabricação (SLACK,1997, p.21). Frente a essa certeza, percebe-se que a fabricação de produtos e serviços e a causa principal da vida de qualquer empresa.

Graças aos avanços dos negócios e a elevação da concorrência, as empresas buscam cada vez mais em produzir produtos e oferecer serviços com qualidade, revelando sua importância como um diferencial competitivo. A qualidade pode ser empregada não somente nos produtos e serviços, mas também em todos os setores da empresa.

ETAPA 1 – PREVISÃO E DEMANDA

Passo 1 - SISTEMA

As empresas atuais buscam constantemente o aprimoramento dos sistemas de administração da produção. A evolução das técnicas de Planejamento e Controle da Produção por meio de sistemas computacionais que visam auxiliar nas tomadas de decisões favoreceu demais à gestão dos processos. As técnicas atuais tornaram-se essenciais para o desenvolvimento da produção. O plano de produção que engloba os elementos atividades e tempo ganhou mais apoio nas previsões de demanda dos produtos produzidos.

A Administração da Produção e Operações pode ser compreendida como um complexo de atividades que transformam um bem tangível em um outro mais útil (MARTINS; LAUGENI, 2005). A atribuição produção existe desde a origem do homem, já que este era o responsável por produzir suas ferramentas e instrumentos necessários para sobreviver.

É um conjunto de partes que interagem entre si, com um objetivo comum, que atuam de acordo com os insumos no sentido de produzir um resultado.

Todo sistema compõe-se de três elementos básicos: as entradas ( inputs), as funções de transformações e as saídas (outputs).

A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

A atribuição da produção foca-se, especialmente, nas técnicas de produção, ou seja, nas maneiras de elaborar a produção para suprir a demanda e ainda ser competitiva; projeto de produtos e serviços; sistemas de produção; produção artesanal, produção em grande quantidade e produção em pequena quantidade; ergonomia; estudo de tempos e atividades; planejamento da produção; planejamento e controle de projetos.

Passo 2 – A Organização – Empresa a ser Estudada:

Empresa: InterCement Brasil S/A

Localização: Rodovia Agnésio Carvalho de Souza, km 6,5 Ijaci / MG

Empresa de Grande Porte – EGP

Segmento: Cimentol

Nome do Contato na Empresa: Zito Pires

MISSÃO

Crescer e desenvolver-se em conjunto com clientes, colaboradores, fornecedores, acionistas e comunidades, direcionados por inovação, sustentabilidade e excelência operacional.

VISÃO

Diferenciar-se junto aos clientes pelo nível de parceria e serviços estando sempre entre as dez maiores e as cinco mais sólidas e rentáveis empresas internacionais do setor.

VALORES

 Respeito às pessoas e ao meio ambiente:

Agir sempre de forma correta e justa em relação a seus acionistas, profissionais, clientes, fornecedores, governos, às comunidades e à sociedade em geral. Atuar com responsabilidade em relação ao meio ambiente.

 Atuação responsável:

Atender ao estabelecido na legislação dos países e regiões onde atua; corresponder aos valores aqui definidos; agir de forma íntegra e de acordo com as normas universais de boa convivência humana, sem discriminação de raça, sexo, credo, religião, cargo, função ou outra.

 Transparência

Fornecer informações claras e abrangentes sobre atividades, realizações, políticas e desempenho, de forma sistemática e acessível.

 Foco no resultado

Buscar sempre maximizar o desempenho como forma de garantir sua perenidade, seus investimentos, retorno aos acionistas e condições adequadas aos profissionais.

 Qualidade e inovação

Garantir aos clientes a melhor qualidade possível na execução de serviços ou no fornecimento de produtos e investir continuamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com