TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de produção e operações

Projeto de pesquisa: Gestão de produção e operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.791 Palavras (16 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 16

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDERP – CERES

Nomes e Ras:

Administração da Produção e Operações

Ceres/GO

2014

Administração da Produção e Operações

Nomes e Ras:

Ceres/GO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................04

Etapa 1............................................................................................................05

Etapa 2............................................................................................................08

Etapa 3............................................................................................................11

Etapa 4..........................................................................................................08

Conclusão......................................................................................................15

Bibliografia..................................................................................................18

Introdução:

A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. São as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. A função de produção na organização representa a união de recursos destinados à produção de bens e serviços. Qualquer organização possui uma função de produção porque produz algum tipo de bem/serviço. A função produção pode ser entendida como o conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em um outro com maior utilidade. Ela acompanha o homem desde a Antiguidade, quando polia a pedra a fim de transforma-la em um utensílio doméstico.

Com o passar do tempo, alguns homens começaram a destacar-se em determinadas tarefas, passando a produzi-las sob encomenda. Surgia assim os artesãos e as primeiras formas de produção organizadas, pois havia prazo de entrega, preço, especificações etc.

A produção artesanal só começou a entrar em decadência com a Revolução Industrial. Com a descoberta da máquina a vapor por James Watt, tem início o processo de substituição da força humana pela força da máquina. Os artesão deixam de trabalhar em suas oficinas para serem agrupados nas primeiras fábricas. Muitos dos conceitos que hoje parecem óbvios não eram na épo

A produtividade pode ser medida através da análise da relação entre as Saídas (ou seja, a medida quantitativa ca, como o conceito de padronização de componentes, desenvolvido para dar mais agilidade a produção de armas para o exército americano.

No fim do século XIX surgiram nos Estados Unidos os trabalhos de Frederick Taylor, considerado o pai da Administração Científica, que procurou introduzir o conceito de produtividade. do que foi produzido, como o valor das receitas provenientes da venda dos serviços ou produtos finais) e as Entradas (ou seja, a medida quantitativa dos insumos, como a quantidade ou o valor das matérias-primas, mão-de-obra, energia elétrica etc.).

Etapa 1:

• Sistema de Produção.

Sistema de produção é a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços.Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final. Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, com características diferentes de volume e variedade. Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima. Já o que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento, know-how e/ou tecnologia. Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída. As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações). Os insumos que são recursos a serem transformados diretamente em produtos, podem ser classificados em três categorias: insansumos externos - aqueles que possuem caráter de informação e fornecem dados sobre as condições externas ao sistema de produção, tais como informações sobre: política; legislação; economia; sociedade; tecnologia; insumos de mercado - também possuem caráter de informação, no entanto, fornecem informações sobre: concorrência; produtos; desejos dos clientes; insumos primários/recursos primários - são os insumos que sustentam diretamente a produção e a entrega de bens e serviços, podendo ser públicos ou não, tais como: Recursos Físicos – Máquinas, Equipamentos, Matérias – primas, Recursos Energéticos e Recursos Naturais; Recursos Humanos; Recursos Econômicos - Financeiros; As saídas são basicamente duas: fabricação ou manufatura de produtos, quando se trata de uma saída tangível, que pode ser estocada e transportada ou geração ou prestação de serviço,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com