TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de projetos, Administração da Produção e Logística e Empreendedorismo e Plano de Negócios

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 9

  1. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho será dividido em três partes, Gestão de projetos, Administração da Produção e Logística e Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Será feita uma resenha abordando cada item de competência nas disciplinas trabalhadas nesse semestre.

  1. GESTÃO DE PROJETOS

PMBoK, é uma guia que possui diversos processos, ferramentas e técnicas úteis para a gerencia de qualquer projeto. O guia não determina como será gerenciado um projeto, ele apenas dá boas práticas, deixando livre para o gerente de projeto e a equipe escolherem aquilo que melhor se adapte ao seu projeto. Ou seja então, o guia possui informações consensuais que foram identificadas por profissionais da área e que se forem usadas nos projetos aumentam as chances de sucesso nesses projetos.

Os processos são organizados por áreas de conhecimentos e são destacados em quatro áreas que são mais detalhadas nas seções:

  1. Área de Risco: esta área descreve os processos relativos à realização do gerenciamento de risco em um projeto. Temos cincos processos de planejamento e um de controle. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar como os riscos serão identificados, analisados e como as respostas serão planejadas e como o risco será planejado, criam em uma lista de riscos identificados no projeto com diversas técnicas que ajudam a gerar essa lista de risco, buscam priorizar os ricos com base no grau criticidade, permitem atribuir probabilidade numéricas aos riscos, definem estratégias e ações para lidar com os riscos negativos e positivos, monitoram os riscos com os novos riscos sendo identificado, revisão das análises de riscos, definição de outras prioridades de risco. Os processos dessa área são: Planejar o gerenciamento dos riscos, realizar a análise qualitativa e quantitativa dos riscos, planejar as respostas dos riscos e monitorar e controlar os riscos.

  1. Escopo: esta área descreve os processos envolvidos na verificação de que o projeto incluiu todo o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Existem três processos de planejamento e dois processos de controle e monitoramento. Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se o escopo esta sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente se está tudo correto. Os processos desta área são: coletar requisitos, definir o escopo, criar a EAP (estrutura analítica de projetos), verificar e controlar o escopo.

  1. Aquisição: esta área descreve os processos que compram ou adquirem produtos, serviços ou resultados, além dos processos de gerenciamento de contratos. Os processos desta área de conhecimento têm como objetivo determinar o que se quer adquirir, de quem adquirir receber as repostas dos fornecedores e selecionar o fornecedor, como o se dará o gerenciamento dos contratos, pagamentos e se as entregas estão de acordo com o que foi estabelecido, pagar o fornecedor, e por ultimo formalizar a finalização do contrato. Os processos dessa área são: Planejar, realizar, administrar e encerrar as aquisições.
  1. Partes Interessadas: essa área afetou principalmente os processos de comunicação, embora alguns especialistas pensem que as partes interessadas estejam associadas a área de recursos humanos, a sua criação tem total fundamento, uma vez que o gerenciamento dos Stakeholders vai muito além da comunicação. Com isso o gerenciamento dos issues (questões/problemas) também recebe uma maior atenção, incentivando um maior envolvimento das partes interessadas nas decisões e atividades dos projetos. Seus processos são: identificar as partes interessadas, planejar o gerenciamento, gerenciar o envolvimento, monitorar e controlar o envolvimento das partes interessadas.
  1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

As empresas buscam sempre a melhoria de processos e reduções de custo de forma que possam garantir o seu lucro. Buscando agilidade tanto na produção, entrega e na satisfação dos clientes. Contudo veremos então sobre a questão do Planejamento e Controles na área de Administração da Produção e na Aplicabilidade da Logística nas empresas.

  1. Projeto de rede de operações produtivas, Planejamento e  

Controle de Capacidade de Produção e Melhoramento Da Produção por meio do Ciclo PDCA e pelos “5 S”.

Atualmente muitas empresas estão em busca de uma nova maneira de gerenciar os recursos humanos. Isso tudo, porque envolve uma nova realidade e uma nova forma de visionar o futuro administrador, pois o que esta movendo estas novas ações é a crescente competitividade no complexo mundo organizacional, exigindo assim que os responsáveis pela gestão de colaboradores de empresas, coram em busca do que é certo e necessário para cada empresa.

Então o Ciclo PDCA é um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria continua de processos e produtos.

Planejar, Desempenhar, Conferir/ Checar e Ajustar/ Atuar

Planejar: estabelece os objetivos e processos necessários para entregar resultados de acordo com o projetado (Objeto ou metas). Ao estabelecer expectativas de resultados, a integridade e precisão da especificação também é uma parte da melhoria almejada. Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.

Desempenhar: a metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

Os propósitos da nova metodologia de 32 “S” são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de matérias (separar o que é necessário do desagradável) organização, limpeza e identificação de matérias e espaço e a manutenção e melhoria do próprio 5 S.

Os principais benefícios da metodologia 5 S são:

  1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetivos.
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de matérias.
  3. Melhoria da qualidade de produto e serviços.
  4. Maior satisfação das pessoas com o trabalho.

Conferir/ Chegar: é estudar o resultado e compra-lo em relação aos resultados esperados no passo Planejar, para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios principalmente na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, Agir. Traçar os dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longe de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa Ajustar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com