TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de responsabilidade

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 7

UNIABEU - CENTRO UNIVERSITÁRIO

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Carina de Oliveira Guina

Carina Gomes da Silva

Grace Kelly de Lopes

Joana

Keila Barbosa Marques dos Santos Moutinho

Wellington Silva Gonçalves dos Santos

Estudos integrados II

Questões socioambientais da empresa NIKE:

Nova Iguaçu

2015

TRABALHO NIKE

  1. Nome da empresa e ramo de atuação?

O nome da empresa NIKE, empresa que atua no ramo de calçados e materiais esportivos.

  1. Tem programas de responsabilidade socioambiental? Quais?

Sim, os programas de responsabilidade socioambientais são:

Nike está empenhada em apoiar projetos que criam o acesso ao esporte e oportunidades de atividade física para as crianças. Ao fornecer mais cedo, positivo (e diversão!). Experiências que obtê-los em movimento e interagir com os outros, nós podemos ajudar explorar o potencial dos jovens de hoje e colocá-las em uma trajetória bem-sucedida para a vida.

EXEMPLOS DE TRABALHOS RECENTES

Projetado para mover

A Nike é um apoiante orgulhoso do projetado para mover, uma comunidade crescente nas organizações publicas, privadas e civis do setor dedicado acabar com a crescente epidemia de inatividade física.

Vamos Mover Ativos Escolas

A Nike adota Escolas Populares nos EUA através do investimento Vamos Move! Escolas Ativas. O investimento da Nike ajuda a fornecer recursos do programa, a assistência técnica e oportunidades de desenvolvimento profissional para todas as escolas em os EUA.

Nike Fundo de Inovação Escola 

         A Escola Fundo de Inovação da Nike, a missão é para alimentar a excelência na educação através do poder da inovação. Através do fundo, pares de Nike seus executivos com as escolas locais para implementar programas que têm um grande impacto sobre os alunos e escolas.Anteriormente, o fundo deu 9 milhões dólares ao longo de cinco anos para apoiar programas de aprendizagem e de desenvolvimento de liderança iniciais. Hoje, o Fundo de Inovação Escola Nike foca na aceleração de carreira e prontidão da faculdade para alunos do 9º ano em Oregon.

Nike Fundo Grant Employee 

Fundo Grant Employee Nike faz doações de 550 mil dólares por ano para organizações sem fins lucrativos na área da grande Portland, perto sede mundial da Nike. O objetivo principal é apoiar programas que criam experiências positivas precoces para jovens através da educação física, esportes e jogo. Funcionários da Nike desempenhar um papel importante para o impacto da NEGF através da participação no processo de concessão de tomada de decisão. Em 2013, os subsídios NEGF servido mais de 200.000 pessoas e 51 organizações.

Nike Better World

Por mas de 20 anos, Nike colocou em seu núcleo um compromisso de fornecer os atletas com as inovações de produtos mais avançados. Nike cria produto para ajudar a promover o desempenho atlético superior e menor impacto ambiental com parte do nosso ethos Nike Better World. Inovação é incorporada no processo de designer e desenvolvimento desde do inicio, abordando o uso de materiais ambientalmente preferências, redução de resíduos e tóxicos eliminação.

  1. Os programas são efetivos? Por quê?

Sim. Pelo fato de estarem sempre em aprimoração de novas técnicas e fatores que não venham prejudicar o meio ambiente. Como por exemplo o Nike Better World na criação de novos produtos de materiais que não prejudicam o meio ambiente.

  1. Apresenta conflitos na justiça ou com a sociedade civil? Quais?

Contra sociedade civil sim, há uma forte repercussão e mancha da empresa associada à imagem de trabalho escravo em suas fábricas e trabalho infantil perante a sociedade, mais recente em 2008 Uma investigação em julho pelo canal de notícias australiano Australian Channel 7 News encontrou um grande número de casos envolvendo trabalho escravo em uma das maiores fábricas do grupo Nike. A fábrica, situada na Malásia, foi filmada por um grupo secreto que encontrou exemplos de circunstâncias vivas de trabalho subhumano.

 A Nike também foi e é criticada por explorar os trabalhadores em países como Indonésia, México, China e Vietnã. A companhia tem sido objeto de muitas críticas pelas condições de trabalho precárias e a exploração de mão-de-obra barata empregada em outros países sem legislação trabalhista adequada e com incentivos fiscais onde seus produtos são manufaturados. Durante os anos 90, a Nike enfrentou críticas ao uso do trabalho infantil no Camboja e no Paquistão, assim como em Green, Ohio nas fábricas que contratou para manufaturar bolas de futebol.

  1. Esses conflitos ferem os princípios do poluídos pagador, princípio da função social da propriedade e principio de precaução e prevenção, limite e equilíbrio? Como?

Alguns desses conflitos ferem os: princípio da função social da propriedade devido ao envolvimento com fornecedores que agridem os recursos hídricos de forma a poluí-los; o principio do equilíbrio, devido a falta de responsabilidade social e ambiental para com seus colaboradores e o meio ambiente ao qual realiza suas operações; os principio de precaução e prevenção não são observados, de modo a não haver qualquer forma de precaução e prevenção aos riscos das atividades, considerando as condições dignas de trabalho e salários compatíveis com seus trabalhos e formas preventivas de evitar danos aos recursos naturais; e ao princípios do poluídos pagador , pois a este compreende, o dever de precaução e prevenção, ou seja criar medidas de minimizar os impactos ou preservar e proteger o meio ambiente e em ultimo caso, reparar o dano causado e isso não ocorreu, em vista da poluição de resíduos por seus fornecedores a rios.

  1. Quais são a missão, visão e valores do planejamento estratégico da empresa?

Missão: É Trazer inspiração e inovação para cada atleta no mundo.

Perfil da empresa: Criamos produtos, serviços e experiências para atleta de hoje, enquanto a resolução de problemas para a próxima geração.

Visão: Ser uma referência em artigos esportivos, mantendo assim um vinculo com qualidade de vida e de pessoas.

  1. O planejamento estratégico engloba a responsabilidade socioambiental?

Sim, no seu código de conduta está descrito alguns princípios que demonstram as aspirações corporativas relacionadas ao impacto sócio e ambiental de seu negócio.

O emprego é voluntário

O fornecedor não utiliza trabalho forçado, incluindo trabalho em prisão, trabalho escravo, servidão ou outras formas de trabalho forçado. O fornecedor é responsável pelas despesas de elegibilidade de funcionários estrangeiros, incluindo taxas de recrutamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com