TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de serviços públicos

Por:   •  19/6/2015  •  Abstract  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de Fixação

Gestão de Serviços Públicos.

Professora: Dra. Daniela Meirelles Andrade

Aluno: Rafael Rodrigues Pedemonte

Matricula: 201320850

Questão 1: Quais são os tipos de fila? Cite todos eles e explique, por meio de um exemplo um dos tipos de fila.

R: Filas são divididas em três tipos, fila única, fila com senhas numéricas e filas múltiplas onde existem varias filas para um mesmo atendimento, por exemplo, em alguns caixas de banco que você tem vários caixas e uma fila para cada caixa. Este modelo pode dar a possibilidade de cada cliente escolher a fila que acha mais adequada para ser atendido mais rápido. Porém esta fila tem o problema de poder dar a sensação de injustiça a uma pessoa que chegou depois, e pegou uma fila ‘’melhor’’ ser atendida primeiro.

Questão 7: Quais são as estratégias utilizadas para nivelar a demanda em relação à oferta?

R: Problemas de demanda em relação à oferta podem estar concentradas em muitas pessoas querendo a mesma coisa ao mesmo tempo, ex: Um bar com mesas de sinuca, Chopp gelado e boas televisões que passem esportes, normalmente tem uma demanda que pode ultrapassar sua capacidade de atendimento quartas feiras de futebol, sexta, e sábado. Pelo motivo de muitas pessoas procurarem o mesmo tipo de lazer ao mesmo tempo. Porem segunda terça e quinta o movimento quase inexiste, gerando alguns prejuízos ao proprietário. Neste cenário uma boa estratégia para nivelar a demanda em relação à oferta seria a criação de promoções e incentivos para estes dias, como segunda o preço é metade, terça a compra de cada dois Chopp’s o terceiro é gratuito, e nas quintas rodizio de cerveja e petisco. Além disso, outra estratégia além de promoções para estes dias, pode ser também um pouco de elevação preço para os dias de pico. Outras formas de nivelamento é investimento em mais espaço, melhora no processo produtivo, atendimento capacitado, aumento do período de funcionamento.

Questão 14: O que é auditoria? Como que ela pode auxiliar no desenvolvimento da qualidade organizacional?

R: Auditoria normalmente está relacionada com dois focos, auditoria financeira e auditoria de cumprimento do planejamento e operacional ou financeira, também tendo foco ambiental, interno e externo, além da saúde. Independente do foco a auditoria busca fazer um exame sistêmico das atividades desenvolvidas em uma empresa ou setor, se esta sendo cumprindo de acordo com os valores, missão e visão da empresa, se esta sendo cumprido o que foi planejado, se o que foi planejado é adequado. Além do sistêmico acompanhamento dos processos das melhorias e propostas implantadas.

Estas praticas permitem a identificação da ‘’saúde’’ de uma organização no sentido de verificar o quanto são efetivos seus processos e práticas e o que deve ser melhorado, identificando assim potencialidades e gargalos. Desta forma é possível gerar relatórios que apontem a situação da organização e os caminhos que podem ser seguidos para que ela alcance seus objetivos.

Questão 18: Explique por meio de um exemplo o ciclo do PDCA (planejar, executar, verificar e agir) (179)

R: A problemática aqui abordada parte de um estudo de um artigo sobre os problemas no processo de compras do governo do estado de Minas na secretaria de Saúde do estado.

Após o estudo feito destacou-se como problemática que as compras eram feitas de forma fragmentada e não planejada, a tramitação do processo nas diversas áreas envolvidas não era monitorada e não existia um responsável definido, para garantir a execução do contrato. Isso gerava processos desencontrados, altos preços, mais setores fazendo um mesmo trabalho, sobrecarga, e morosidade no processo.

Para tentar sanar este problema foi estabelecido o PDCA, que consiste num método de gestão interativa dividido em quatro partes. Que utiliza o controle e a melhoria a cada ciclo para garantir um processo de qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com