TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Conhecimento e da Inovação (Fichamento)

Por:   •  12/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATEGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Cleiton da Costa Faria Santos

Trabalho da disciplina GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO EMPRESARIAL

                                                 Tutor: Prof. Andrea Quintella Bezerra

Campo Grande - MS

2018


Estudo de Caso de Harvard: (Ascensão e Queda da Nokia)

Referência: Referência: Juan Alcacer, Tarun Khanna, Christine Snively - 716-P06, 21 de fevereiro de 2014.

Texto do Fichamento:

        O estudo de caso nos traz uma análise detalhada dos problemas enfrentados pela gigante NOKIA, uma empresa finlandesa do ramo de tecnologia e telecomunicações que liderou o mercado de 1998 a 2013 quando teve sua divisão comprada pela outra gigante Microsoft. Por conta de atuar em vários seguimentos também teve a oportunidade de se tornar a maior fabricante de aparelhos celulares no mundo, no entanto não foi capaz de acompanhar as evoluções tecnológicas neste segmento o que acarretou a perda de sua grande fatia de mercado para outros concorrentes.

        Foram vários motivos que impactaram diretamente na queda acelerada da gigante, com destaque para a conduta dos funcionários que ocupavam cargos estratégicos e não deram importância para as evoluções que estavam acontecendo no mundo tecnológico, por conta do seu excesso de confiança, o que os levara a cometer erros nas decisões estratégicas.

A Nokia iniciou as suas atividades ainda no século 19 no ramo de madeiras, papel e celulose. Na década de 1960 tornou-se grande também nos seguimentos de pneus, calçados de borracha, cabos e materiais elétricos, dando origem a NOKIA Corporation. A partir daí ingressou na fabricação de aparelhos de telefone sem fios para serviços de governo, radiofones para carros, computadores e infraestrutura de redes de telefonia.  Este avanço inicial ocorreu por conta das alianças estratégicas, que decorreram da fusão com várias empresas finlandesas e gestores competentes que fizeram acontecer. 

A era do crescimento da Nokia ocorreu sob gestão do engenheiro Kari Kairamo que ao longo do tempo expandiu os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Kairamo possuía uma postura ousada evoluindo processos tradicionais, a única falha foi não ter analisado o ritmo e a quantidade de aquisições em alinhamento à geração de riqueza para empresa o que posteriormente levou a Nokia alguns prejuízos financeiros.

Os próximos gestores levaram em consideração a necessidade de gerar dinamismo e desenvolvimento de novos produtos na empresa, porém também cometeram muitos erros nas projeções estratégicas para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com