TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre tipos de conhecimento

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo crítico da obra: O que é cultura de José Luiz dos Santos

José Luiz dos Santos em seu livro “O que é cultura? ”, da Coleção Primeiros Passos, discorre sobre a cultura, seu conceito e suas definições. O autor explica que cultura possui inúmeras definições, desde formação escolar até as crenças dos povos, porem ele a utilizará relacionada com as relações humanas.

Para José Luiz dos Santos, cultura nos ajuda a compreender os muito caminhos percorridos para chegarmos nas relações humanas atuais, colabora no combate a preconceitos e impõe respeitos as suas diferenças, pois cultura pode se referir a humanidade em geral e também a cada nação, povo ou comunidade. O livro expõe que cultura pode nos ajudar a entender a nossa realidade social, haja vista que se relaciona com as diferentes classes e grupos da sociedade.

O professor afirma que uma cultura não pode ser colocada de maneira superior a outra, pois para avaliar uma cultura o avaliador usará seus próprios critérios culturais, sendo assim, a cultura deve ser vista de forma relativa. Para ele, um único país possui diversas culturas, para estudar a sociedade desse país deve-se estudar cada cultura ali presente e assimilá-las para então compreender o contexto histórico dessa sociedade. José Luiz dos Santos divide cultura em duas concepções básicas: uma é a realidade social nela esta inclusa a educação e/ou o grau de escolaridade, a cor da pele, as classes sociais; na outra está presente o conhecimento, as crenças, os ideais.

Está escrito no livro que cultura é derivada do processo social de uma sociedade, ela diz respeito a todos os aspectos de uma comunidade e é uma construção histórica, um produto coletivo da vida humana. Dessa forma pode se concluir que cultura não é de uma única pessoa, mas sim de todos.

O autor também expõe cultura com um caráter social bastante marcado quando explica a diferença entre cultura erudita e cultura popular, a primeira representa a classe dominante e a segunda a classe dominada que possui um caráter de resistência em relação a classe dominante.

Portanto, o livro é rico com as definições de cultura, bem-conceituado nos ajuda a compreender a cultura de um modo geral, a cultura de nosso país, as suas relações e o modo como interagem. Apesar de ser uma leitura cansativa devido à falta de objetividade do autor é um livro bastante esclarecedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com