TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Planejamento Educacional

Por:   •  26/9/2016  •  Dissertação  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  1.809 Visualizações

Página 1 de 4

GESTÃO DO PLANEJ EDUCAC: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO -

Teste AS_REV

Pergunta 1

Segundo Veiga (1998) “não é algo que é construído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas. Ele é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. (...) busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso (...) é também político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico” (VEIGA, 1998, p.11-35).

Trata-se do:

Assinale a alternativa correta

Resposta Correta: d. Projeto Político Pedagógico

• Pergunta 2

Benno Sander (1995) discorre sobre a construção do conhecimento na administração da educação, utilizando-se de um esquema analítico com cinco enfoques principais; Jurídico, tecnocrático, comportamental, desenvolvimentista e sociológico que, segundo o autor, sugere que o conhecimento da gestão da educação latino-americana é o resultado de um processo de construção, desconstrução e reconstrução permanente ao longo da história de suas instituições políticas e sociais (SANDER, 1995, p.6) Assinale a alternativa que contém três dos enfoques tratados no texto.

Resposta Correta: c. Desenvolvimentista – contemporâneo – atual – tecnocrático

• Pergunta 3

Sobre as indagações que seguem:

I. A escola trabalhou com a comunidade?

II. Quais são as características da comunidade que trabalha na escola? Quais as características dos alunos?

III. Quais os problemas mais graves e significativos (como doenças, deficiências físicas, mentais) que estão presentes em salas de aula?

IV. Quais as deficiências de aprendizagem observadas anteriormente?

V. O que foi feito e planejado para atender às diversas deficiências, debilidades e defasagens foi cumprido? Com ou sem êxito?

Assinale a alternativa que corresponda à um dos elementos ou preocupações constitutivos do Projeto Político Pedagógico

Resposta Correta: a. Diagnóstico da escola

• Pergunta 4

Leia as afirmações a seguir.

- Administração eficiente, eficaz, efetiva e relevante são “critérios administrativos adotados na educação, com o objetivo de possibilitar sua utilização adequada como instrumentos analíticos e praxiológicos (...)”. (SANDER, 1995).

Essa definição:

- “(...) é necessária para caracterizar a natureza da atuação dos administradores na sua prática cotidiana”

Assinale a alternativa correta

Resposta Correta: d.A segunda afirmação é correta e é um complemento da primeira afirmação correta.

Pergunta 5

Quanto à autonomia, lemos que “Depende de cada escola experimentar o novo e não só pensá-lo, [...]. A autonomia se refere à criação de novas relações sociais que se opõem às relações autoritárias existentes (GADOTTI, 1993, p. 199). Assim, a democracia da gestão pública nas escolas estatais será:

Resposta Correta: c.

Tanto mais verdadeira e viável quanto maior a autonomia que se conquiste pela organização das pessoas e cidadãos que dela participem, segundo a própria Constituição Federal de 1988.

• Pergunta 6

As afirmações a seguir fazem parte dos novos paradigmas da educação:

I. Relações de poder devem se apresentar horizontalmente, opondo-se às hierarquias verticais nas organizações e instituições públicas;

II. Estruturas internas que se interligam e se inter-relacionam circularmente e integradas, corrigindo as formas segmentadas e lineares vigentes;

III. Os espaços devem ser ocupados e vivenciados pelo coletivo e não para atender aos interesses particulares/individualizados;

IV. Decisões, no modelo coletivo, são tomadas a partir de discussões, diálogos e negociações entre os pares, corrigindo as decisões que são atualmente tomadas pelos dirigentes e autoridades, centralizadas e impostas.

Assinale a alternativa que indique de qual paradigma estamos tratando e que deve fazer parte do cotidiano dos gestores.

Resposta Correta:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com