TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Planejamento Educacional

Por:   •  20/4/2016  •  Artigo  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  4.227 Visualizações

Página 1 de 2

Faça a relação entre o que expõe Antonio Candido (1987), neste fragmento de texto, com os enfoques analíticos apresentados por Benno Sander (1995) e a reportagem extraída da internet da Revista Escola Abril

É preciso entender que cada escola possui uma realidade específica, onde deve ocorrer a efetiva participação de pais, alunos, professores, funcionários e especialistas nas decisões sobre os rumos da escola.

Conhecer o real significado da escola e suas relações no sistema educacional, bem como com a sociedade, tornou-se uma exigência imprescindível para garantir um planejamento realmente participativo. Segundo Candido (1987), “a escola é influenciada por forças "externas" e "internas" a seus muros. Enquanto uma unidade social os "elementos que integram a vida escolar são, em parte, transpostos de fora; em parte, redefinidos na passagem, para ajustar-se às condições grupais; em parte, desenvolvidos internamente e devidos a estas condições. Longe de serem um reflexo da vida da comunidade, as escolas têm uma atividade criadora própria, que faz de cada uma delas um grupo diferente dos demais".

Grande contribuição para a administração escolar no Brasil teve início com Benno Sander, onde através de sua análise ele desenvolve enfoques num período de estudo dos anos de 1952 a 1986. Esses enfoques como jurídico, tecnocrático, comportamental, desenvolvimentista e sociológico tem importância até os dias atuais e se encaixa perfeitamente aos modelos atuais de gestão escolar.

Em se tratando de gestão de planejamento em uma escola, a entrevista em que um gestor se destaca ao buscar capacitação para melhorar o trabalho pedagógico, mostra que esse profissional está mais bem preparado ao lidar com a realidade escolar da sua comunidade, visto o fato de ele ser escolhido pela Secretaria para dirigir escolas 'difíceis', e a sua procura por construir instrumentos de gestão adequados para cada realidade.

Por isso é importante analisar a realidade particular de cada escola, sendo esta uma uma tarefa fundamental no processo de planejamento, porque "problemas" semelhantes deve ser pensado de forma diferente nas distintas realidades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com